Objeto de Oferta e Ofertante

Objeto de oferta e ofertante

INTRODUÇÃO

Para introdução, atemo-nos às ofertas de Abel e Caim. No livro da gênesis, livro da criação, vemos sobre os primeiros ofertantes, Abel e Caim, que ,individualmente, sacrificaram uma oferta ao Senhor Deus (Gn 4.1-5). Se tivéssemos falando sobre dízimo , o assunto seria outro. Mas não estamos falando de dízimo, e sim de oferta. Por isto, já que o assunto é “oferta”, este texto abordar-se-á sobre o objeto de oferta e, sobretudo, o ofertante.

Na oferta, um destes (Abel) — por ser pastor de ovelhas — traz ao Senhor dos primogênitos das suas ovelhas, ou seja, Abel ofertou da gordura e da carne fresca das suas criadas. Caim, que por sua vez não agradou ao Senhor, ofertou do fruto da terra, posto que era lavrador, daí o ofertar fruto da terra (Cf. Gn 4.1-4). Talvez a oferta de Caim foi de mais valor considerando, a rigor, o objeto de oferta, e não o valor de espírito voluntário. É que, ainda que a oferta de Caim fosse de mais valor material, Deus olhara não o objeto da oferta em si, mas, sim, o ofertante.

OBJETO DE OFERTA E OFERTANTE

Assim como adorador não é só quem entoa hinos a Deus, e sim, além dos hinos entoados ao senhor, é adorador quem tem um bom testemunho, quem se derrama ao pés do Senhor arrependido do seus pecados, ofertante não e só quem oferta manjares, carne — como foi a de Abel — ou dinheiro . O ofertante é, também, quem oferta a si próprio ao Senhor, quem tem , acima de outros objetos de oferta, a si mesmo como objeto principal de oferta. O Senhor não atenta mais à oferta do que o ofertante. É tanto que Deus não atenta mais a oferta que, ao provar Abraão, não permitiu que Isaque fosse sacrificado como —Deus estava atentando para fidelidade de Abrão, atentando ao ofertante.

No novo testamento, ver-se a pretensão de Ananias e Safira em enganar a Pedro e os demais. Como a igreja primitiva vivia de donativos , pois não tinha um poder aquisitivo e nem apoio de Cesar , o imperador da época, recebia ofertas das propriedades vendidas dos cristãos. Mas o casal (Ananias e Safira) após venderem suas propriedade, mentiu trazendo parte da oferta e retendo outra — talvez a parte que eles trouxeram foi uma grande soma de dinheiro, mas, como Deus atenta ao ofertante, não recebeu parte da venda da propriedade, posto que haviam mentido.

CONCLUSÃO. Qual é a sua oferta? Como ela é ofertada? Lembremo-nos que o Senhor atenta mais ao ofertante do que à oferta. Disse Deus: Samuel, eu não atento para a aparência, mas para o coração ( Cf. 1 Sm 16 .7 ).

GLOSSÁRIO |

atemo-nos = verbo ater com pronome oblíquo átono; significa parar pra pensar; refletir sobre

abordar-se-á = emprego da mesóclise no verbo abordar; significa abordar logo adiante

sobretudo acima de tudo

objeto de oferta = a oferta como que em dinheiro, carne, fruta, objeto, a si mesmo, propriedade, etc

primogênitos = primeiros; o que há de melhor

aquisitivo = vem de aquisição e significa bens matérias; opulências

donativos = doações, compartilhamento .

Tiago Fideles
Enviado por Tiago Fideles em 06/05/2023
Reeditado em 24/05/2023
Código do texto: T7781568
Classificação de conteúdo: seguro