Quem não é contra nós é por nós

Essa afirmação de Jesus é bem oportuna. Havia quem ouvisse a Jesus, mas não se opusesse a Ele, enquanto outros sim. Quem é a favor dele nem sempre se manifesta.

Jesus teve muitos seguidores; uns como discípulos outros como observadores. Estes buscavam apanhá-lo em alguma palavra para ter de quê o acusar.

Multidões o buscavam pelos mais diferentes motivos, quase sempre por interesses próprios ou dos seus. Houve até quem quisesse que Ele mandasse ao irmão dele repartir a herança com o tal.

Não raro, quando Jesus fazia menção a Sua pessoa, Ele o fazia a Sua pessoa jurídica. Falamos sobre isso no trabalho intitulado "Me, mim, comigo".

Assim, quando Ele disse que ninguém podia ir a Ele se o pai o não trouxesse, Ele estava se referindo não a Ele como pessoa física. Porque, se assim fosse, atualmente não se poderia ir a Ele, pois que Ele foi para o céu.

Reconheço ser um tema profundo, o qual não é de fácil compreensão. Entretanto, insistindo com releitura e busca de entendimento, é possível entender.

Bem, sendo assim, quem não é contra Ele, tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica, ou seja, a Sua Palavra, que é a Sua Lei, a qual o representa, então é a favor dele.

Mas, aqueles que, mesmo manifestando simpatia por Jesus mas não aceitam a Sua Lei, a qual é a Sua Palavra, insurge-se contra a verdadeira sabedoria, e, por conseguinte, insurge-se contra Ele.

Afinal, Ele disse que quem não aceitava a Sua Palavra, já tinha quem o julgasse, a palavra que Ele falava. E quais eram elas?

Disse Ele: Se vos falo "A Verdade", por que não me credes? E que é a verdade? Palavras sinceras? Veja:

A tua Lei é A Verdade. Salmo 119:142, última parte. E: "A Tua Palavra é A Verdade. Sl. 119:160, primeira parte.

Portanto, embora alguns creiam em Jesus, a representação física de Deus, negam a Sua pessoa jurídica, a Sua Palavra ou Lei, sendo assim seus contrários.

Guarulhos-Sp, 06/02/2023

Oli Prestes

Missionário