Um mundo melhor deve ter início em nosso interior.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. (Luc 10:18). Este versículo faz parte da passagem que relata o retorno dos setenta ou dos setenta e dois discípulos.
Muitos escritores e comentaristas usam esta passagem para confirmar a queda de satanás, mas aqui na realidade Jesus está alertando os discípulos para que estes tomem cuidado com o que acontece em seus interiores. Pois ao manifestarem orgulho sobre o poder que lhes foram dados sobre os espírito e demônios bem como a cura, satanás veio como um raio, em alta velocidade para acusá-los.
Mais na frente veremos Jesus alertar a Pedro sobre sua fraqueza; Simão, Simão, eis que Satanás já recebeu autorização para vos peneirar como trigo! (Luc 22:31). Quando estudamos a Bíblia livre dos eitos preceitos e preconceitos, ela sempre nos aponta para o real objetivo do ser humano, que é o autoconhecimento e a viva transformação aos moldes do amor de Cristo.
E só para lembrarmos anjos não tem livre arbítrio, cada anjo tem uma função na criação do Pai, e ele seguem cumprindo a sua função, a de satanás é de ser o nosso acusador. E cabe entendermos que o mal que há fora primeiro ele existiu dentro de nós, e nós seres humanos sim temos livre arbítrio, pois todo bem que há fora também está dentro de nós.
E nós ao fazermos o uso do livre arbítrio podemos exalar o bem, amando, cuidando e zelando do bem-estar das vidas que nos rodeiam, ou podemos exalar o mal que a vida destrói inclusive a própria vida do malvado. Pois foi isso que Jesus disse e se é encontrado em todos os originais da Bíblia: Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias. (Mat 15:19 leia também Mat 15:10-20).
Que cada um de nós se autoavalie e entenda que o que importa é o que sentimos pois será isto que o Nosso Senhor e Salvador lerá no dia do juízo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).