EVANGELHO NO LAR – VENHA O VOSSO REINO

 

Começo o Evangelho de hoje com uma oração, rogando a Deus por uma luz. E a pergunta que eu fiz foi esta: O que fazer diante de tantas maldades e injustiças como as que estão ocorrendo no mundo de hoje?

 

Oponentes ao resultado das eleições usam a bandeira brasileira, símbolo da Ordem e da Paz; e o nome de Deus para fazer justamente o que Ele mais condena: fazer mal ao próximo.  

 

Portanto não é Deus quem eles amam e, sim, ao seu Ídolo. O amam tanto que não refletem sobre suas atitudes. Querem atingir seu alvo a qualquer preço, doa a quem doer; sem discernir sobre o que realmente estão batalhando.

Impedem o ir e vir das pessoas, tiram o sossego dos outros, fazem bagunça, barulho, sujam as ruas. Impedem um pai de socorrer um filho que pode ficar cego se não for atendido.

 

Será que esses oponentes têm consciência de que querem derrubar a Democracia?  Regime em que as pessoas têm liberdade de decidir sobre suas escolhas e devem respeitar as escolhas dos outros. Será que eles não sabem que “A nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro”?

 

Diante do Evangelho, apelo para o bom senso dessas pessoas que se informem sobre como é um regime ditatorial.  Quantos  inocentes morreram, vítimas desse regime!

 

Eu faço parte da população que quer preservar a Democracia e direitos iguais para todos. Nós discordamos da Tortura, da violência; do descaso e do sofrimento  causado aos indígenas. Nós queremos a preservação das Florestas, do meio-ambiente, alimentação saudável para todos. Que o trabalho seja valorizado e que o trabalhador receba um salário justo.

 

Queremos o apoio do Governo para com a Ciência, às Artes e à Educação. Nos opomos à desigualdade social, ao armamento, ao uso da força bruta para resolver problemas. Repudiamos a tortura, a justiça feita pelas próprias mãos. Nós queremos Paz e não a Guerra.

 

Graças a Deus, apesar das ameaças, ainda estamos numa Democracia. Portanto, humildemente, apelo aos oponentes para que nossas escolhas  e o resultado das urnas sejam respeitados.

                                      Nair Lúcia de Britto

 

Agora, passo a Palavra ao Evangelho, que é verdadeiramente a palavra de Deus. E a única que vale:

 

VENHA O VOSSO REINO

(Refere-se a uma fala do Pai Nosso, oração ensinada pelo próprio Jesus.).

Capítulo XXIII - São Mateus

 

Senhor, destes aos homens leis cheias de sabedoria e que fariam a sua felicidade se as observassem. Com essas leis, fariam reinar entre eles a Paz, a Justiça; se entreajudariam em lugar de se prejudicarem como o fazem; o forte sustentaria o fraco em lugar de esmagá-lo; evitariam os males que engedram os abusos e os excessos de todos os gêneros. Todas as misérias deste mundo vêm da violação de vossas Leis; porque não há nenhuma infração que não tenha consequências fatais.

 

Destes ao animal o instinto que lhe traça o limite do necessário, e ele maquinalmente se conforma; mas, ao homem, além do instinto, destes inteligência e a razão; destes também a liberdade de observar ou infringir aquelas de vossas Leis que lhe concernem pessoalmente; quer dizer: de escolher entre o bem ou o mal, a fim de que tenha o mérito e a responsabilidade de suas ações.

 

Ninguém pode pretextar ignorância de vossas leis, porque em vossa previdência paternal, quisestes que elas fossem gravadas na consciência de cada um, sem distinção de culto nem de nações. Aqueles que as violam é porque vos desconhecem.

 

Dia virá em que, segundo a vossa promessa, todos as praticarão; então, a incredulidade terá desaparecido; todos vos reconhecerão por Soberano Senhor de todas as coisas, e o reino de vossas leis será o vosso reino na Terra.

 

Dignai-vos, Senhor, apressar o seu advento, dando aos homens a luz necessária para conduzi-los ao caminho da verdade.    

                 

 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 05/12/2022
Reeditado em 05/12/2022
Código do texto: T7665505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.