Deus não pode

Já escrevi, em outra obra escrita por mim, sobre coisas que Deus não pode fazer, como mentir. Será que Deus pode tudo realmente, ou tem coisas que Ele mesmo Lhe veda? Coisas que Deus não pode fazer ou compactuar com elas. Vejamos.

Embora o Deus criador do céu e da Terra seja o Deus Todo Poderoso, e esse Deus criador seja aquele que a partir do que os homens chamam de “Novo Testamento” foi nomeado de Jesus, o seu poder tem limites, se a ação Dele contrariar os seus atributos divinos como justiça e integridade.

Através de homens como Moisés, Deus manifestou o que os seus filhos devem obrigatoriamente cumprir para que não só Lhe agradem, como sejam justos como Ele é justo.

Assim, Ele, ao constituir a primeira nação como nação escolhida para ser povo santo, deu-lhe leis, estatutos, mandamentos, ordenanças, juízos, preceitos e outras regras.

Assim, Moisés foi um instrumento para trazer à lembrança as leis ou mandamentos que Ele já havia revelado a Noé e Abraão, além de outras regras comportamentais, como casamento, partilha, alimentos devidos e indevidos, etc.

Então Ele deu um rol de coisas que são abomináveis, as quais o povo Dele não deveria fazer ou praticar. Vejamos algumas dessas coisas:

Vou reproduzir parte do texto escrito por Moisés sobre maldições dos transgressores de determinadas leis. Não o farei integralmente devido o tamanho do texto. Mas darei a referencia para aqueles que quiserem conferir. Dt. 27:1-26

15" 'MALDITO QUEM ESCULPIR UMA IMAGEM OU FIZER UM ÍDOLO FUNDIDO, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente'.

Todo o povo dirá: 'Amém!' 16'MALDITO QUEM DESONRAR O SEU PAI OU A SUA MÃE'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 17'Maldito quem mudar o marco de divisa da propriedade do seu próximo'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 18'MALDITO QUEM FIZER O CEGO ERRAR O CAMINHO'.

Todo o povo dirá: 'Amém!' 19'MALDITO QUEM NEGAR JUSTIÇA AO ESTRANGEIRO, AO ÓRFÃO OU À VIÚVA'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 20'MALDITO QUEM SE DEITAR COM A MULHER DO SEU PAI, desonrando a cama do seu pai'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 21'MALDITO QUEM TIVER RELAÇÕES SEXUAIS COM ALGUM ANIMAL'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 22'MALDITO QUEM SE DEITAR COM A SUA IRMÃ, FILHA DO SEU PAI OU DA SUA MÃE'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 23'MALDITO QUEM SE DEITAR COM A SUA SOGRA'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 24'MALDITO QUEM MATAR SECRETAMENTE O SEU PRÓXIMO'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 25'MALDITO QUEM ACEITAR PAGAMENTO PARA MATAR UM INOCENTE'. Todo o povo dirá: 'Amém!' 26'MALDITO QUEM NÃO PUSER EM PRÁTICA AS PALAVRAS DESTA LEI'. Todo o povo dirá: 'Amém!'

Desse modo, Deus não pode abençoar quem fizer qualquer dessas coisas. E Deus não compactua com qualquer delas, pois que contraria o seu caráter santo e justo.

Por outro lado, Ele também fez promessas de bênçãos ao seu povo bem como de maldições também, se o seu povo observasse diligentemente as suas leis e mandamentos ou as negligenciasse. Isso está no texto a seguir:

1"Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje dou a vocês, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. 2Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus:

3"Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. 4Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. 5A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.

6Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. 7"O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho e por sete fugirão. 8"O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que dá a vocês. 9"O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele. 10Então todos os povos da terra verão que vocês pertencem ao Senhor e terão medo de vocês. 11O Senhor concederá grande prosperidade a vocês, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês. 12"O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações e de nenhuma tomarão emprestado.

13O Senhor fará de vocês a cabeça das nações e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje dou a vocês e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo. 14 NÃO SE DESVIEM, NEM PARA A DIREITA NEM PARA A ESQUERDA, DE QUALQUER DOS MANDAMENTOS QUE HOJE DOU A VOCÊS, PARA SEGUIR OUTROS DEUSES E PRESTAR-LHES CULTO.

As maldições vão desde o versículo 15 até o 63. Não o reproduzirei integralmente devido a sua extensão.

Entretanto, inúmeros homens que se têm como de Deus tem enganado o povo que lhe segue, dizendo que a partir da morte de Jesus e do seu sacrifício vicário, aqueles mandamentos e preceitos foram anulados, levando inúmeros também a transgredir aquilo que Deus ainda hoje exige para que o seu povo seja santo, justo e integro como Ele é.

Sugiro ainda a leitura do meu texto “Os malditos” publicados em http://www.recantodasletras.com.br ou na minha página “O Semeador” do Facebook.

Portanto, Deus não pode abençoar quem transgride aquilo que Ele falou e deu como regra de comportamento para o seu povo, mesmo que o transgressor se tenha como de fé ou ore ou faça qualquer sacrifício a Ele.

Então quem faz e promove imagens de escultura, como o círio de Nazaré, romaria de imagens, turismo religioso para Portugal, Aparecida ou Meca, está sob maldição de Deus.

Pense nisso!

São Paulo, 07/10/2022

Oli Prestes

Missionário