PÁSCOA, SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO

Nair Lúcia de Britto

 

 

Numa entrevista  em uma tevê do Estado da Paraíba, com o Bispo Dom Aldo Pagotto, no programa “Câmara Aberta”, Dom Aldo explica que o sinônimo da palavra Páscoa é Passagem. Do ponto de vista religioso a Páscoa é a data mais importante da religião Católica, mais importante até do que o Natal.

 

 A comemoração da Páscoa teve início em tempos remotos, quando o povo hebreu, que era escravo no Egito, fugiu de lá em busca da Terra Prometida.  Por não suportar mais essa condição de escravos, que ninguém merece,  os hebreus para fugir do Egito, atravessaram o Mar Vermelho esperançosos de viver uma vida nova e mais digna.  Finalmente livres, sentiam-se como se tivessem passado da morte para a vida.

 

Perante  a liberdade conquistada, a Páscoa era comemorada com um Ritual, no qual um cordeiro era sacrificado e seu sangue era derramado nos portões das casas. Ou seja,  o  “Cordeiro Pascal”.  Uma maldade contra um animal  puro e indefeso, fruto da mentalidade tacanha daquela época.

 

Mas quando Jesus apareceu, como um bom hebreu que era, substituiu esse ritual por um gesto de amor e humildade. Jesus lavou os pés dos discípulos, como se dissesse:  “Eu vim para servir.” E, após lavar os pés de todos os discípulos Jesus se reuniu à mesa com eles. Distribuiu o pão e o vinho, dizendo:  “Comam, este é meu corpo e meu sangue. Façam isso em memória de mim”.

 

Até hoje a Igreja Católica comemora a Páscoa como um momento de grande reflexão sobre o significado desta data.  Quando todos nós devemos refletir sobre  erros cometidos, vícios, maldades, inveja, ciúmes, tudo que é ruim;  e passarmos a viver uma vida mais santa conforme o que Jesus nos ensinou.

 

É muito agradável manter a tradição de presentearmos os entes queridos com ovos de Páscoa, porém é muito mais importante manter a tradição religiosa e nos compenetrarmos do seu verdadeiro significado.   

 

 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 08/04/2023
Código do texto: T7758628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.