MACUMBA PEGA NO VERDADEIRO CRISTÃO?
Você acredita que macumba pega no verdadeiro cristão, naquele que é nascido de novo, que foi justificado diante do Pai, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo?
Suponhamos que você está enfermo e precise passar por uma cirurgia, e, alguém conhecido que é macumbeiro, ou espírita lhe disser: “Me dê o seu nome que irei rezar por você”! Você daria?
Há duas coisas muito importantes que nós precisamos considerar antes de responder essas duas questões!
Em primeiro lugar, a Bíblia deixa muito claro que é Deus que abençoa e amaldiçoa. “Não tenhas inveja de quem é violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos; porque o Senhor detesta o perverso, porém ao justo Ele trata como seu grande amigo! A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas Ele abençoa o lar dos justos. Ele ri com desprezo dos arrogantes zombadores, entretanto concede graça aos humildes”! (Pv 3.31-34). “Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados”. (Sl 37.22).
Contudo, precisamos destacar aqui, o fato de que, "Deus não amaldiçoa ninguém sem uma causa justa", pelo contrário, o seu julgamento é sempre justo, porém, quando Ele amaldiçoa um homem, uma família, ou uma nação, isso certamente é algo muito terrível porque, “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. (Hb 10.31).
Em segundo lugar, a Bíblia também nos mostra que Satanás e seus demônios são nossos inimigos e se eles pudessem, com certeza nos destruiriam a qualquer momento. “Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. (Ef 6.12). “Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar”. (1Pe 5.8). Essas duas coisas estão explicitamente muito claras nas Escrituras!
Dito essas coisas, eu gostaria de afirmar biblicamente que macumba nenhuma pega no crente, (naquele que é nascido de novo, que é filho de Deus). Bruxarias, magia negra, feitiçarias – nada disso tem poder algum contra os filhos de Deus. Mas, como cristãos sinceros e conscientes, devemos admitir que podemos ser tentados e até mesmo atacados pelo diabo e seus demônios, a fim de levar os filhos de Deus a pecar e viverem iludidos com as coisas do mundo (2Co 2.11), porém nenhum demônio, ou mesmo Satanás tem o poder de possuir o crente, de entrar no seu corpo, de dominar o seu coração, ou de entrar na sua mente "para lhe governar", ou "destruir a sua vida" porque (todo cristão verdadeiro) recebeu de Deus o Espírito Santo no dia da conversão. “Nele igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa, que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória”. (Ef 1.13,14). Nosso corpo, segundo a Escritura é tabernáculo do Espírito Santo (1Co 3.16; 6.19,20), portanto não pode ser possuído por demônios e nem por Satanás, porque não há lugar para habitação de Deus e do maligno ao mesmo tempo, ou a pessoa é de Deus e habitada pelo Espirito Santo, ou a pessoa é do diabo e realiza as suas vontades. Temos o Espírito de Deus habitando dentro de nós e, por isso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, conforme diz a Escritura em (Rm 8.1). "Aquele que nasceu de Deus o maligno não lhe toca”. (1Jo 5.18).
Podemos notar que segundo a Escritura, o diabo não tem poder algum sobre os filhos de Deus, a não ser que Deus lhe conceda permissão para isso, como no caso do patriarca Jó que perdeu os seus bens, seus filhos foram mortos, e, a lepra destruiu a sua saúde. No entanto, apesar que Deus tenha permitido que o maligno o tocasse, isso não significa de modo nenhum que o verdadeiro crente pode pegar macumba, aliás o livro de Jó nem trata desse assunto, como alguns supõe. Mas, infelizmente muitos crentes acreditam erradamente que Satanás e os demônios estão sob o poder dos macumbeiros para fazer mal as pessoas, porém, engana-se muito quem pensa assim porque a Bíblia diz exatamente o contrário. Satanás é o pai da mentira (Jo 8.44), e os demônios para enganar as pessoas fingem agir sob o comando delas, mas na verdade são os demônios que tem o domínio das pessoas segundo “a eficácia de Satanás que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2.2). Não há "macumba", "reza brava", "praga", "mal olhado", "maldição" ou qualquer coisa do tipo que pegue nos verdadeiros cristãos, nos filhos de Deus porque o Espírito Santo habita dentro deles.
No livro de Números, capítulo 23 temos a menção de Balaque, rei dos moabitas. A história nos diz que ele fez um acordo com o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus. Balaão seguindo as ordens de Balaque, "tentou fazer um trabalho" contra o povo de Deus, porém ele falhou em todas as suas tentativas. Segundo o texto bíblico, Balaão "tentou amaldiçoar" o povo de Deus com palavras, mas todas as vezes que ele tentou contra o povo de Deus, o Senhor ia lá e mudava a fala dele e ao invés de amaldiçoar, ele abençoava. Balaão tentou amaldiçoar o povo de Deus por três vezes, mas em todas ele falhou “porque contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação”. (Nm 23.23).
Mas, e, “se algum espírita, ou macumbeiro souber que você está doente e que você precisa fazer uma cirurgia, vir até você e lhe pedir o seu nome para rezar em seu favor, você daria o nome a essa pessoa? Essa pergunta está literalmente relacionada a primeira! Macumba pega no verdadeiro cristão? Do mesmo modo que a macumba não pega no cristão, eu não vejo nenhum problema em dar o nome a um espírita, ou macumbeiro pelo simples fato que acabei de explicar.
A Bíblia não mente. Se você é de Deus o maligno não lhe toca. Se o Espírito de Deus habita em você, Satanás e o seus demônios não tem poder nenhum contra você. Então, não há razão alguma para se preocupar em relação a isso! O macumbeiro, ou o espírita pode até pegar o seu nome completo e por dentro da boca do sapo, costurar, acender velas "pretas e vermelhas" e fazer trabalhos para tentar te possuir, ou te destruir, mas nada disso terá poder algum contra os filhos de Deus, porque “toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; está é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor” (Is 54.17). "O Senhor está comigo, nada temerei! O que podem me fazer os homens"? (Sl 118.6).
Por essa razão, podemos afirmar com toda segurança: “O Senhor é o meu Ajudador, nada temerei. O que poderá fazer contra mim o ser humano”? (Hb 13.6). Maior é o que está conosco, do que o que está no mundo.
JESUS FAZ A DIFERENÇA.