Livres das paixões e egoísmos para fazer o bem.
Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. (1Pe 2:15-16). Estes versículos fazem parte da orientação que Pedro faz aos da época.
Em outro estudo estudamos o dever do Cristão enquanto cidadão, aqui estudaremos o dever do Cristão na sociedade. Aqui cabe se entender que nós somos livres, mas não para a libertinagem. Somos livres, mas somos servos do Pai em amor e verdade. E os servos do amor tem como dever semear a paz, a retidão, a fidelidade, a caridade e o amor.
Quando nos afastamos da libertinagem, nos aproximamos do Pai. Hoje em dia como antes, muitos seguem escravos de seus próprios desejos e paixões, e esta escravidão os levara a morte e morte por inteiro, morte de corpo (Soma), de alma (Psique), e morte do espírito (Pneuma).
A liberdade Cristã vai além da liberdade física pois ela habita na alma, na paz do Espírito. Podemos afirmar que a liberdade Cristã está e estará sempre condicionada pela responsabilidade Cristã. Ou seja, a responsabilidade Cristã está sempre condicionada ao amor Cristão. Pois o amor Cristão é o reflexo do amor de Deus O Pai na terra.
Cabe lembrar que ser Cristão não é ser um ser solitário, é fazer parte de um corpo que é a Igreja onde Jesus O Cristo é o cabeça, e todos nós somos membros deste vivo corpo. O Cristão não é uma unidade isolada, não é um indivíduo e nada mais, é um vivo colaborador, entre muitos na seara do amor.
E ainda mais, somente em Cristo o ser humano é libertado de seu ego egoísta, de seu desejos perniciosos e de suas paixões para que chegue a ser tão bom como deve ser. Somente em Cristo o homem é libertado de seu egoísmo e de sua avareza para chegar a ser o servidor que deve ser.
A viva liberdade se concretiza quando a pessoa toma sobre si mesma o jugo amoroso de Cristo, e quando recebe a Cristo como Rei e Senhor de seus pensamentos. E como um cidadão livre em seu coração guardará o que é bom e fará o bem para todos na sociedade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).