Estamos aqui para cuidar de vidas, e não para tirá-las.

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.(Heb 12:3). Este versículo faz parte da passagem onde o autor exorta o povo a ter bom ânimo.

O autor usa um termo que era usado por Aristóteles, em relação aos atletas:” Para que não fatigueis desfalecendo a vossas almas”. Como já estudamos a palavra psuche (ψυχη), refere-se a todo conjunto de emoções que nos alenta para vida.

No pensamento hebraico temos nefesh, mas ela se divide em duas partes a nefesh behemit (animal), que cuida da vida em suas ações autômatos e primitivas. E a nefesh elohi, que cuida da parte das emoções superiores. A princípio o ser humano tinha a alma pura, mas o pecado da desobediência insuflou no ser humano a partícula do mal.

E assim seguiu a humanidade perdendo cada vez mais a semelhança com Pai, e se assemelhando a parte animal onde só se trabalha para o bem próprio. Onde o egocentrismo impera, onde filho despreza os pais, e os pais os filhos; onde a religiosidade trabalha em detrimento da vida, e não pela vida.

Onde os líderes seja políticos ou religiosos primam por interesses próprios em prejuízo as vidas que os cercam. E hoje a ciência e até a medicina primam por vidas que lhes interessam, quando deviam primar pela vida.

Eis a morte como fruto do pecado primevo da desobediência. A humanidade deveria evoluir a cada geração, mas o que vemos são ciclos que se fecha em altos e baixos, mas, mais baixos do que altos.

Nunca houve tempo no qual mais se falou sobre o amor, e os direitos, mas também vemos que muitas leis geram destruição, até porque lei não faz justiça ela segrega. E as vezes beneficia o errado em detrimento do Justo.

E, é por isso que o versículo acima, se faz atual, pois o desanimo bate e as vezes desistimos da vida e almejamos a morte. Mas será que a morte física é a solução?

Eu digo que não é. Pois quando estudamos e entendemos quem somos e o que somos, entendemos que o corpo físico é só o principio da vida, existem muito mais níveis que muitos de nós não só desconhece como ignoram que desconhece.

Precisamos urgente orar para que tenhamos bom ânimo e estar sempre prontos a ajudar o próximo, mesmo que este nos odeie. Pois foi para isso que viemos a este mundo, para cuidar e zelar de vidas. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 16/02/2023
Código do texto: T7720636
Classificação de conteúdo: seguro