ALAMAR REGIS CARVALHO,

DOUTRINADOR ESPÍRITA

Nair Lúcia de Britto

 

 

INTRODUÇÃO

 

Fiquei conhecendo o Alamar Regis Carvalho durante uma entrevista que ele fez com o Bispo de Fortaleza, Dom Aldo di Cillo Pagotto, gravada no YouTube. Não foi intencionalmente; nem por acaso, como pensei a princípio. Hoje, acredito que foi por obra de Deus. Por quê? Eu explico:

Foi porque essa entrevista mudou minha vida. Depois deste dia evolui muito espiritualmente, pois foi o que me incentivou a estudar mais sobre Espiritualidade e despertou em mim o desejo de trabalhar também para Deus.

Até então, eu estava acostumada a ouvir os padres falarem mal do Espiritismo, dizerem que o Espiritismo era "coisa do demônio..." o que me deixava aborrecida, porque o Espiritismo nada mais é que uma experiência científica de Kardec, que desvendou mistérios do Mundo Espiritual.

Descobriu que os ditos “mortos”, na verdade, estão mais vivos do que nós, continuam trabalhando e querem se comunicar conosco, para tranquilizar os entes queridos,

ou trazer conhecimentos, com seu maior poder de visão.

Nessa entrevista, ouvi de repente um Bispo Católico contar que tinha visitado Chico Xavier e reconhecera estar diante de um Espírito de Luz. O Bispo também declarava que seu propósito era trabalhar pela Unidade Religiosa; uma vez que todas as religiões acreditavam no mesmo Pai (Deus) e, como filhos Dele, somos todos irmãos.

 

A partir daí comecei a acompanhar o trabalho benemérito de Dom Aldo. Inconformada com a ingratidão e injustiça que ele sofreu me dispus a escrever em sua defesa.

Posteriormente, acompanhei igualmente as entrevistas do Alamar com outras personalidades religiosas importantes. Vi nele uma figura instigante realizando um trabalho precioso.

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Conforme texto publicado pela Federação Espírita do Paraná, escrito por Dércio Conceição, em 14/02/2017, Alamar Regis Carvalho foi analista de sistemas, escritor, professor, radialista, diretor de TV, ator, consultor de empresa na área tecnológica de Comunicações e Informática. Destacou-se, porém, como comunicador espírita.

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de janeiro de 1951. Filho de jornalistas, foi criado e educado por sua avó, em Vitória da Conquista (BA). Graduou-se como Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), em Guaratinguetá (SP).

Como Professor, lecionou Matemática e foi criador de um Cursinho em Belém (PA). Foi um difusor ativo da Doutrina Espírita, além de realizador de trabalhos em

várias áreas da sociedade civil, como Aeronáutica, rádio e televisão, política, entre outros.

Reconhecido como O Bandeirante da TV Espírita, esteve à frente do primeiro programa espírita na TV, o Espiritismo Via Satélite e da Revista Visão Espírita.

Tornou-se pioneiro na mídia digital e atuava intensamente nas redes sociais, divulgando a Doutrina Espírita através da televisão.

Recebia cerca de cinquenta mil contatos ativos, através de e-mails, Entre esses contatos haviam milhares de religiosos (padres, freiras e pastores evangélicos) que viam nele um cristão exemplar pregando o apego à mensagem do Divino Mestre, sem a formalidade e os rituais das igrejas tradicionais.

Como pesquisador e questionador do Espiritismo, às vezes mostrava-se polêmico por seus posicionamentos que discordavam de outras ideias, mas sempre em defesa da Doutrina Espírita.

No dia 29 de fevereiro de 2016 Alamar retornou ao Plano Espiritual, aos 65 anos de idade, depois de lutar bravamente contra um problema de saúde que o derrubou num curto espaço de tempo. Foi sepultado no cemitério Jardim da Paz na cidade de Jacareí. Diversos órgãos de comunicação e divulgação Espírita, especialmente a União das Sociedades Espíritas do

Estado de São Paulo (USE-SP) emitiram nota a respeito da passagem do Alamar, prestando solidariedade aos familiares.

 

INÍCIO DA JORNADA ESPÍRITA

Tudo começou quando Alamar ainda era bem jovem. Ele era recém-casado com uma moça muito bonita e com a qual tinha uma vida conjugal perfeita. De repente uma tragédia mudou tudo. Foi quando sua esposa suicidou-se inexplicavelmente com apenas 21 anos de idade.

Alamar caiu numa profunda tristeza. Queria entender o porquê do ocorrido. Então um amigo aconselhou-o a ler as obras básicas de Kardec. Foi o que Alamar fez. Ficou maravilhado com o conteúdo dos livros e resolveu estudar Kardec mais profundamente. Tendo readquirido o equilíbrio emocional e consolação, através da leitura, decidiu que precisava divulgar a mensagem de Kardec, que explicava racionalmente os Ensinamentos de Jesus.

 

TRAJETÓRIA

Alamar ficou conhecido por seus programas de televisão, durante  dez anos “Espiritismo Via Satélite". Foi pioneiro em entrevistar personagens que já eram destaques no cenário Espírita brasileiro: Ernani Guimarães de Andrade, Severino Celestino, José Medrado, Clovis Nunes entre outros.

Estimulou grupos Espíritas a estudarem melhor as obras de Kardec, como a Revista Espírita composta em 15 volumes, escrita por ele. Aconselhando-os a serem mais comunicativos e mais espontâneos.

Em 2012 Alamar transmitiu ao vivo, pela TV Web, canal 500, uma sessão de cartas consoladoras psicografadas pelo médium José Araújo, de Blumenau, que localizaram os parentes de diversas partes do Brasil e no Exterior, para os quais as mensagens eram direcionadas.

Posteriormente passou a fazer palestras em todas as cidades brasileiras, de Norte a Sul do Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Esses destinatários reconheciam, surpresos e emocionados, que de fato, o conteúdo das cartas eram de entes queridos que haviam falecido.

Alamar passou também a se responsabilizar pela Rede Visão Net, que contava com o canal 500, o chamado Canal do Bem, e a Rádio do Bem.

O programa “Visão Espírita, na TV, era um dos maiores defensores do Espiritismo e davam valor aos Espíritos que traziam conhecimento e ajuda aos que estavam na Terra.

Nas suas palestra Alamar usava sempre um tom divertido, uma linguagem popular sem nenhuma cerimônia, o que fazia os assistentes darem risadas, com suas brincadeiras inocentes. Era muito emotivo e verdadeiramente afeiçoado aos amigos. Ele e Dom Aldo, por exemplo, tornaram-se grandes amigos até o fim da vida. Um não interferia na fé do outro. Ao contrário do que as más línguas diziam, Dom Aldo era um representante Católico extremamente fiel a sua Igreja, mas respeitava a Doutrina do amigo, assim como a dos  líderes de outras Igrejas.

Alamar e Dom Aldo eram apaixonados por música. Com apenas 13 anos de idade, Alamar já participava da orquestra filarmônica Maestro Vasconcelos, tocando Piston e Trompete. Ambos gostavam de tocar e cantar.

 

Como escritor, Alamar escreveu vários livros colocando em suas obras suas própria ideias. Uma delas “Parente é Serpente”, cujo título intrigava seus leitores. Alamar explicava que a intenção era dar um “puxão de orelha” naquela mãe possessiva, no filho malcriado, na sogra ciumenta, no cunhado folgado; e tentar estabelecer uma relação mais saudável na família.

“Vida a Dois. Quando começa, cuidado para não chorar depois”. Nesse livro, ele explica a grande diferença entre o Amor e a Paixão; e a necessidade de muita reflexão para fazer a escolha certa no casamento.

 

Seus estudos não pararam em Kardec, mas também em Espíritos de Luz que trouxeram outros conhecimentos através dos médiuns que vão se sucedendo.

Ele era enfático em explicar que o Espiritismo não é uma religião. É um Manual de Conduta na vida terrestre para que as pessoas sejam merecedoras da felicidade celeste.

Foi o primeiro a realizar e dirigir e a Reunião Espírita nos Estados Unidos, com a participação de Espíritas de outros países a fim de trocarem conhecimentos e divulgar a Doutrina.

 

É importante ressaltar que o Alamar nunca lucrou absolutamente nada com seu trabalho espiritualista. Pelo contrário, ele gastou todas as suas economias e, ao final da vida, faltou-lhe recursos para um tratamento médico. Muito preocupada com a situação do pai, a filha de um segundo casamento de Alamar (por sinal muito feliz)  tomou a iniciativa de pedir ajuda de amigos. Mas apenas os mais íntimos, e muito afeiçoados a ele, se solidariezaram.

 

Foram muitas as personalidades as quais Alamar ajudou a progredirem, por meio das entrevistas que fez. Mas a falta de reconhecimento por parte de alguns deles não o abateu porque sua meta principal era levar um conhecimento científico e racional sobre as Leis Divinas. E espalhar alegria e esperança a todos, a fim de ajudar a construir uma sociedade harmônica.

Era somente essa a felicidade que  este fiel e dedicador doutrinador buscava; além  da Paz do Dever cumprido!

 

 

 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 22/01/2023
Reeditado em 26/01/2023
Código do texto: T7701591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.