Bom dia ou boa tarde?

Apesar de eu já ter falado sobre o tema em outro artigo que escrevi, vou voltar ao tema porque o Espírito me concita fazê-lo. O que é dia e o que é tarde segundo as Escrituras? Tarde seria o período que vai do meio dia até o por do sol, ou seria a noite como um todo? Vejamos segundo o conceito divino, não pelo conceito mundano.

Conforme está no livro de Gênesis, quando Deus criou as coisas que vemos, seja a Terra com tudo o que nela há, seja os astros e estrelas, ao final de cada dia diz: Foi a tarde e a manhã. Mas, por que diz que foi a tarde e a manhã? Porque a tarde, na contagem do tempo diário, é a noite. O dia segundo a ordenação divina, termina com o por do Sol e começa com o por do Sol. O conceito que postula o término do dia à meia noite não é bíblico, é mundano.

Assim, já que o dia se inicia ao pôr do Sol, quando o dia vai findando é que devemos dizer “boa tarde” ou boa noite. Porque, nesse caso, a tarde é a noite. Então dizer “bom dia” depois do meio dia não está errado como alguns sugerem quando isso eu faço. Porque eu tenho consciência disso quando respondo à saudação de pessoas que não conhecem as Escrituras do modo correto.

Outrossim, é possível dizer bom dia para alguém, mesmo que ainda seja noite, já que antes de vir a manhã ainda é escuro, mas prestes a amanhecer. Também, quando respondemos a alguém que está em local com diferença de fuso horário como a África. Alguém manda uma mensagem por Zap, e nos cumprimenta com um “bom dia”, mas aqui já pode ser noite e vice versa.

Jesus não morreu as três horas da tarde como dizem. Ele morreu as nove horas da manhã. A manhã tem doze horas. Houve trevas desde a hora sexta até a hora nona por ocasião da sua crucificação. E João diz isso de modo acertado. Mas alguém colocou uma nota de rodapé em algumas versões bíblicas, justificando a atitude de João, como se ele tivesse escrito o seu livro quando estava na Ásia, querendo justificar o injustificável.

Como eu falei no outro texto que eu escrevi sobre o tema, muitos já estão no futuro, mas ainda pensam estar no passado quando comemoram a passagem do dia e do ano à meia noite.

É bom lembrar que os mentirosos ficarão do lado de fora da Nova Jerusalém. Ap. 21:8. Então não é bom falar errado só porque ainda estamos na Terra convivendo com ímpios e pecadores. Faça uma atualização bíblica.

Guarulhos-SP, 29/04/2023

Oli Prestes

Missionário