Eu amo a minha família

Quem ama cuida, diz um dito popular. Quem ama não abandona, diz outro. Mas, será uma verdade a ser aplicada em todos os casos? Vejamos!

Por a família ser um projeto de Deus, há quem se aferre a isso para justificar o seu entendimento de que se deve zelar pela família; estar pronto para ajudá-la em todas as circunstâncias. Também se sacrificar por ela.

Mas, biblicamente, o que vemos é o que Jesus falou, que os inimigos do homem são da própria família. Aliás, Ele disse que Ele não veio trazer paz a Terra, mas espada, veja:

Mateus 10:34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

Que absurdo, diria alguém.

Pois é. Se não fosse dito por Ele, se diria que era opinião particular, ou visão própria de quem isso afirmou.

Quanto ao fato de que não se deve deixar a família, Rebeca deixou, e se aventurou ir ao encontro daquele que seria o seu marido, Isaque, o qual não conhecia, e seguindo um grupo de homens que também lhe eram desconhecidos. Para uma terra distante.

Por conseguinte, Abraão, a mando de Deus, saiu do meio da sua parentela, indo para uma terra desconhecida, a qual Deus lhe mostraria. Gn. 12:1. Ou seja, ele saiu sem saber para onde ia. E nunca mais voltou. Andou mais de mil quilômetros na sua peregrinação.

Um texto bíblico diz que o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher. Mc. 10:8

Mas a ideia corrente é que temos que viver como um clã, juntos.

Os irmãos do próprio Jesus implicavam com Ele, o qual era o mais velho e, como Deus, tinha um comportamento exemplar. Houve tempo em que os seus irmãos quiserem mandar prendê-lo, porque o julgaram fora de si. Mc. 3:21.

Como devemos amar a nossa família? Orando por ela, sendo paciente com os que não entendem ou não aceitam a nossa maneira diferente, por ser santa, de viver.

Mas nunca devemos amar a família acima de Deus, pois Ele diz que, Mateus 10:37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Disse Ele maís: Mateus 12:47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. 48 Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; 50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." Lc. 14:26.

O amor é paciente, não carinhoso; o amor é tolerante, não piegas; o amor é sofredor, não folguedo.

Portanto, ame a sua família de carne, mas ame primeiramente a família espiritual . Porque aquela te abandona quando você mais precisa, enquanto esta te acolhe sempre, desde que seja verdadeiro irmão não falso.

Guarulhos-Sp, 09/02/2023

Oli Prestes

Missionário