QUANDO DEUS NOS HUMILHA

“Ninguém gosta de ser humilhado nem de sofrer vergonha. O pecado traz humilhação e consequências vergonhosas para o culpado. Mas Deus honra os humildes, que obedecem aos seus mandamentos e fazem o bem. É melhor ser humilde que ser humilhado. Quando pecamos, devemos nos arrepender e pedir perdão. Deus honra quem se humilha e procura o perdão. Mas os arrogantes, que não se arrependem de seus pecados, serão humilhados.” Assim começa a BibliaOn (Bíblia Sagrada Online) quando nos mostra versículos de humilhação.

Tem muita informação no texto, que é quase um resumo do que é humilhação, mas, Porquê Deus permite a humilhação na vida do crente? é a nossa grande pergunta.

A HUMILHAÇÃO DE ANA

Em 1 Samuel 1 lemos a história de uma mulher humilhada por vários fatores. Havia um homem, nessa época, nos montes de Efraim, chamado Elcana. Ele tinha duas mulheres, o que naquela época e naquela cultura era permitido. Uma se chamava Ana e a outra se chamava Penina. Penina tinha filhos e Ana não tinha filhos. Naquela época também não havia igrejas como temos hoje, em todos os lugares. A dificuldade de mobilidade era grande. Elcana subia uma vez por ano a Siló, onde havia um local de sacrifícios, “A Casa do Senhor”. Elcana amava Ana, mas o Senhor a havia deixado estéril e sua rival a provocava continuamente, para irritá-la. Nos parece ainda que ano após ano, quando iam sacrificar, sua rival a provocava tanto que Ana chorava e não comia. Seu marido se preocupava com ela e lhe perguntava: “Ana, por que você está chorando. Eu não sou melhor pra você do que dez filhos?”

QUANDO DEUS NOS HUMILHA

Humilhação é uma ação em que alguém humilha, rebaixa, diminui o valor de outra pessoa, é um rebaixamento moral, uma afronta, uma diminuição. Humilhado é alguém que tem sua honra ou dignidade ofendida. É alguém que passa por uma desonra, uma vergonha.

O diabo não pode atacar Deus, pois ele é uma criatura de Deus, ele foi criado, feito por Deus. Pode a criatura ser superior a quem a criou? Não, é claro. Por isso, o diabo nos ataca. No Jardim do Éden, com o primeiro casal, o diabo conseguiu enganá-los para que eles pecassem, o que desagradaria Deus e faria com que Deus não fosse mais favorável a Adão e Eva. O pecado era como uma traição a Deus. O diabo não poderia jamais de maneira alguma atacar o homem, que estava guardado em Deus. A única maneira, percebeu o diabo, que poderia atacar o homem, era fazendo o homem ficar contra Deus, fosse do jeito que fosse. Compreendemos que devido ao pecado, que sempre tem influencia do diabo, nós somos humilhados, pelo próprio diabo. O pecado de Adão e Eva adoeceu a toda a humanidade, dando uma herança maldita, da desobediência ao homem. Quando o homem ou a mulher, está em Deus , o diabo não nos pode atacar, é proibido, Deus nos guarda. Mas quando o homem ou a mulher sai da presença de Deus, é como se ele estivesse por conta num mundo de trevas, sujeito a todo e qualquer ataque maligno. O diabo então luta para humilhar, rebaixar, diminuir, o servo de Deus, que passa pela prova, pela tentação, por um momento de descrença, de falta de fé, por duvidas. A maneira de obter vitória sobre a humilhação maligna é se arrepender e se voltar para Deus. Em Deus o diabo não nos pode mais atacar.

Mas e quando é nos dito claramente que é o Senhor quem está nos humilhando? Ana percebeu isso. 1 Samuel 1.6 é de uma dureza enorme: “E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la.” 1 Samuel 1:6

Ana era estéril, não gerava vida. Ana representa tudo aquilo que não vinga, não prospera, não funciona. Além de Ana não gerar vida, ser estéril, sem frutos, ela era constantemente lembrada desse fato. E quando iam congregar, era ainda mais acirrada a provocação quanto a isso, o que deveria a fazer duvidar de Deus e de sua providência.

Precisamos voltar no tempo e compreender que para aquela sociedade ainda com o pensamento tribal, que passou pela escravidão no Egito e agora estava se acostumando a ser uma nação soberana, numa sociedade árabe, uma mulher não ter filhos, era o ostracismo, o negacionismo; era como dizer que a mulher daquela época sem filhos, não tivesse motivos nem para existir. Era uma diminuição da pessoa, um ataque à sua honra como pessoa, como ser, era um ataque à sua fé, ao seu Deus, era uma situação vergonhosa, era uma humilhação.

E jamais acreditaríamos, se a Bíblia não o disse-se, que era Deus quem estava permitindo essa situação. O que nos dá então três informações. Primeiro Deus estava permitindo a humilhação. Segundo, Deus tinha o poder de tirar a humilhação. Terceiro, o diabo só estava humilhando por que Deus estava permitindo.

São muitas as situações que nos humilham e se Deus está por detrás de toda humilhação, então o que é que Deus requer de nós? Que planos ou metas Deus tem na minha humilhação, deve ser a nossa pergunta.

“O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.” 1 Samuel 2:7

1 Samuel fala muito claro, para que não haja alguma espécie de duvidas. Mas resta-nos algumas perguntas: Por quê Deus humilha o seu povo que é quem, claramente mais gosta de Deus, quem o segue, quem o obedece, quem quer morar com Deus na eternidade e nunca, jamais se afastar de Deus?

A HUMILHAÇÃO NA ÉPOCA DE JESUS

A Bíblia é um livro grandiloqüente, que exalta sempre o seu povo, até nos momentos em que esse mesmo povo decide duvidar. Deus nunca, jamais, desiste do seu povo. Mas lemos estupefatos, sobre esse mesmo povo, que quando chegou a hora de Cristo vir ao mundo, Israel estava passando por humilhações impressionantes. Israel estava debaixo de uma dominação romana; a sacerdócio era corrupto; a população passava por uma pobreza enorme, pela fome, pela miséria; a nação estava toda ela doente, havia doenças para todo lado; quando Jesus veio Ele mostrou que as pessoas estavam passando a humilhação de estarem possessas, sob a influência maligna.

É impressionante e causa-nos espanto, quando a pessoa que mais quer servir a Deus, é essa exata pessoa que é terrivelmente humilhada, das formas mais nítidas e horríveis possíveis. Por que o fiel é humilhado? Por que Ana foi humilhada? Por que o crente fica doente? Por que morre filho de crente? Por que o crente fica desempregado? Por que crente passa fome, nudez, perseguição? Por que Deus permite que o crente tenha sua fé abalada, arruinada, diminuída, posta à prova, ridicularizada pelo diabo, pelos demônios, por aqueles que não seguem a nossa fé? Por que afinal Ana era estéril?

Jesus veio curando, ensinando, mudando conceitos, mudando idéias, trazendo e fazendo um evangelho, boas novas. Descobrimos agora que Deus que tinha todo o poder de tirar a humilhação, dividia esse poder com o homem, o chamando de dom, presente, afirmando e ensinado que o homem poderia repreender o demônio e ele fugirá de nós, que havendo alguém doente, chame os obreiros e esses ungindo o doente com óleo e impondo as mãos, a doença será curada, que havendo alguma necessidade podemos orar, pois Deus quer ouvir e responder, como disse Paulo, que sempre haveremos de receber de Deus o sim.

DEUS QUE HUMILHA DÁ MEIOS DE SEREM RETIRADAS AS HUMILHAÇÕES

É humilhante para um pastor, ficar doente, com uma doença grave. É humilhante para um cristão que prefere pagar suas contas corretamente na data certa, não cumprir suas obrigações. É humilhante para quem é cristão praticante, não ter o que comer dentro de casa. É humilhante não ter uma roupa, um calçado, um blusa decente, uma escolaridade, algum dinheiro no bolso, qualquer um, qualquer valor. É humilhante termos a nossa fé desdenhada e posta a prova. É humilhante ser provado para ver se a minha fé é real ou não, não foi provado ainda que o é? É humilhante você ser o pregador e não ter a palavra. Humilha, morar numa casa ruim, não ter um dentista, andar a pé, por falta de dinheiro para a condução. É humilhante quando a empresa começa a ir para o vermelho, num buraco sem fundo. É humilhante ter corrupção no governo e termos governos ruins.

Humilha orar, orar e orar e Deus não responder nada. Humilha jejuar tanto por um assunto e ele nunca é resolvido, como se Deus não ligasse para o que penso, ou o que sofro. Humilha, rebaixa, dói, ver o filho doente e nada podermos fazer. É horrivelmente triste ser estéril e a vida não prosperar de forma alguma, como e uma coisa estranha nos acontecesse.

E dói, saber que Deus chama para si, a responsabilidade, de nossa humilhação.

POR QUE DEUS NOS HUMILHA?

Sempre devemos imaginar que Deus tem planos para nós, sempre. Seus pensamentos não são os nossos pensamentos.

"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.” Isaías 55:9-12

Deus nos humilha, ou permite a humilhação - pois entendemos em Jesus, que a humilhação era permissão de Deus, mas não a vontade de Deus para o seu povo - por vários motivos. Um dos motivos é servirmos de exemplo. Jó foi atacado ferozmente por demônios e ainda assim ficou firme em Deus. Davi foi perseguido por mais de quarenta anos, pelo rei Saul, mas não desistiu do seu futuro, que Deus escolhera para ele, de ser o rei de Israel. Por que crente fica doente, ou desempregado? Para aprender a orar, para sentir a dor do outro, para ter mais fé, para testar a sua fé.

DEUS RESPONDE ANA

Ana poderia resistir e se revoltar contra Deus. Ana poderia ter saído daquele casamento e pecado. Ana poderia ter feito um monte de besteiras e perdido a benção, mas Ana orou, insistiu, esperou em Deus, mesmo sem saber o que Deus poderia fazer por ela. Deus não falou o que iria fazer, até que o fez. A esterilidade de Ana foi quebrada, segundo aprendemos com Jesus, na insistência em congregar, em orar, em pedir, em continuar crendo. A esterilidade de Ana era maligna, pois ela teve como filho Samuel, um dos maiores homens que já pisou nessa terra. Samuel foi profeta, ungiu dois reis e levantou escolas de profetas, que eram também escolas para aprender a ler, em toda Israel. Numa época em que os povos ao redor viviam no analfabetismo, Samuel ensinou Israel a ler. Samuel fez a transição para a monarquia.

Por que Deus está permitindo a humilhação na sua vida? Podemos jamais saber os motivos mais profundos de Deus, mas sabemos eu mesmo eu Ele diga que é Ele quem nos humilha, Ele, Deus, nos fala que podemos orar, repreendendo a humilhação, se arrependendo dos nossos pecados, sendo mais crentes, crendo mais, orando mais, lendo a Bíblia e pela imposição de mãos dos crentes os doentes serão curados.

“Alguém de vocês está doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, estes lhe serão perdoados.” Tiago 5.14-15

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 02/11/2022
Código do texto: T7641283
Classificação de conteúdo: seguro