Misericórdia e amor um religare além da religiosidade.

Indignado, olhou para os que estavam ao seu redor e, profundamente entristecido com a dureza do coração deles, ordenou ao homem: “Estende a tua mão”. Ele a estendeu, e eis que sua mão fora restaurada. (Mar 3:5). Este versículo faz parte da passagem na qual Jesus cura na sinagoga.

No versículo seguinte vemos que os fariseus se aliam aos herodianos para tramar contra Jesus. Lembremos que para os fariseus da escola de Shamai que observavam rigorosamente as leis e os rituais até mesmo em detrimento a vida, os Herodianos eram tidos como impuros, pois se relacionavam constantemente com os Romanos.

E aqui vemos o que somos capazes de fazer para ferir alguém que odiamos, os citados acima se uniram a impureza para atingir a Jesus. E só para lembrar Jesus era fariseu, mas Ele era da escola de Hillel.

Mas voltemos ao estudo da atitude de Jesus, como já estudamos os fariseus do pensamento de Shamai estavam sinceramente convencidos de que Jesus estava errado por primar pelo bem-estar do ser humano, em detrimento aos eitos e preceitos religiosos.

Ou seja, eles agiam como aqueles que pensam que ser religiosos é somente ir à Igreja, ler a Bíblia, dar graças pelos alimentos em cada refeição, celebrar reuniões familiares de oração e executar todas aquelas ações que são consideradas como "religiosas", mas que os seus corações estão fechados para misericórdia.

E tornam-se cegos para o sofrimento, para dor de outrem e as vezes usam a desculpa que este está colhendo o que plantou. E jamais sacrificam um grama de seu conforto para confortar aquele que necessita. E longe do verdadeiro religare, não querem sacrificar-se pelos outros, que estão tranquilos em sua rígida ortodoxia e são surdos ao chamado dos necessitados e cegos às lágrimas do mundo.

O triste que ainda hoje somos assim., carecemos mudar com urgência

Mas Jesus nos ensinou que o verdadeiro religare vem do serviço, pois o nosso Pai trabalhou e trabalha, serviu e serve vida as vidas. Jesus ensinou que o supremo cultuar é levar o amor de Deus em amor e verdade aos humanos e as vidas que nos cercam.

Pois não há ritual de maior valor, do que o amor posto em ação. Para Jesus o mais importante de tudo na religião não era a execução correta de um ritual, até o mais mínimo detalhe, e sim a resposta espontânea ao clamor da necessidade humana.

Que cada um de nós avalie a si mesmo e mude o que precisa ser mudado. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 30/11/2022
Código do texto: T7661362
Classificação de conteúdo: seguro