Aprender antes pregar ou ensinar.

O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o do alto dos telhados. (Mat 10:27). Este versículo faz parte do segundo ensinamento que cuida da conduta e do agir dos discípulos de Jesus O Cristo, e como todo Cristão deve ser um discípulo de Cristo, chega até nós de forma viva e atual.

Aqui temos um resumo perfeito da função de quem prega ou ensina. Primeiro, o mestre ou professor deve estudar sobre Jesus e seu ensinamentos para poder ensinar, o pregador deve ouvir sobre Cristo para poder pregar. E aqui cabe lembrar que devemos ensinar e pregar os ensinamentos de Cristo, obtido de uma exegese séria e viva. Jamais devemos ensinar o que nos interessa ou pregar o que está sentindo.

Todo aquele que ensina ou prega deve acompanhar a Cristo no segredo de sua presença oculta, para que nas horas mais escuras Cristo lhe faça chegar sua palavra de consolo, e na solidão lhe sussurre ao ouvido palavras de estímulo. Ninguém pode falar no nome de Cristo a menos que Cristo tenha falado a ele; ninguém pode proclamar a verdade a menos que tenha ouvido falar a verdade; porque ninguém pode falar do que não conhece.

E mais, jamais um mestre ou professor diga sei tudo, mas sim estou aprendendo ao ensinar, e jamais um pregador diga sou sábio ou tenho poder, pois sabedoria vem como empréstimo do Pai e o poder também. Pois enquanto estivermos aqui somos falhos e imperfeitos.

Pois a perfeição dos ensinamentos dentro do plano de Deus, é que, o imperfeito entregue o que é perfeito ao imperfeito, para que a soberba jamais domine os ensinamentos.

E ao entendermos que somos imperfeitos, nos autoconhecemos e valorizaremos o perfeito ensinamento do Pai. E então jamais temeremos ou nos ressentiremos do mal julgamento que um ser humano possa fazer conosco. Ou seja, quando entendemos quem somos, olhamos com temor vivo a viva perfeição do Pai.

E mais, teremos em mente que o tempo revelará tudo. E findando alguém que ouve e busca com reverência a sabedoria do Pai ensina e fala com intrepidez, porque sabe que, ouviu e aprendeu, e sempre está e estará na presença de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 27/10/2022
Código do texto: T7637019
Classificação de conteúdo: seguro