Não façamos confusão religiosa

 

Pessoas hostis ou desinformadas de assuntos religiosos com frequência cometem erros crassos a respeito, e isso ocorre muito com o Catolicismo. Vejamos alguns que eu esbarrei:

Acreditamos num velho barbado que controla tudo. Tolice. Deus é espírito, não tem corpo em sua essência. Para poder representá-lo em imagens a Igreja criou a figura de um ancião de longas túnica, cabelos e barba, de modo a dar uma ideia de poder, dignidade e majestade. Mas é apenas uma iconografia. É preciso distinguir entre iconografia e doutrina.

Astronautas da antiga União Soviética disseram não ter encontrado Deus nos seus passeios pelo espaço. Ora, a palavra "céu" tem pelo menos três significados: o céu atmosférico, onde flutuam nuvens; o céu astronômico, que é o imenso universo; e o céu teológico, que não é material, onde as almas bem-aventuradas vivem na fruição de Deus, a chamada "visão beatífica".

Também não acreditamos em espíritos malignos com rabo, chifres, pés caprinos e asas de morcego. Os espíritos malignos existem porém são anjos caídos, que se separaram de Deus. Ora, anjos são espíritos e também não possuem corpo. É outro caso de iconografia confundida com doutrina.

E dizem que padres deveriam casar porque "padre é homem como outro qualquer". Sob certo aspecto sim, mas a Ordem é um sacramento que marca, e o celibato não significa desprezo pelo casamento mas uma opção de vida e muito nobre, trocar a paternidade biológica pela espiritual (padre quer dizer pai). Dedicar sua vida ao serviço de Deus na Igreja. Curiosamente, muitas pessoas que dão aquela opinião são as mesmas que defendem com ardor aborto e controle da natalidade para conter o crescimento populacional; então como é que querem que os padres casem para colocar mais gente no mundo?

São algumas reflexões acumuladas.

 

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2023.

 

imagem da wikipedia