Ensinando para que o aprendiz se torne melhor que o mestre.
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. (Tgo 3:1). Este versículo inicia o capítulo três da carta de Tiago, e aqui ele faz um alerta interessante.
Na igreja primitiva o mestre tinha uma importância relevante, pois naquela época o ensinamento era o que firmava o alicerce da fé. Hoje não vemos assim, por que herdamos um religiosismo eclesiástico da igreja romana.
Onde ao invés de aprendermos e apreendermos de Deus, nos rendemos a cultos e ritos. Mas quando estudamos a Bíblia vemos que a importância do ensinamento era a raiz do povo escolhido e de Jesus o Cristo.
Jesus orou, fez milagres, alimentou, curou fisicamente e psicologicamente as pessoas, mas Ele ensinou muito mais que cultuou. É bom que lembremos que Jesus era judeu e fariseu e sua família era judaica, logo então o ensino era algo de suma importância para eles.
No decorrer da história vemos que a igreja antes de se tornar romana carregava consigo uma forma de pensamento totalmente diferente. Após ela se romanizar, a igreja se tornou mística num sentido degenerativo.
E foi perdendo a capacidade de ensinar, a ponto de se proibir a leitura da bíblia pelas pessoas comuns. Com a reforma protestante o ensinamento voltou a ser primordial, e muitos morreram por isso. E hoje depois de centenas de anos, nós novamente perdemos o impulso de aprender.
E a maioria de nós caminha em meio a doutrinas erradas, e egoísta onde o si mesmo está sempre a frente do bem-estar alheio, e isso não coaduna com os ensinamentos de Cristo.
Existem muitos mestres de si mesmo, que buscam seguidores, e para tal usam formulas de marketing, e subterfúgios emocionais, e chegam a apelar para o terrorismo espiritual.
E, é sobre este tipo de mestre que Tiago nos alerta para não sermos. Pois todo líder ou mestre Cristão deve entender que um ensino errado pode arruinar uma alma.
Não foi à toa que Jesus disse no discurso dos sete ais: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. (Mat 23:15).
Que cada um estude vinte página antes de ensinar uma linha, pois pior do que não saber nada, é saber pouco. Porque um mestre Cristão quando ensina, ele o faz para que o aprendiz seja melhor do que ele. (João 14:12).
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).