30 ) A MORTE
30) PALAVRAS DE VIDA (Nova Fase – Irvine, C.A. – U.S.A.)
Pastor Serafim Isidoro.
A MORTE
"O que é isto, pai? o Sr. falando sobre sua morte entristece o nosso coração" . - "É isto mesmo filha; você tem razão. Nos meus 86 anos de vida, ainda estou vivo e só Deus sabe do meu dia. Vou publicar um artigo sobre a morte".
“Preciosa aos olhos do Senhor é a morte dos Seus santos” - Sl. 116.15.
Antropomorfismo, (antropo+morfê = anthropo, homem; morphê, forma) termo greco-koinê expressado pelos teólogos como sendo “Atribuição à forma humana de Deus" - (Dicionario Bukland) . Define-se como Deus tendo órgãos, ações e pensamentos humanos – Gn.3.7; Ex.32.14; Gn. 9.15.
Uma moeda tem dois lados; um avião tem duas asas, este texto bíblico tem duas interpretações. 1) Ao estudarmos a pessoa, o caráter e as ações de Deus demonstrados nas sagradas escrituras nos deparamos com um Deus que é Onipotente, pode tudo; Onipresente, está em todo lugar ao mesmo tempo; Onisciente, sabe tudo e de tudo.
É a Teoria Teológica dos ONIs.
Em virtude, Deus é misericordioso, longanimo, não quer que ninguém se perca – II Pd.3.9 e não tem prazer na morte do ímpio. O grande plano de Deus (Boulê) é a salvação, mas por causa do Livre Arbítrio este ser escolhe viver nos deleites da vida não se importando com Deus ou com o que é espiritual, sendo considerados pelo Apostolo Paulo como estando “mortos em seus delitos e pecados" - Ef. 2.1. Trocam a vida do além pela vida do aquém. Entram pela porta larga em detrimento da porta estreita. Não desejam saber nem de Deus, nem de salvação.
Paulo os define como brutos irracionais – II Tm.3.2-4 / Rm. 1.24-27, e João considera que "o mundo jaz no Maligno." A morte dos assim definidos não causa prazer a ninguém; nem a Deus nem aos homens, aos que possuem a salvação. “os ímpios serão lançados no inferno, assim como todas as gentes que se esquecem de Deus” – Sl.9.7.
Essa morte não pode ser benvinda.
2) Em segundo lugar, em nossas apreciações, a morte do JUSTO – terminologia da Antiga Aliança – é preciosa a Deus porque morrendo é que vivemos. Deus sabe que no futuro seremos incomparavelmente beneficiados, não estaremos sujeitos a tentações, dores, enfermidades ou coisas negativas e prejudiciais da presente vida. Paulo, Apostolo, caracteriza a morte como sendo o ultimo inimigo a ser vencido – I Co. 15.26 – INIMIGO no sentido da presente vida humana. É da constituição do ser humano em sua natureza rechaçar tudo o que lhe venha por fim a presente vida.
Ninguém quer, obviamente, morrer.
Estamos amarrados em um corpo que não subsistirá após a morte. O Mestre dissera que “A carne para nada aproveita”. O Apostolo comentando a PAROUSIA – vinda de Jesus - escreve que “carne e sangue não herdarão o reino de Deus”. Na carta aos Tessalonicenses ele diz que “em um abrir e fechar de olhos seremos arrebatados ao encontro com o Senhor nos ares". O corpo será transformado. Há corpo terrestre e corpo celeste – I Co.15. Os salvos ressuscitarão em corpo glorificado – Fp.3.21 – e os que estiverem vivos serão transformados.
Tendo tal esperança, nos convém viver a presente vida em santo trato e PIEDADE – eusebeia = devoção, a fim de recebermos o inteiro galardão.
Só Jesus.
-------------------------------------------------------------
O Th D., Honoris Teologia, D.D. Pastor Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:
No Google peça serafim Isidoro textos