Cristão vivos agentes da viva e amorosa palavra de Deus.
Cristãos, vivos agentes da viva e amorosa palavra de Deus.
(Estudo detalhado parte 1)
Nós estudaremos as quatro particularidades da ação palavra de Deus (ό λόγος του Θεού: ho logós tou Theós), que o autor descreve aqui.
A primeira é, a palavra de Deus é viva, (ο λόγος του Θεού είναι ζωντανός: ho logós tou eínai zontanós); ou seja, ela é viva porque não se limita e nem se finda no lábio vapor, ela segue pela história da humanidade transformando e gerando vidas. Porque o Criador a inseriu no Dna das vidas que povoam o universo.
Na história da humanidade vemos que muitos escritos e palavras que com o passar do tempo se tornam mortas pois carecem absolutamente de interesse; há outros ditos e escritos que são de sumo interesse somente para um círculo determinado de pessoas. E com o tempo as tradições se desfazem e os círculos se dispersam morrendo com eles os seus ditos e escritos.
Podemos tomar como exemplos, os pensadores mais importantes da humanidade, que foram esquecidos. Mas palavra de Deus, na história tem um vivo atuar mesmo no meio daqueles que a contradiz ela gera uma viva reação. Ela trouxe e traz transformação, e caminha com a humanidade em todos os tempos. Pois ela traz consigo algo que cada um deve encarar a favor ou contra.
Ou seja, para alguns ela causa encantamento e aceitação, já em outros ela causa desencantamento e antagonismo. E o faz por ser ela, a viva palavra de Deus que sempre teve e tem um efeito em cada vida que ela toca.
O maior exemplo desta vivacidade está em Jesus Cristo que a ensinou de forma vívida e vivida. E, Ele o fez para que entendamos que ela deve ser vivida a cada instante na vida de um Cristão.
Então que neste dia sejamos agentes ativos da palavra viva de Deus que é o amor. E mais do que dissertarmos ou de professarmos, sejamos agentes vivos que levam o amor e a vida da palavra de Deus, e o agir de Cristo a todo lugar, a todas as pessoas e seres vivos da divina criação. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).