As cabeças da criação

As cabeças da criação

Izaias Resplandes de Sousa

Uma das práticas mais costumeiras em nossos dias consiste em não tratar as pessoas de acordo com suas individualidades, posição social, idade, formação, entre outras diferenças. A característica que faz da sociedade humana uma das mais belas dentre todas é o fato de que, apesar de sermos uma única sociedade e sermos biologicamente semelhantes, nós somos bem diferentes uns dos outros. Ninguém é igual a ninguém. E cada um tem a sua própria dignidade, como será demonstrado, tomando como ponto de partida a origem divino-cristã do ser humano. Quem é quem na presente ordem? Quem é Deus, o Cristo e o Espírito Santo, quem é o homem e a mulher? Eis aí o nosso objetivo na presente exposição.

A - DEUS

Antes de tudo, falemos um pouco sobre a Santíssima Trindade, o nosso Deus triúno em quem nós cremos: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus Pai já disse de si que é o ‘EU SOU”. Ele é Jeová. O Deus Filho é Jesus e também já disse “EU E O PAI SOMOS UM”. Já o Deus Espírito Santo é o nosso Consolador. Mas, vejamos um pouco mais.

I - Quem é Deus?

Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Salmos 18:31.

E falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. Disse pois: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas. 2 Samuel 22:1-3.

Percebe-se, pelas palavras de Davi, duplamente registradas na Bíblia, a estreita ligação que existe entre o Criador e a criatura. Deus fez o ser humano semelhante a Ele, mas não igual. Deus deu ao homem uma parte de seu poder, numa dosagem suficiente para que pudesse fazer o que precisaria ser feito para atender às suas necessidades cotidianas de sobrevivência. O que Deus fez nesse sentido é semelhante ao que o Estado faz com seus agentes, concedendo-lhes poder, nem mais e nem menos, mas apenas o suficiente para que cada um possa executar as suas missões. O homem recebeu um pouco de cada atributo divino, quando Deus o criou.

Deus é o Criador, o Senhor de toda a criação, o dono de tudo. Mas Ele também é um Pai amoroso que cuida de seus filhos, protegendo-os como a galinha protege os seus pintinhos, livrando-os de todos os perigos e provendo os meios para a sua subsistência.

Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: (...) Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. Isaías 43:14,15.

Eis que todas as almas são minhas. Ezequiel 18:4.

Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Isaías 45:12.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Lucas 13:34.

Deus é o nosso Salvador amoroso, por meio de Cristo Jesus, Nosso Senhor.

Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16.

II - Quem é o Cristo?

Cristo é Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele é o Deus Filho Unigênito, executor em si mesmo, do plano divino de salvação da humanidade. Cristo é nosso amigo, nosso Senhor e Salvador. A Ele devemos dar toda a honra e toda a glória. Ele é o Verbo que nos fez, que se fez carne e habitou entre nós.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. (...) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1-4, 14.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:16,17.

Cristo Jesus é o nosso Salvador, que deu em sacrifício a sua vida, em prol da nossa salvação.

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:17,18.

E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. Marcos 8:27-29.

Ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:17.

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 5:10,11.

III - Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é Deus, como Deus Pai e Deus Filho. O nosso Deus é uno, mas se manifesta em três pessoas.O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Mal comparando, ele é como a mulher que gera a criatura; é como a galinha que choca os ovos. Ele estava no princípio da criação do mundo, pairando sobre as águas. O Espírito Santo é o novo Consolador, que veio da parte de Deus para estar para sempre conosco.Ele fica triste com as coisas erradas que fazemos quando não ouvimos a sua voz, mas Ele não nos deixa, intercedendo por nós e nos dando forças nas nossas fraquezas e tribulações.

A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Gênesis 1:2.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14:16,17.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Romanos 8:26,27.

E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30.

B - HOMEM

Falemos, também, do homem, esse ser maravilhoso criado por Deus à sua imagem e semelhança e avaliado como “muito bom”, mas que também é cheio de fraquezas e tentações, as quais, por muitas vezes, levaram-no a pecar contra o seu Criador, contra os seus próprios pares e contra a criação. Mas, que, por outro lado, alcançou graça da parte de Deus, que ao longo de sua existência, vem salvando toda a sua descendência. Falemos um pouco mais de suas fases e faces, tanto masculina quanto feminina.

I - Quem é o Homem?

O Homem é um ser criado por Deus para ser o guardião e cuidador da criação. Inicialmente, deveria lavrar e vigiar o Jardim do Éden. Mas, também deveria crescer e se multiplicar, enchendo a Terra e estendendo sobre ela o seu domínio.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:26-28.

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:8, 15.

Deus é a cabeça de Cristo, Cristo o cabeça do homem e este é a cabeça da mulher. Assim diz o apóstolo Paulo: Quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. 1 Coríntios 11:3.

Sendo a cabeça, cabe ao homem a condução de sua família: esposa e filhos, garantindo-lhes segurança, proteção, alimentação, moradia e tudo o mais que ela precisar.  Mas isso não é feito sozinho. Na formação da união conjugal, onde um homem se une à sua mulher, também se forma uma sociedade, uma parceria, uma conjugação de esforços para que a família seja bem sucedida em seus anseios, sonhos, projetos e ações.

II - Quem é a mulher?

A mulher é coroa de seu marido; é glória do homem. Diz a Bíblia que o homem que encontra uma mulher, encontra um tesouro. Ela é a bênção de Deus para o homem. Foi feita pelo Criador para estar junto do homem, para que ele não estivesse só.

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido. Provérbios 12:4.

Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem. 1 Coríntios 11:7.

O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor. Provérbios 18:22.

O seu valor muito excede o de finas joias. Provérbios 31:10.

A mulher deve ser tratada como sendo a parte mais frágil da relação conjugal. Não que a mulher não seja forte, mas porque, fisicamente, o homem tem mais massa; é mais corpulento. Dessa forma, cabe-lhe os trabalhos que exigem mais força física. Se é para pegar uma coisa pesada, fazer força ou realizar um serviço mais grosseiro, que isso seja feito pelo homem, o qual, biologicamente, foi talhado para esses propósitos. Já a mulher, que faça os trabalhos mais delicados, mas que faça. Nenhum dos dois foi criado apenas para se escorar no outro.

Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. 1 Pedro 3:7.

Sabendo quem é quem na criação, fica mais fácil nos colocarmos em nosso lugar. Sabemos que, na parte humana da criação, sempre houve uma forte tendência de cada parte querer sempre ocupar o lugar do outro e negligenciar a sua parte. Mas, desejando ter uma relação saudável, devemos envidar nossos esforços para sermos, antes de tudo, aquilo para o que viemos: se homem, homem; se mulher, mulher.

É certo que, quando o relacionamento se rompe, por alguma razão, a parte que fica só será sempre sobrecarregada com um fardo extra. No entanto, nada impede que a parte saia de sua viuvez e contraia novas núpcias.

E então é isso. Esperamos ter contribuído para melhor esclarecer sobre o papel de cada um na criação de Deus. E, assim, que cada um de nós se esforce para ser, de verdade, o que deve ser. Amém!