Ser Cristão está em servir as vidas na vida.

Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. (Rom 15:1). Aqui Paulo em sua maestria une o que precisamos fazer e ser enquanto povo de Cristo, num agir igual a Cristo Jesus.

Para forte ele usa a palavra do grego dunatos (δυνατος), que traz o significado daquele que é capaz de suportar as calamidades e sofrimentos e sair ileso. O problema mora quando achamos que os outros tem que ter a mesma capacidade.

Mas Paulo ensina que devemos buscar compreender as fraquezas do próximo, pois a gente pode aguentar um furo de uma espada e sair-se bem, mas para o nosso irmão um furo de agulha atingi o limite de sua dor. E ser cristão está em entender e acudir o irmão em sua dor, sem compará-lo conosco.

Mas na igreja hoje o que vemos acontecer é justamente o contrário, muitos de nós que se julgam fortes desprezam os fracos. E rejeitamos aqueles que sucumbem as durezas da vida, quando deveríamos acudi-los. Por isso os hospitais estão cheios de cristão doentes psicologicamente.

Jesus o Cristo veio para ensinar ao mundo que o cuidado para com o outro é um dever humano, estar atento para a dor de outrem, é um dever Cristão, mas muitos de nós se embrenham num cultuar a deus com ritos e rituais, e se esquecem que o melhor culto e a melhor religião está em cuidar e propiciar o bem-estar ao próximo.

No mundo de hoje repete-se o que acontecia no tempo de antes, ou seja, andamos ocupados somente conosco, num individualismo pernicioso que até dentro das igrejas cada um cuida de seu próprio interesse. E isso se faz triste, porque este agir não coaduna com o reino do Pai, onde todas as vidas beneficiam as vidas que os rodeiam.

E aqui cabe lembrar o que disse Hilel: Eu cuido de mim mesmo, mas o que serei eu se não cuidar dos outros.” Ou seja, se eu for útil somente para suprir minhas necessidades eu sou um ser inútil.

E isso nos remete algo bem atual no mundo de hoje onde o meio ambiente sofre, a “ABNT”, tem nomenclaturas para aquilo que jogamos fora a saber: Rejeitos, resíduos e lixo. Os dois primeiros têm aproveitamento, mas o terceiro vai para o incinerador ou aterro sanitário.

Aqui cabe entendermos que a vida eterna está para aquele que é, e se faz útil para as vidas que o rodeia, caso o contrário somos lixo e o incinerador será o lago de fogo citado no (Apo 20:10-15).

Como sempre cabe a cada um de nós escolhermos, servir em vida as vidas para a vida, ou servir egoisticamente somente a nós mesmo na morte e para destruição.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 27/04/2023
Código do texto: T7774122
Classificação de conteúdo: seguro