Um nascer de novo na esperança de um mundo vindouro.

Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, desse mesmo modo é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:14-15). Aqui vemos Jesus citar o ocorrido no deserto, quando o povo murmurou pela decima primeira vez, e a praga das serpentes veio sobre eles.

Para uma pessoa comum isto pode parecer um castigo, mas na verdade era uma cura para um mal maior que é a desobediência e a ingratidão. O povo reclamava do maná, como a geração anterior o fizera, ou seja, o povo ainda tinha dentro de si as manias do Egito. E as serpentes como uma cura homeopática fazia com que a cura viesse de dentro para fora.

Aqui cabe uma curiosidade, no hebraico a palavra serpente é, nachash נחש; e a palavra usada para bronze é, nechosheth נחשת. Dentro da palavra bronze/metal, tem a palavra serpente. Ou seja, Moisés reforça a cura que deveria vir de dentro para fora, relembrando o pecado primevo da desobediência que já havia trazido tanto mal para a terra.

E aqui começamos a entender a essência do que Jesus disse em: Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3). Todo aquele que se diz cristão deve nascer de novo, ou seja, deve haver uma transformação radical do seu interior.

Todo Cristão deve atentar para o seu sentir interior e passo a passo deve buscar a mudança interior aos moldes do amor de Cristo Jesus. O mundo comum guarda rancor, raiva, desejo de vingança e o pior de todos, o sentir da indiferença com a vida alheia ou pior com todas as vidas, mas o Cristão deve agir diferente.

No deserto o Pai ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze e todo aquele em arrependimento olhasse para serpente tendo o coração voltado ao respeito pelo amor do Pai que os havia libertado da escravidão do Egito, este seria imunizado das picadas da serpente. Assim se dá com todo aquele em transformação interior olha para Cristo será curado da dor que o pecado causa na alma.

E mais todo aquele que entende o vivo amor de Cristo, e põe em ação o amor do Pai na terra. E busca caminhar em Cristo tendo em mente a viva transformação interior, jamais estará sozinho mesmo que em meio das aflições terá força para vencer. E devemos ver as dificuldades com degraus de uma escada que nos levará ao mundo vindouro.

Por isso todo Cristão deve vencer as aflições com bom ânimo tendo seu olhar para Cristo que padeceu na cruz, para que todo aquele que nele crer tenha vida e vida em abundância, mas uma vida ainda mais completa no mundo vindouro que Ele preparou para nós. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/09/2022
Código do texto: T7607922
Classificação de conteúdo: seguro