PREPARANDO PARA O DIA DE AMANHÃ

Sou fraco em Teologia. No entanto, rezo todas as manhãs, pedindo a Deus um dia feliz. Mas, hoje é quinta-feira. E para acréscimo de fé, hoje é quinta-feira santa. Assisti minha missa, já que sou católico. Mas, não pense que desprezo outras religiões cristãs. O que é válido é a fé. Nós nascemos e vivemos neste planeta, e considero que a fé em Deus nos une em nosso percurso existencial. Inclusive na pregação que o padre fez para nós fiéis hoje pela manhã, ele aproveitou e fez um grande pedido: não nos separemos. Não nos separemos de nossas sociedades humanas.

E eu saí da missa, predisposto a ter o máximo de boa vontade. Claro eu queria ter um dia feliz. E tive realmente.

Meu dia ainda não terminou. Considero os dias que eu vivo pequeníssima parte do meu caminho. E com isto aqui estou com meus 69 anos de idade. Não me faço votos inescrupulosos de longa existência. Ao contrário faço votos a mim mesmo de amanhã poder tornar pedir a Deus mais um dia feliz. Por que disse votos inescrupulosos? Tive um amigo que me disse que viveria até os 130 anos. Não viveu. Eu sei, todo amigo deixa o seu quinhão de saudade no coração da gente. E ele era um bom professor, que na sala de visitas dele, dizia: eu, para escrever não penso muito, depois da primeira redação, redijo outras vezes. A mim deixou esta lição. Mas, não me ensinou a dizer que eu viveria até 130 anos. Minha fé em Deus, ensinada por minha saudosa mãe, me fez aprender que a vida é um mistério e um milagre, ao mesmo tempo. Nisso pode ser que eu esteja indo longe. Mas a religião católica tem seus mistérios e seus milagres. Não sei se é crendice pessoal minha, mas a vida é um mistério e um milagre. Coisas que eu não desvendarei, porque sou diminuto ser. E à noite é que me vejo bem: pequenino ser mirando o céu estrelado.

Agora voltemos nosso olhar para o dia de hoje. Estamos na quinta-feira santa. Em plena semana santa. Vou dar um salto na história que Cristo viveu. Amanhã a igreja comemora o último dia da semana santa. E para dizer algo da história que Cristo viveu, um de seus apóstolos o traiu com um beijo na face. E tudo culminou na Sua Crucificação. Tudo isto aconteceu para que

Cristo lavasse com seu próprio sangue os pecados que a humanidade comete. Digo comete, e não cometeu. Porque aí estamos nós a continuar a cometer nossos pecados. E que Deus nos perdoe.

Aristides Dornas Júnior
Enviado por Aristides Dornas Júnior em 06/04/2023
Código do texto: T7757646
Classificação de conteúdo: seguro