Bom fim de semana

Isso é o que dizem na sexta-feira como desejo para pessoas amigas e conhecidas. Mas, o que é o fim de semana, o sábado e o domingo? Quantos dias têm o final de semana? Vejamos.

Quando Deus fez os céus e a Terra, ele fez tudo a seu tempo e na ordem devida. E no registro bíblico diz, ao final de cada dia, qual foi aquele dia. Assim foi do primeiro ao sexto dia. Mas ao sétimo Ele descansou, razão porque Ele santificou esse dia, tendo separado para o descanso semanal. Gn. 1 e 2:1-3.

Assim, o último dia da semana é o sábado, que significa descanso. Tanto é que, nos descansos dados por Deus nas festas anuais determinadas por Ele para o povo de Israel, havia os descansos, aos quais ele nomeou de "vossos sábados", diferentemente dos sábados semanais, aos quais ele os chama de "meus sábados". Os. 2:11 e Ez. 20:12, 13, 16 e 20, 22:8 e 26.

Então não existem dois dias como fim de semana, mas apenas um dia. O domingo, cujo nome não é de origem divina nem bíblico, é o primeiro dia da semana, apesar de que, hoje, a segunda-feira é tido como o primeiro dia da semana pelos filhos dos homens, os quais não são os filhos de Deus, mas criaturas parte da Sua criação.

É tão lógico que, não pode existir segundo sem primeiro. Já que a segunda-feira leva esse nome, é porque ela é o segundo dia da semana, não o primeiro.

Os filhos dos homens têm tentado recriar a criação de Deus, mas acaba se traindo na sua pretensão.

Portanto, o seu desejo para alguém ter um bom fim de semana pode estar equivocado se você pensa em incluir nele o domingo, o qual é o primeiro dia da semana.

Guarulhos-Sp, 29/04/2023

Oli Prestes

Missionário