Permanência: a revista que deixou saudades

Acabo de reler um exemplar, ainda praticamente perfeito apesar dos sinais do tempos, da "Permanência", revista católica que era publicada nas décadas de 60 e 70. No caso é o número 32, de maio de 1971.

Nunca assinei a Permanência - eu era muito pobre e nem sonhava assinar revistas - mas ganhei alguns exemplares de Dom Odilão Moura O.S.B., monge beneditino, dedicado tomista que traduziu vários livros de São Tomás de Aquino.

"Permanência" era uma revista sem figuras e basicamente publicava artigos sobre a fé católica. Seus colaboradores eram intelectuais católicos que defendiam a doutrina em sua pureza e ortodoxia. Era uma publicação que dava gosto ler. Sua sede era no bairro de Laranjeiras, aqui no Rio de Janeiro.

No expediente deste exemplar encontramos as seguintes informações:

Diretor responsável: Júlio Fleischman.

Redação: Sileno Ferreira da Costa, Maria da Graça C. Pierotti (1), Gabriel Chaves de Melo, M.L. Ganzarolli de Oliveira (2), Martha Soares dos Santos e Antônio Chaves de Melo.

Colaboradores: Gustavo Corção, Gladstone Chaves de Melo, Dom Lourenço A. Prado O.S.B (3), Mozart S. Aderaldo, José Artur Rios, Leonildo Tabosa Pessoa, José Pedro Galvão de Souza, Dom Ireneu Pena O.S.B., Helena F. Rodriguez, Paulo Rodrigues, Maria Helena A. P. Fraga, Aíla Gomes, Dom Marcos Barbosa, Oscar Mendes, Ruy de Ayres Bello, Luís Delgado, Padre Antônio Candal e Armando Dias de Azevedo.

O volume em questão apresenta, além de uma oração de abertura, as seguintes matérias:

Editorial (4)

Os cinco problemas que desafiam a Igreja de hoje (Gustavo Corção)

Recorramos a Nossa Senhora! (Gladstone Chaves de Melo)

Um libelo contra a evangelização da América Latina (Padre José da Frota Gentil, S.J.) (5)

Natividade de Maria (São Francisco de Sales) (6)

Depoimento (Maria de Lourdes Ganzarolli de Oliveira)

A moda, esta desconhecida (Maria Helena Fraga)

Trechos de importante discurso (Cardeal Giuseppe Siri) (7)

Falemos dos Anjos (anônimo)

 

1) Maria das Graças Carvalho Pierotti

2) Maria de Lourdes Ganzarolli de Oliveira

3) Dom Lourenço de Almeida Prado O.S.B , reitor do Colégio São Bento (Rio de Janeiro)

4) Os editoriais da Permanência eram em geral redigidos pelo Professor Gustavo Corção

5) Este autor não aparece no corpo de colaboradores. A revista abria espaço para outros autores. Aliás a maioria dos nomes que aparece no expediente nada publicava e sua colaboração devia ser de bastidores ou administrativa; ou com aulas ou cursos na sede da entidade.

6) A revista também pinçava textos de autores estrangeiros, inclusive de figuras do passado, como este grande santo.

7) Tradução do Cônego Ludovico Rosano, a quem conheci pessoalmente, admirável sacerdote, falecido em 1981.

 

Aquele foi um tempo difícil para a Igreja, por causa da anarquia trazida pela heresia progressista e pela "teologia da libertação". A Permanência era um oásis da verdade, bom senso e discernimento, uma revista confiável para os católicos.

Não sei ao certo como ela terminou, mas com certeza a morte de seu grande líder, Gustavo Corção, em 1978, apressou o seu fim.

 

Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 2023.