Os loucos

A loucura é um estado mental no qual uma pessoa se comporta de modo estranho ao que a maioria se comporta, ou de modo não normal. Assim, uma pessoa sã pode ser considerada louca, por ser ou agir diferente da maioria. Façamos uma breve ponderação sobre isso.

Essa definição de loucura que manifestamos na nossa introdução é uma definição grosso modo. Mas, julgando segundo um conceito científico, é:

distúrbio, alteração mental caracterizada pelo afastamento mais ou menos prolongado do indivíduo de seus métodos habituais de pensar, sentir e agir.

sentimento ou sensação que foge ao controle da razão.

Exemplo: Uma pessoa que está em um estado comportamental no qual come suas fezes e bebe o seu próprio excremento, não pode estar em um estado normal e mental considerado normal. E isso acontece com quem possa estar louco.

Outrossim, uma pessoa que contrarie princípios tidos como corretos pela maioria, também é tida como fora da razão e com a sua psique alterada. É o caso de pessoas que andam desnudas nas vias públicas e não se ressentem disso. E isso pode eventualmente acontecer com pessoas usuárias de drogas alucinógenas.

Entretanto, também há pessoas que são tidas como "normais" pelos humanos, mas que são tomadas por loucas por Deus. Porque contrariam princípios régios estabelecidos por Ele, ainda que se tenham como seus filhos ou seus enviados para servir de representantes do reino dele.

É o caso de quem nega a base constitucional divina ou a Sua Lei, o Decálogo. Ele os chama de "filhos rebeldes", que não querem dar ouvidos a Lei do Senhor. Veja:

"Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR." Is. 30:9.

Deus diz:

Isaías 19:11 Na verdade são loucos os príncipes de Zoã; o conselho dos sábios conselheiros de Faraó se embruteceu; como, pois, a Faraó direis: Sou filho de sábios, filho de antigos reis? 12 Onde estão agora os teus sábios? Notifiquem-te agora, ou informem-te sobre o que o SENHOR dos Exércitos determinou contra o Egito. 13 Loucos tornaram-se os príncipes de Zoã, enganados estão os príncipes de Nofe; eles fizeram errar o Egito, aqueles que são a pedra de esquina das suas tribos. 14 O SENHOR derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito.

Ora, é fato sabido e notório que os sacerdotes egípcios adoravam crocodilos, falcões, felinos, etc. Mas há quem repute os antigos egípcios como de elevado saber, devido o seu desenvolvimento no conhecimento humano e cultural.

Hoje o mundo religioso tido como cristão pratica algumas coisas que o iguala com aquela nação e com a antiga Babilônia, razão porque Deus faz menção dela em Apocalipse 11:8; 14:8; 16:9; 17:5; 18:2, 10 e 21.

Deus toma por loucos os que desprezam as suas leis, chamadas por Salomão como A SABEDORIA e A INSTRUÇÃO. Veja:

"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." Pv. 1:7.

Há dezessete nomes para a lei de Deus, dezessete para os mandamentos, e trezentos e setenta cognomes e adjetivos para eles. Confira com o nosso trabalho intitulado "Nomes e adjetivos da Lei de Deus", publicado em http://www.recantidasletras.com.br - autor oliprest.

Portanto, se faz necessário voltar à lucidez e à razão. E, para isso, se faz necessário retornar ao caminho da vida proposto por Deus, o qual disse:

Deuteronômio 30:15 Vês aqui, hoje TE TENHO PROPOSTO A VIDA e A MORTE, O BEM e O MAL; 16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e QUE GUARDES OS SEUS MANDAMENTOS, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.

E ratificou isso em um outro texto, veja:

E sei que OS SEUS MANDAMENTOS SÃO A VIDA ETERNA. João 12:50 primeira parte.

A Lei de Deus é eterna, mas os loucos nos atribuem loucura por afirmarmos isso.

Guarulhos-Sp, 11/02/2023

Oli Prestes

Missionário