Entendendo a obra do amor, e as obras da lei das tradições.

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tgo 2:17). Este versículo faz parte de uma passagem que se inicia no versículo quatorze e se estende até o vinte e seis.

Foi esta passagem que gerou uma controvérsia e uma doutrina tola de que Tiago diverge de Paulo. E alguns comentaristas do contra as usou para afirmar que os cristão não se combinam entre si.

Aqui mais uma vez fica claro que texto fora do contexto sempre trará mais desgraça do que graça. Os líderes religiosos e alguns teólogos usam para se firmarem (Rom 3:28; Gala 2:16), mas a obra aqui citada é a da lei tradicionais, ou seja a halachá, as leis que os hebreus criaram para se guiarem.

E só para entendermos a halachá não é os mandamentos, digo os seiscentos e treze mandamentos da torá. O triste é que muitos teólogos de renome mesmo sabendo que Paulo se referia a essas leis, gastaram tempo promovendo esta doutrina da diferença entre o que Tiago diz e Paulo diz.

Mas quando estudamos o texto de Tiago com a mente limpa de preconceitos vemos que ele está falando da mesma obra que é citada em todo Novo testamento, só pra citar alguns versículos (Mat 3:8; 5:16;7:15-21; Luc 3:8), e Paulo também diz, em (Rom 2:6; 1Co 3:8; 2Co5:10; Col 3:12).

É claro que Paulo ao falar da salvação pela fé ele mostra o inicio de algo que nos advêm somente pela graça graciosa do amor, onde não se leva em conta um merecimento. E Tiago já aventa sobre o caminhar em direção ao reino.

Existe uma diferença entre tirar alguém do caminho errado, e deste continuar a caminhar no caminho da retidão e transformação. A fé em Cristo nos tira da lama pegajosa do pecado, e Ele o faz grátis e graciosamente. E uma vez fora desta lama cabe a nós purgarmo-nos cada vez mais, transformando o nosso interior nos moldes e na forma de Cristo.

Essa é a doutrina que Jesus ensinou, que o de crermos que Jesus O Cristo é o nosso Senhor e Salvador, e então negar a si mesmo, erguer a nossa cruz e segui-lo, em amor e verdade.

Então cabe a cada um estudar a Bíblia com afinco e sem preconceito, e quando um pastor, um bispo , um presbítero , um diácono ou qualquer eclesiásticos disser, algo que não coadune com a Bíblia fique com a Bíblia.

E se algum dito teólogo ou doutor disser algo ou ensinar uma doutrina, passe-a pelo filtro de Cristo, se ficar é bom se escorrer que se vá.

E jamais crie doutrinas ou pensamentos usando apenas um versículo da Bíblia, faça sempre uma exegese e jamais uma eisegese, ou pior, uma euxegese.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 21/02/2023
Código do texto: T7724461
Classificação de conteúdo: seguro