O milagre eucarístico de Lanciano

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO

Miguel Carqueija

 

O que se chama a presença real? Todos os católicos devem saber disso. É o magnífico dogma de fé pelo qual nós cremos firmemente que Jesus Cristo está realmente presente — em corpo, sangue, alma e divindade — nas espécies consagradas pelo sacerdote e distribuídas aos fiéis na Missa.

O pão (hóstia) e o vinho consagrados tornam-se realmente, e não simbolicamente como algumas pessoas mal informadas acreditam, no Corpo e no Sangue do Redentor, conforme o próprio Cristo estabeleceu e está narrado nos Evangelhos:

“Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhes: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.” (Mc 14, 22-24)

A Igreja chama este milagre de Transubstanciação. As espécies ou aparências continuam, mas o Cristo está realmente presente, de forma invisível e sacramental, porém real.

Lanciano é uma cidade italiana próxima de São Vito e Orsogna, onde ocorreu o primeiro milagre eucarístico reconhecido como tal, no século 8, na Igreja de São Legonziano. Um monge, ao celebrar a Missa, duvidou da Presença Real; e as hóstia se transmudou em carne viva e o vinho em sangue.

Hoje em dia existe o Santuario del Miraculo Eucaristico. Num folheto em espanhol podemos ler:

“La Ostia-Carne, como hoy se observa muy bien, tiene el tamano de la ostia grande actualmente en uso en la iglesia latina, es ligeramente parda y adquiere un tinte róseo si se ilumina pór el lado posterior. La Sangue coagulada tiene un color terroso que tiende al amarillo ocre.”

Desde 1252 o santuário que guarda as relíquias sagradas está sob a guarda dos “Frades Menores Conventuais”.

Vejam bem que, além das investigações feitas pela própria Igreja Católica, o Milagre de Lanciano é um dos muitos milagres que foram objeto de estudos científicos. Em 1970/71 houve a análise química efetuada pelo Professor Odoardo Linoli (docente em Anatomia, Histologia Patológica, Química e Microscopia Clínica) e pelo Professor Ruggero Bertelli, da Universidade de Sena. Tais estudos incluíram fotografias feitas com o microscópio.

Os resultados podem assim ser resumidos:

É carne de verdade, tecido muscular do miocárdio; o sangue também é verdadeiro. São do mesmo grupo sanguíneo (AB) e da espécie humana.

Outros exames foram realizados em 1976 pela Comissão Médica da OMS/ONU, que definiu o fenômeno como caso único na história da Medicina.

Veja-se que a simples conservação da carne e do sangue através de mais de doze séculos também é um autêntico milagre.

É importante conhecer fatos dessa natureza, pois ainda existem pessoas que espalham por aí que milagres não acontecem.

 

Rio de janeiro, 9 e 27 de janeiro de 2023.