Cristãos vivos agentes da viva palavra de Deus.
Cristãos, vivos agentes da viva e amorosa palavra de Deus.
(Estudo detalhado parte 2).
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12).
Dando continuidade ao estudo das particularidades que o autor cita no versículo acima. Aqui estudaremos o dito (ο λόγος του Θεόσ καί ενεργές : A palavra de Deus é Ativa).
O termo energés (ενεργές), pode ser traduzido por eficaz ou ativo .
Na maioria das traduções vemos o dizer que ela é eficaz, mas podemos entender que ela é ativa e eficaz.
Ela é ativa porque não espera que algo aconteça, ela age ativamente em todas as vidas. Mesmo quando nós com nosso limitado intelecto pensamos que ela está silenciosa, ela está agindo.
Jesus nos ensina isso quando Ele nos manda agirmos, ou seja, amar, invés de esperar ser amado; perdoar, invés de esperar ser perdoado; servir, invés de esperar ser servido e assim por diante.
Ela é eficaz, porque quando estudamos a história vemos que todas as vezes que o ser humano Levou a sério a palavra algo significativo aconteceu e se tornou um marco histórico.
Exemplo: quando a Bíblia foi publicada e chegou ao alcance do ser humano comum, houve uma mudança eficaz, e a inevitável reforma aconteceu. Aqui é só um pequeno exemplo diante de muitos outros.
Ela é ativa e eficaz, porque traz e ensina a necessária transformação interior do ser humano. Onde alma ( ψυχή: psique), de cada um de nós precisa vivenciar a viva transformação do religare com o espírito (Πνεύμα: pneuma), ou seja, para que cada um de nós experimente a vida em sua plenitude. Que é verdadeira evolução e o verdadeiro avivamento do interior de cada um de nós.
Eis aqui neste pequeno e humilde estudo, apresentação de um pouco do que a ativa eficácia da palavra de Deus pode fazer em nossas vidas. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).