Invasão de domicílio

Disse Jesus que o ladrão vem pra matar, roubar e destruir. Como isso acontece? Como não deixar ser vítima dos inimigos?

Bem, domicílio é o lugar onde se mora, a habitação. E o apóstolo Paulo disse que "qual casa somos nós". Logo, podemos ser morada para alguém. E quem pode ser esse alguém? Pode ser Deus, se a Sua Palavra estiver em nós, ou os demônios, se não estivermos defendidos pela "couraça da justiça", a qual inclui "as botas do evangelho da paz", "o escudo da fé", o capacete da salvação " e "a espada do espírito". Ef. 6:14-17.

Mesmo nessa situação, ainda assim podemos ser alvos de assédio maligno, porque Jesus, ainda que em quarenta dias de jejum também foi assediado pelo príncipe deste mundo.

Ele não cedeu a investida satânica, apesar da sua debilidade física. Estava fraco fisicamente, mas não perdeu a consciência da palavra nem a certeza do que estava convencido, que ela é a força de Deus.

Assim, resistiu-o, e não cedeu a tentação. Do mesmo modo que nós devemos também fazer. Não dar ouvidos a voz da serpente que lança aos ouvidos, olhos e coração as suas ofertas e provocações, ou dúvidas e tentações.

Para isso ensinou o Mestre, "orai sem cessar, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca". Se alguém soubesse a que horas viria o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa". I Ts. 5:17; Mt. 26:41, 24:43.

Disse Jesus, "as minhas ovelhas ouvem a minha voz e segue-me, e não seguem o estranho porque não lhe reconhecem a voz". "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido". "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 10:23; 10:5; 10:14; 8:12.

A voz de Deus ou a minha voz é uma referência a Sua Lei ou Mandamentos. Já mostrei isso no texto "A voz de Deus".

Então só paramentado e armado podemos resistir ao arqui-inimigo do homem. Além do que é preciso vigiar, já que não sabemos a que horas ele virá.

E isso se faz estando o tempo todo sóbrio, porque embriagado com as coisas que entorpecem não só a mente mas também o coração é impossível se aperceber. Essas coisas podem ser materias, afetivas, emocionais, enfim, temporais.

Portanto, estejamos apercebidos e também armados com a palavra de Deus, a Sua Lei, a fim de não se deixar persuadir. Porque isso é certo que ocorrerá e não sabemos quando.

Guarulhos-Sp, 18/02/2023

Oli Prestes

Missionário