A Tradição Xintoísta

O xintoísmo é a religião nacional do Japão e constitui-se de crenças e práticas religiosas de tipo animista. Ao contrário da maior parte dos credos contemporâneos, não possui um fundador específico, livro sagrado, dogmas ou código moral.Foi criado antes do budismo.Porém interage harmoniosamente,e conjunto a ele,Ritos de Vida,são num Templo Xintoísta,e Rituais Fúnebres,num Templo Budista.

Diferente de Tradições Fundamentalistas religiosas,respeita a privacidade de seus seguidores.A exemplo,da diferença evidente,comparado à Tradições Monoteístas,em que seus seguidores,chegam a procurar saber a religiosidade de outros,a fim de tentarem impôr a sua forma de crença aos demais.Condenando,julgando equivocadamente,e se sentindo "juiz das Alturas",e quem "decide" quem é "salvo" ou não,no Xintoísmo,inexiste essa chamada "Síndrome de posse" de uma Forma de Adoração,ou Religião.

Ou síndrome de posse duma alegada "suprema e única verdade espiritual qual haveria".

Comparado à Tradições Cavalheirescas,ou Sociedades Místicas Secretas,inexiste também,o "Julgador",de quem é ou não membro da Tradição,ou mesmo,de quem poderia ter um Templo,do ramo,ou falar sobre o assunto.

No Ocidente,existe muito tal "Síndrome do Julgador","Filtrador","Analisador",de quem poderia ser considerado membro de tal Tradição Religiosa,ou de tal Sociedade Mística.

O único erro fanático haver com Xintoísmo,partiu de um Imperador na época da Segunda Guerra Mundial,que se autoimpôs,sendo,alegadamente a "Encarnação de uma Divindade",em seu Fundamentalismo,e Governo Ditatorial.

Não necessariamente do Xintoísmo em sí.

O Taoísmo,o Confucionismo,o Budismo,e o Xintoísmo,podem-se ser consideradas,as religiosidades harmoniosas,que incentivam a conexão e equilibrio.Do humano à harmonia da Natureza.