Crítica ao ensino de inferno de tormento eterno no Cristianismo 2
Pra começar, eu NÃO ACREDITO MAIS em inferno de tormento eterno e agora eu tenho raiva de pessoas que, além de acreditar, ainda defendem esse conceito!
Inferno de tormento eterno NÃO faz de Deus um justo e sim um ASSASSINO, COVARDE, CRUEL, DESGRAÇADO, HIPÓCRITA, IMORAL, MAU CARÁTER, PERVERSO, PSICOPATA, SERIAL KILLER, E TIRANO! E se você defende esse tipo de coisa você tbm é PERVERSO!
"Ah mas o inferno é ensinado pela bíblia"
Quem disse?! No antigo testamento, vemos várias vezes Deus fazendo uma série de ameaças aos povos de castigos e consequências dos seus pecados. Onde está o inferno entre as ameaças?! NADA DELE!
Na pregação de Jonas pra Nínive, NADA!
E nas cartas de Paulo? TAMBÉM NÃO!
Também NÃO O ENCONTRAMOS nas pregações dos apóstolos no livro de Atos! Nem no alerta de Deus para Adão e Eva quando ordenou que não comessem do fruto proibido, nem nos livros de Salmos e Provérbios, com uma série de conselhos sobre como viver a vida, e nem na lei de Moisés!
No antigo testamento, vemos Deus mencionando inferno pra Abraão? E pra Moisés? E pra Josué? E pra Jacó? José? NGM LÁ JÁ OUVIU FALAR DELE!
Se o inferno existe e é ensinado de verdade pela bíblia, por que não encontramos um aviso sobre ele em todos esses lugares e, de preferência, na bíblia inteira?! Deus estava distraído?!
Todas as passagens da bíblia que aparentam ensinar o conceito de inferno SÓ SÃO ENCONTRADAS NO NOVO TESTAMENTO, que NÃO CHEGA NEM A 25% DA BÍBLIA INTEIRA e, por contra de erros de tradução e/ou de interpretação, essas passagens SE CONTRADIZEM! Já passagens que aparentam ir contra a ideia do inferno e/ou ensinar a salvação universal, podem ser encontradas COM MAIS FREQUÊNCIA E PRATICAMENTE EM TODA A BÍBLIA!
Que Deus é esse que cria o inimigo pra ficar nos perseguindo e nos tentando, o inferno pra torturar as pessoas eternamente, e até as pessoas que ele sabe que serão torturadas eternamente ele cria sabendo que serão torturadas eternamente?! Esse Deus da teologia do inferno ainda por cima é um hipócrita que manda perdoar sem limites e amar os inimigos, ensina punição proporcional ao mal cometido, com "Olho por olho, e dente por dente", e ele mesmo não pratica nada disso! Ainda por cima esse Deus coloca um monte de regra bizarra pra não ir pro tal inferno, e o prazo é até o dia da sua morte ou da volta de Cristo, q você NÃO FAZ IDEIA de quando vão ser!
Vamos agora a algumas frases e expressões bíblicas que "ensinam" o inferno:
"Uns irão para o castigo eterno e outros, para a vida eterna"
"É melhor perder uma mão ou um pé do que ser lançado no "inferno", onde o verme nunca morre e o fogo nunca se apaga"
"Quem não crer será condenado"
"Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
"Não herdará o reino dos céus"
"Entrei pela porta estreita. O caminho difícil leva à vida, e são poucos os que a encontram"
"Muitos me dirão naquele dia "Senhor, senhor" e eu vos direi "Apartai-vos de mim, malditos!" "
"Ressureição da vida e ressurreição da condenação"
"Os homens só morrem uma vez, vindo depois o juízo"
"Os ímpios serão lançados na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes"
Os infernalistas insistem em citar esses versículos para defender sua doutrina, dizendo que a bíblia é clara. Mas ela NÃO É e eu vou mostrar o porquê, explicando cada um deles:
1) "Uns irão para o castigo eterno e outros, para a vida eterna"
Não vou citar versículos aqui pra não ficar chato, mas vou dizer para cada verso o porquê dele poder ser interpretado de maneira diferente da tradicional, depois as pessoas que procurem na bíblia se essas coisas realmente acontecem.
A bíblia várias vezes chama de "eterno" algo que todos sabem que não dura para sempre, e a própria bíblia diz em capítulos posteriores que ACABOU aquilo q ela disse que seria "eterno". Por exemplo, o reino de Davi é chamado de "eterno", montanhas também, o tempo em que Jonas ficou dentro do peixe também, o tempo em que os israelitas ficariam em sua terra também, o tempo em que os israelitas teriam que obedecer à lei de Moisés também, e assim sucessivamente.
Mas por que isso acontece?
Por conta de uma palavra grega "aion" que pode assumir vários significados dependendo de seu contexto, e geralmente significa "algo que dura um tempo indeterminado, podendo durar um tempo curto, longo ou até infinito, mas não se sabe qual será sua duração". Como não existe um equivalente a essa palavra em idiomas como inglês, português, espanhol, latim etc, traduziram para "eterno", ou seja, se trata de um erro de tradução.
Mas aí os infernalistas dizem assim:
"Ah mas então, deve-se deduzir que a "vida" e o "castigo" devem ter a mesma duração. Se o "castigo" acaba, a "vida" também tem que acabar"
Na verdade não. Se eu digo que vou para um prédio alto falar com um homem alto, não significa que o homem e o prédio têm exatamente a mesma altura, só porque se usou a palavra "alto" pros dois, e com certeza não têm. Da mesma forma, um anel pequeno e uma casa pequena não têm o mesmo tamanho. Existem diferentes graus de pequenez, de altura e principalmente, ETERNIDADE!
Além disso, esses textos e muitos outros da bíblia são interpretados como se referindo a algo que envolve todas as pessoas da história do universo, ocorrendo após o fim deste universo material, na vida após a morte, mas não é nada disso. Nesse caso e em muitos outros, é algo que envolve APENAS AS PESSOAS DE ISRAEL, NAQUELA ÉPOCA, NESTE MUNDO!
2) "É melhor perder uma mão ou um pé do que ser lançado no "inferno", onde o verme nunca morre e o fogo nunca se apaga"
Pra começar, a palavra "inferno" não existe nos idiomas nem nos escritos originais da bíblia! No texto original a palavra é "Geena". Mas o q é "Geena"? É UM VALE QUE TINHA LÁ EM ISRAEL, ONDE SE QUEIMAVAM LIXOS, CADÁVERES DE CRIMINOSOS E ALGUNS QUEIMAVAM OS PRÓPRIOS FILHOS EM SACRIFÍCIOS PAGÃOS! Também é chamado "vale de Hinom". Ele estava falando era desse vale e não de algo relativo ao pós-morte. Estava dizendo de um modo metafórico que era melhor abraçar a vida cristã, seja qual for o sacrifício que ela exija. É melhor do que cometer um crime e, quando ser acusado, ser morto e seu corpo ser jogado na "Geena".
Na "Geena", eles viam sempre vermes comendo os corpos dos criminosos e o fogo constantemente aceso. Por isso as expressões "verme que nunca morre" e "fogo que nunca se apaga". Jesus na verdade NUNCA MENCIONOU INFERNO ALGUM, e é MUITO BAIXA a chance dele ser mencionado em algum lugar dos escritos originais da bíblia e ter sido crido e pregado pelos primeiros cristãos e pela igreja primitiva!
3) "Quem não crer será condenado"
Aí não está escrito que é condenado A INFERNO! Em grande parte do novo testamento, temos um contexto em que castigos e destruições TERRENAS E TEMPORÁRIAS estavam prestes a cair SOBRE O POVO DE ISRAEL NAQUELA ÉPOCA! Pode ser disso que o texto está tratando. Inclusive É DISSO que Jesus geralmente fala nos versículos que são interpretados como ele falando de inferno.
4) "Para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
Vamos comparar com 3 expressões: As duas primeiras são ditados populares e a terceira, está na própria bíblia
"Quem canta seus males espanta"
"Quem não chora, não mama"
"Aquele que tocar num cadáver ficará impuro"
Na primeira expressão, por exemplo, o fato de termos a palavra "quem" não significa que algum ser humano nunca cantou e nunca cantará. Muitas vezes a palavra "quem" e a expressão "aquele que" são utilizadas apenas pra dizer que uma determinada ação produz determinado resultado. Nesse caso, que a ação de cantar produz como resultado "seus males espantar".
Na segunda expressão, é a mesma coisa: É só pra dizer que se vc não pedir, não recebe. A falta da ação resultará na falta do resultado em determinadas situações. Da mesma forma, na terceira expressão, não se está descartando a possibilidade de todos tocarem num cadáver e, consequentemente, todos ficarem impuros. É só pra dizer que assim que uma pessoa toca num cadáver, ela fica impura, sem dizer necessariamente que alguém tocará ou deixará de tocar.
Logo, a expressão "Aquele que crê tem a vida eterna" pode estar querendo dizer que assim q uma pessoa crê, ela passa a ter a "vida eterna", seja lá o que isso for. A bíblia não diz EM PARTE ALGUMA que a expressão "vida eterna" significa libertação de inferno de tormento eterno. Tanto a expressão "vida eterna" quanto a expressão "reino dos céus" significam simplesmente estados de espírito, alegria e felicidade morais causadas pela vida de santidade e comunhão com Deus, seja aqui nesse mundo ou no pós-morte. Elas não se referem a destino final de pessoas no pós-morte. A palavra "eterno" também pode querer dizer "aquilo que vem do Deus eterno", sem querer dizer necessariamente que durará infinitamente.
5) "Não herdará o reino dos céus"
É como foi dito anteriormente: A expressão "reino dos céus" é simplesmente uma expressão pra se referir a um estado de espírito e não a um reino e lugar literais. Praticamente tudo o que Jesus falava era metafórico e todos vão concordar que é o caso de expressões como:
"Eu sou o pão da vida"
"Aquele que beber da água q eu lhe der, nunca mais terá sede
"Necessário-vos é nascer de novo"
"Aquele que comer do meu corpo e beber do meu sangue tem a vida eterna"
Então por que na hora dele aparentemente falar da crença popular de céu e inferno, juízo, volta de Cristo etc, tem q ser literal?
6) "Entrei pela porta estreita. O caminho difícil leva à vida, e são poucos os que a encontram"
Como já foi dito, quando Jesus disse isso, estava próxima a época em que destruições estavam prestes a cair sobre AQUELE POVO, NAQUELA ÉPOCA, AQUI NESSE MUNDO, em que os primeiros cristãos iriam escapar. Pode muito bem ser disso que ele fala aqui. Nenhum texto da bíblia que fala de "salvos" deixa explícito que é salvo de inferno.
7) "Muitos me dirão naquele dia "Senhor, senhor" e eu vos direi "Apartai-vos de mim, malditos!" "
Está escrito nesse texto que é algo que envolve todas as pessoas do universo, ocorrendo após o fim do universo material, no pós-morte?! NÃO!
Aí temos Jesus derrubando um reino TERRENO e HIPÓCRITA que explorava os pobres dizendo ser de Deus e colocando um reino bondoso e caridoso no lugar! Não tem nada a ver conosco isso aí!
8) "Ressureição da vida e ressurreição da condenação"
Temos aqui a palavra "ressureição". Só existe ressurreição quando existe morte. Mas só existe um tipo de morte na bíblia? Não. Temos, além da morte física, a morte espiritual, onde a alma se separa de Deus e entra num estado de pecado. Por que não pode ser de morte espiritual a ressurreição desse texto? E a condenação? Está escrito que é condenação a inferno aqui? NÃO!
Em vários lugares da bíblia temos o verbo "condenar" como sinônimo de "julgar", "reprovar", "acusar" e coisas assim. Aqui precisa ser diferente? Não. E mesmo que a palavra "condenação" queira dizer que alguém sofrerá penalidade, aqui não diz que tal penalidade é infinita e/ou ocorre no pós-morte.
9) "Os homens só morrem uma vez, vindo depois o juízo"
A bíblia diz em vários lugares que o verdadeiro conceito de juízo de Deus é: Um castigo corretivo e disciplinar, que pode até ser terrível e doloroso, com o objetivo de fazer a pessoa se arrepender e mudar a vida! Juízo e castigo divinos são purificadores, assim como O OURO E A PRATA SÃO PURIFICADOS POR MEIO DO FOGO! Os infernalistas acreditam e defendem que se trata de Deus falar umas verdades sobre sua vida, e depois falar que você vai para uma alegria sem fim ou uma desgraça sem fim, sem chance de mudar sua situação.
Mas isso tem na bíblia?! NÃO TEM!
E como foi mostrado, o fogo não existe apenas com propósitos maléficos. É sempre bom lembrar que ele, além de purificar o ouro e a prata, é usado para aquecer, cozinhar e principalmente, É GRAÇAS A ELE que temos eletricidade, e sabiam que às vezes até suas cinzas podem aumentar a fertilidade do solo de algumas plantas por conta de alguns nutrientes presentes neles?
Por que acreditar que no caso de Deus usando fogo, é com propósito maléfico com o objetivo apenas de ferir por ferir pra se vingar, ao invés de restaurar e purificar?! Só se você não enxergar os benefícios do fogo, ou for um perverso que quer que seus inimigos sejam torturados eternamente.
9) "Os ímpios serão lançados na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes"
Em outras passagens da bíblia, vemos o povo de Israel dizendo algo assim: "Deus nos livrou da escravidão do Egito, aquela fornalha de fogo"
Nesse caso, a expressão "fornalha de fogo" é uma metáfora usada pra se referir a um estado de escravidão ou de se estar perdido, longe da própria casa. Por que seria diferente na passagem dos ímpios? Quanto ao choro e ranger de dentes, se refere à raiva e inveja que os não-cristãos da época tiveram dos primeiros cristãos, ao os verem se dando bem e fazendo milagres. Mtas coisas que a bíblia fala são metafóricas e, fazendo comparações entre diferentes passagens como foi o caso aqui, podemos ver que a passagem não ensina de verdade o conceito de inferno de tormento eterno. Também é sempre bom compararmos passagens que utilizam a mesma palavra ou expressão, pra ver se os textos realmente dizem o que parecem à primeira vista.
Quem acredita no inferno não acredita porque a bíblia ensina mas porque quer! Assim como na bíblia existem passagens que parecem ensinar inferno de tormento eterno, também existem as que parecem ir contra essa ideia. Para qualquer posição teológica ou doutrina, sempre existem passagens que parecem ensiná-la e as que parecem refutá-la. Mas só a salvação universal as pessoas censuram, atacam e dizem que é anti-bíblica citando passagens que parecem refutá-la como se só existissem essas e só houvesse a maneira popular e infernalista de interpretar a bíblia. Não vejo ninguém fazendo o mesmo com outras posições teológicas.
As pessoas saem acreditando em tudo o que os pastores falam por aí (E às vezes até o próprio pastor acredita no que fala), e só vivem no Facebook, no Instagram e no Tik Tok e não se dão ao trabalho de verificar as coisas na bíblia por si mesmas. Essa é a verdade
Ainda por cima, acham que só porque algo é popular e espalhado por aí, que é verdade. Isso está COMPLETAMENTE EQUIVOCADO! Nem sempre a verdade é o que parece. Já se acreditou que o sol é que girava em torno da Terra e não o contrário, porque é o que parece do ponto de vista de quem está aqui no plano terreno. Para a maioria das pessoas da época de Jesus, ele não parecia um messias e eles não acreditavam que era, simplesmente porque não parecia, e em mtos outros casos.
Aqui não estou defendendo impunidade pelos atos de forma alguma. Apenas que toda punição tem que acabar e punição sem fim NÃO EXISTE e não está de acordo com o perfil do Deus da bíblia, seja no seu caráter, amor e principalmente, JUSTIÇA!
Hoje eu sou totalmente contra esse ensino hediondo de que Deus vai torturar alguém infinitamente, chamando isso de Justiça. Se você defende isso, no fundo você é um cruel que quer a desgraça dos outros, e inventa qualquer desculpa pra defender tal coisa. Esse Deus da teologia do inferno não é amor.
"Ah é sim, porque enviou seu filho pra nos dar a chance de nos salvar"
Aí eu vou repetir o que já disse no início:
"Que Deus é esse que cria o inimigo pra ficar nos perseguindo e nos tentando, o inferno pra torturar as pessoas eternamente, e até as pessoas que ele sabe que serão torturadas eternamente ele cria sabendo que serão torturadas eternamente?! Esse Deus da teologia do inferno ainda por cima é um hipócrita que manda perdoar sem limites e amar os inimigos, ensina punição proporcional ao mal cometido, com "Olho por olho, e dente por dente", e ele mesmo não pratica nada disso! Ainda por cima esse Deus coloca um monte de regra bizarra pra não ir pro tal inferno, e o prazo é até o dia da sua morte, q você NÃO FAZ IDEIA de quando vai ser!"
Se esse Deus apenas possibilita salvação, mas não garante, dificulta sua salvação, te dá liberdade ao ponto de tal liberdade poder resultar em uma ferida INCURÁVEL, ele NÃO É AMOR! Um pai amoroso só daria liberdade pro filho, se a liberdade poder resultar em ferida CURÁVEL! E quando a pessoa quiser sair do inferno? Onde está a liberdade nessa hora? Não tem né. Um Deus amoroso que faz cárcere privado. E se o ser humano é livre mesmo, só o fato da pessoa não querer ir pro inferno já deveria salvar, sem ter essa de crer em Jesus e um monte de outras coisas q dizem por aí.
No fundo o ser humano não é 100% livre: Ele não escolhe onde vai nascer, em que família vai nascer, o contexto social em que vai nascer, em que religião será criado, se nascerá num lugar onde se houve falar de Cristo e se pode pregar sobre ele, e muitas outras coisas da vida não escolhemos. Logo, não tem por que ser diferente quanto ao destino final.
Enfim, a salvação universal não é nada dessas bobagens que dizem que ela é por aí. Os infernalistas são uns preconceituosos que saem taxando universalismo de um monte de coisas que ele não é sem nem o estudar! Na verdade são uns religiosos hipócritas que querem a desgraça dos outros e ficam com raiva de alguém falar que inferno não existe, chamando de heresia. Heresia é esse ensino hediondo que distorce o caráter de Deus! Ele é justo e não um psicopata! Deus pune o pecado, mas de um modo proporcional e que resulta na recuperação do pecador, como é mostrado uma série de vezes no antigo testamento, quando ele várias vezes destrói e restaura cidades, mesmo quando parece dizer que nunca mais perdoará seus pecados!
Esse é o Deus em que eu acredito e vejo muito mais lógica e inteligência no universalismo do que no infernalismo, seja em suas teorias ou na sua maneira de interpretar a bíblia!