Imagem e semelhança com o amor e a vida advinda de Deus.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. (Gên 1:26). Este versículo faz parte da feitura do ser humano.

Muitos de nós confundem o que foi dito aqui no que se refere, a imagem e semelhança do ser humano com o Pai. E até antropomorfizam deus como um ser de barba branca sentado num trono, mas isso está longe da verdade.

Deus não tem imagem nem forma, pois toda imagem e forma saíram dEle. Quando vemos o dito imagem e semelhança devemos entender que está ligado ao nosso interior e a nossa forma de agir.

A palavra hebraica tselem (צלם), vai além das traduções convencionais dos dicionários. Pois no hebraico bíblico ela está ligada a essência do ser humano e não com a aparência. E a palavra dêmuwth (דמות), também não tem uma conotação de uma semelhança corporal, ela está ligada, a capacidade de ver e entender a beleza e gloria do universo.

Nós veremos isso acontecer novamente quando Jesus faz o inverso, quando Ele se esvazia de sua divindade e toma forma morphe (μορφη), que significa a essência do ser humano. E schema (σχημα), que significa a imagem externa do ser humano. (Flp. 2:1-11).

E Jesus fez isso para que entendêssemos que nós devemos reaver a condição primaria de nossa criação, ou seja, reaver a imagem e semelhança com o Pai, pois somente assim poderemos habitar na nova Jerusalém.

Depois do pecado da desobediência o ser humano perdeu aquilo que fazia representar e ser semelhante ao Pai. Jesus nos mostrou como é bela esta imagem e semelhança, pois ela é o amor que é capaz de cuidar e de zelar pelas vidas que nos rodeiam, tornando o mundo evoluído e melhor.

Eis a verdadeira religião que vai além dos ritos e rituais, pois ela está ligado a religação do ser humano por inteiro com suas inteligências voltadas para o serviço do amor, a saber a inteligência intelectual (QI), trabalhando seja na ciência e no saber que beneficia o bem-esta das vidas.

Também a inteligência emocional (QE), onde o amor vontade deixa de lado o egoísmo em prol das vidas que nos rodeia, e pôr fim a inteligência espiritual (QS), ou seja, o ser humano entendendo quem é, e cumprindo a missão para qual foi feito.

Que cada um estude e entenda e busque a viva transformação, sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro do seu coração.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 26/02/2023
Código do texto: T7727877
Classificação de conteúdo: seguro