Ricos em si mesmo, sem sabedoria.
Mas ai de vós que sois ricos! porque já recebestes a vossa consolação.(Lucas:6:24)
Jesus dizi: “Ai de vós, ricos!, porque já tendes vosso consolo.” a palavra do grego para rico é: πλουσιος plousios: que literalmente tem o significado de: rico, abundante em recursos materiais.
Mas está palavra também tem um significado metafórico: "abundante, abundantemente suprido, ou seja, cheio de si." E aqui está a pedra de tropeço para a maioria de nós, pois quando estamos cheios si, esquecemos e vigiar e orar.
E aos poucos mergulhamos na escuridão do si mesmo, numa autossuficiência, que nos leva para distante do amor do Pai. E cegos seguimos no egoísmo materialidade achando que tudo enxergamos.
Ou seja, esquecemos de auto observar-nos diante das coisas que acontecem a nossa volta. E, é neste momento que tropeçamos e erramos. E sem perceber seguiremos por escolha própria na efêmera materialidade, rejeitando sempiternidade do amor e a vida eterna que o Pai nos oferece. E, sem perceber nos tornamos juízes de nós mesmos.
Porque o amor não julga, acolhe; não castiga, perdoa; não pede, doa. Que cada um de nós sabendo disso, faça a sua escolha. Sempre tendo o amor de Cristo Jesus como o árbitro de nossos corações.
(Molivars).