O Cristão em amor entende a vida cristã além das fábulas.
Simão, Simão, eis que Satanás já recebeu autorização para vos peneirar como trigo! (Luc 22:31). Este versículo faz parte da advertência que Jesus faz a Pedro, sobre o perigo da exacerbada confiança.
Aqui nesta passagem se destaca duas coisas interessante, a primeira é sobre satanás. É comum muitos de nós dar poderes a satanás que ele não tem. Muitos falam que satanás é o opositor dos planos de Deus, mas isso é um erro tolo. Pois advém de uma doutrina errada e supersticiosa.
Satanás é um anjo criado por Deus para nos tentar e nos peneirar em nossas fraquezas egoístas. Ele não tem livre arbítrio para escolher o que quer fazer, ele faz o que o Pai autoriza. Alguns se apoiam em um mito da região onde contam a fábula do anjo caído, mas isto não está na bíblia.
Mas cada um acredita na fábula que quiser, mas lembrem-se que o nosso coração fica cheio do que cremos e isso pode nos desviar do caminho de Cristo.
O segundo, Jesus disse algo muito bonito a Pedro: “Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Parafraseando o que Jesus disse: "Você me negará e chorará lágrimas amargas, mas o resultado será que estará melhor capacitado para ajudar a seus irmãos que estejam passando pelo mesmo problema."
É certo que não podemos ajudar realmente á uma pessoa enquanto não tenhamos estado na mesma caldeira de aflição, ou no mesmo abismo de vergonha em que ele esteve.
Na carta aos Hebreus vemos isto ser dito de uma forma diferente: Pode ajudar a outros a passar por um mau momento porque ele mesmo o experimentou (Hebreus 12:3-18). Experimentar a vergonha do fracasso e da infidelidade não é do todo uma perda, pois nos dá uma simpatia e uma compreensão que de outro modo jamais teríamos obtido.
Cabe a cada um de nós ajudar o próximo, e entender que todos nós estamos sob a mesma lei, pois o jovem de hoje será o idoso de amanhã, e o são de hoje, o doente de outro dia. Por isso o Cristão não julga cuida. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).