A amorosa verdade Cristã nos dá o dever de sermos luz para a vida alheia.

Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5:19-20). Estes versículos finalizam a carta de Tiago.

Aqui Tiago esclarece que a verdade Cristã não é relativa como muitos de nós hoje creem. E esta e a principal beleza da verdade Cristão, pois ela é uma verdade cuja a ética nos é dada por Jesus O Cristo, e Ele nos ensinou esta verdade a ser vivida de forma viva e vivida, ou seja, Ele viveu o que nos ensinou.

No novo Testamento vemos várias expressões que se usam com relação à verdade. A verdade é algo que se deve amar (2 Tessalonicenses 2:10); é algo que se deve obedecer (Gálatas 5:7); é algo que se deve mostrar na vida (2 Cor 4:2); é algo que deve ser dita em amor (Ef 4:15); é algo que deve ser testemunhado pelo amor (João 18:37); é algo que deve ser manifestada numa vida de amor (1 João 3:18-24).

E mais, ela nos liberta (João 8:32); a verdade cristã, é um dom do Espírito Santo, enviado por Jesus Cristo (João 16:4-15). A verdade Cristã é para ser praticada em vida, (João 3:21). E no evangelho segundo Mateus do capitulo cinco ao sete vemos Jesus ensinar o cerne da ética Cristã.

O praticar da verdade Cristã nos torna responsáveis uns pelos outros, e quem disser o contrário está se desviando desta verdade. Pois ela nos constrange não somente a segui-la ou vivê-la, ela também nos dá incumbência de ajudar o próximo a praticá-la, pois ela tem como pilar fundamental o amor ao Pai e ao próximo.

Aqui cabe contar o causo antigo: William Wilberforce, um cristão que se empenhou junto com outros na abolição do tráfico negreiro. Um dia uma senhora Cristã o indagou o seguinte – A sua alma esta salva? E ele respondeu: “eu estive tão ocupado a levar a salvação as almas alheias que não tive tempo de se preocupar com a minha.”

A mais elevada honra que Deus Pai pode nos conceder é a capacidade e a força para que levemos a luz da verdade para as almas de outrem. Porque, quando nos ocupamos em ensinar o caminho da luz a outrem, com certeza a luz do amor e da verdade do Pai estará sobre nós.

Que cada um de nós pense nisso e ocupe a sua vida com a verdade e o amor de Deus. E se alguém se desviar desta verdade sejamos a luz que alumia e sal que dá sabor as vidas que nos cercam, trazendo-as para a verdade que liberta,(Mat 5:13-16). Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 06/01/2023
Código do texto: T7688386
Classificação de conteúdo: seguro