Quando vos perseguirem

Existe determinação de Jesus quanto a perseguição e também quando isso acontecer ao seu povo. Que fazer se e quando isso acontecer? Vejamos!

Como o povo de Deus não pertence ao mundo, porque Jesus o comprou dele, então é natural que ele seja odiado por amor do nome do Mestre.

Após a ascensão de Jesus aos céus, ao tempo da morte de Estevão, o povo cristão foi perseguido e fugiu de Jerusalém. E isso foi uma atitude bem acertada, porque Jesus havia dito que, "quando vos perseguirem em uma cidade, fugi para outra". Mas, apesar da fuga, ainda assim ele, o povo cristão que fugia da perseguição feita na época, não deixava de pregar o evangelho aos judeus. Vejamos esse texto:

E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e de Samaria, exceto os apóstolos. At. 8:1;

E…pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma.

At. 2:18.

Não devemos presumir que isso foi só para aquele tempo, porque enquanto o povo de Deus estiver aqui, ele será vítima dos ímpios e pecadores, os quais são os mundanos.

Na oração intercessora de Jesus, ele disse: "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo". Jo. 17:14.

Em uma das predições de Jesus, Ele disse: "Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. Jo. 16:2-4.

Queremos ressalvar que, conhecer a Deus e a Jesus é obedecer aos Mandamentos deles, os quais são o Decálogo. I Jo. 2:3.

Vejo que o povo de Deus não está apercebido disso, e está se agarrando a coisas que o pode impedir de fugir quando as perseguições se levantarem. Porque adquirem bens permanentes que não quererão deixar para trás e fugir como o Mestre ordenou.

Cuidado! Ou, como disse Jesus, "acautelai-vos", porque essas coisas hão de acontecer.

Guarulhos SP, 06/05/2023

Oli Prestes

Missionário