E o véu do templo se rasgou

O que significa o fato de o véu do templo ter se rasgado por ocasião da morte de Jesus? Acesso irrestrito a Ele ou a possibilidade de se acessar a Ele? Como isso é possível? Vejamos:

Por ocasião da morte de Jesus, algumas coisas aconteceram e que serviram como testemunho da sua divindade. Vejamos algumas que são narradas nas Sagradas Escrituras.

“E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus”. Mt. 27:51-54.

Então esses fatos serviram de testemunho de que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus, que haveria de vir a esta Terra, e que foi morto por aqueles que deveriam ser seus representantes aqui, e seus filhos também.

“Escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo”. Lc. 23:45.

No texto de Mateus não falou sobre o fato de o sol se ter escurecido, por isso nós colocamos o texto de Lucas.

Então, como vimos, houve ressurreição de santos, que já haviam morrido sabe-se a quanto tempo, houve terremoto ou tremor de terra, as pedras se fenderam, o sol se escureceu, além do véu do templo que se rasgou de alto a baixo.

No passado anterior a esses acontecimentos, o sacerdote constituído segundo as leis de Moisés e por orientação de Deus, entrava uma vez por ano no lugar santíssimo, a fim de oferecer sacrifício por todo o povo de israel. Mas ele deveria estar sem pecado, senão ele morreria nessa ocasião. O homem natural não tinha acesso a Deus.

Como vemos, o que era sombra se tornou realidade com o sacrifício de Jesus. Assim, como disse Jesus a mulher samaritana no poço de Jacó, a hora vem e já é em que os verdadeiros adoradores adoração o Pai em espírito e em verdade. Então até para adorar a Deus é preciso estar andando na sua Verdade, a Lei de Deus, e estar vivendo em Espírito, que é a Sua Palavra.

Por conseguinte, já que Jesus é o sumo sacerdote dos bens futuros, para que Ele compareça por nós diante do Pai Celeste e interceda por nós, se faz necessário que estejamos em integridade, já que Deus não justifica o ímpio. É certo que Ele é o advogado que defende a causa dos Dele, mas ele os defende do nosso arqui-inimigo, o qual os acusa noite e dia diante de Deus.

Portanto, esse conceito de que a partir do véu se ter rasgado todos tem acesso a Deus independentemente de estar santificado, cai por terra. Afinal diz o Espírito por João, que os que tem a semente de Deus não podem pecar. I Jo. 3:9. Agora, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I Jo.1:9

Guarulhos-Sp, 19/08/2022

Oli Prestes

Missionário