31 Pecado - Pecados
31) PALAVRAS DE VIDA (Nova fase – IRVINE- CA. – U.S.A.)
Pastor Serafim Isidoro.
PECADO / PECADOS
Meu Ministério de Pregação terminou. Não prego mais. Aos oitenta e sete anos de idade meu raciocínio ficou lento, a sinapse no cérebro é retardada, de modo que me fogem termos os mais simples e necessito de alguns segundos para concatenar as ideias. Mas, graças a Deus pelo “Recanto das Letras”, que a mais de dez anos foi tornado o meu púlpito. Posso escrever, raciocinando pausadamente, agora muito mais experiente da vida.
Então vamos considerar o tema: Pecado / Pecados. Estou usando o Novo Testamento Interlinear Analítico Grego de Paulo G. Gomes e Odair Olivetti – Texto Majoritário.
De Corinto, na Grécia, Paulo o Apostolo escreveu uma carta aos cristãos que viviam em Roma, dizendo-se devedor de dons a eles. A partir do capitulo cinco dessa carta o Apostolo focaliza o termo Pecado, com a maior quantidade de citações dessa palavra em toda a Nova Aliança – Novo Testamento.
Em Teologia define-se PECADO como sendo: “Transgressão da Lei Divina” – Tg. 2.9 – Rm.4.15. Em inúmeras vezes Paulo cita esse termo, fazendo dele o centro da sua exposição doutrinaria aos romanos.
Aqui Pecado, no singular, define a Lei Imposta pela Natureza desde a queda do protótipo Adão. Lei cujo peso se espalhou por toda natureza, já que esta vem da desobediência desse pai de toda raça. Somos nascidos na imagem desobediente do primeiro homem caído.
Três termos gregos Paulo emprega neste assunto:
1) Pecado – HAMARTIA / Hamartias No presente, singular.
Pecado - HÊMARTON / Hêmartesantos= No passado, plural.
2 ) Pecados (pecadores) HÊMARTOLOI = Pecados e Pecadores, no plural.
1) O Pecado citado como HAMARTIA remete-nos ao Pecado mater, ao principal que é imposto à natureza humana desde a queda de Adão. É uma Lei, uma imposição que poderemos rotular: "Lei Natural". Davi, rei de Israel cantou no Salmo cinquenta e um: “Em PECADO me concebeu minha mãe”. Referia-se à Universalidade do Pecado, da qual Paulo, séculos depois escreveria: “TODOS pecaram e destituídos estão da gloria de Deus”.
Nascemos com o estigma: “pecador” –“Hêmarton”. O ódio, as ações violentas já da criança, vem desde a queda de Adão.
2) PECADOS (pecadores) HARMATOLOI – Pecados e pecadores, no Plural, é referência ao pecado como prática, ações e pensamentos a que somos submetidos. Para o sêr natural (homem ou mulher) essas ações são corriqueiras, quiçá diárias.
Hamartoloi, somos todos.
O desenfreamento da sociedade moderna é fruto da transgressão como ação numa época em que cada vez mais o pecado se avoluma. Baniram Deus e Suas Leis, não se importando com o que é espiritual. – (Alguns dirão: “Papo de Velho”). Imaginem se o Mestre viesse ver esta sociedade. Certamente diria: “Pesado foste na balança e achado em falta” – Dn. 5.27.
O sêr humano nasce pecador, por força de Lei Natural e só pode se salvar pelo arrependimento, pela conversão ao único Salvador, Jesus que foi morto pelos nossos PECADOS, mas ressuscitou para nossa justificação. Dom gratuito de Deus, a vida eterna.
Hoje, se ouvires a Sua voz, não endureçais o vosso coração.
Citações Paulinas:
Rm. 5.12 "Por um só homem entrou o pecado - HAMARTIA - no mundo"...
Rm. 5.12 "Visto que todos pecararam - HÊMARTON ...
Rm. 5. 13 "De fato o pecado - HAMARTIA - já estava no mundo"...
Rm. 5. 13 " Mas o pecado - HAMARTIA - não é levado em conta enquanto não existe Lei"...
Rm. 5 .16 "O efeito do dom de Deus não é como o do pecado - HAMARTÊSANTOS - de um único homem"...
Rm. 5.16 "Pois o julgamento desse único pecado - HAMARTÊSANTOS - resultou em condenação".
Rm. 5.19 "Logo assim como pela desobediência de um único homem todos foram feitos pecadores - HAMARTOLOI".
Rm. 5.20 "Ora, a Lei interveio para que a transgressão aumentasse . Mas onde aumentou o pecado - HAMARTIA -
superabundou a graça de Deus".
Só Jesus.
___________________________________________
O Th. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê.
No Google peça: serafim Isidoro textos