Solte as algemas

São inúmeros os que estão algemados ou acorrentados porque usam ou praticam coisas que não estão em conformidade com o que Deus quer ou ensina. Como algumas dessas coisas podem determinar a infelicidade dessas pessoas? É possível ser liberto por pequenas medidas de ordem pessoal? Vejamos.

Já discorremos sobre coisas do tipo no trabalho em que intitulamos “Simbologia cruel”. Mas vejo que mesmo pessoas que leram o texto ainda não entenderam o propósito de Deus para que os tais sejam livres de algemas simbólicas.

Como dissemos no texto mencionado, o reino espiritual é um reino de símbolos. Assim, muitas atitudes que até já estão exaradas por Deus nas Escrituras, ainda são ignoradas pelo povo que se tem como de Deus. São brincos, pulseiras, anéis, gargantilhas, correntes, colares, pingentes, etc.

Mas, o que tem isso a ver com liberdade e felicidade diria alguém? Tem tudo a ver. Porque Deus, que sabe todas as coisas, sabe que é assim, pois assim Ele determinou. E por isso Ele tem manifestado por seus servos profetas e apóstolos o que não se deve usar, cultuar e ter, tanto em nós como nas nossas casas.

No livro de Isaías, Deus manifesta o que sucederá com as filhas de Sião. Isaías 3:16-52.

Sião é Jerusalém, mas não obrigatoriamente a Jerusalém da palestina, senão a celeste. Embora que, em primeira mão, seja a Jerusalém dos judeus, devido ter sido parte do primeiro povo escolhido por Deus para ser o povo santo, sacerdócio real, etc.

Pedro, o apóstolo, nas suas epístolas, fala sobre como deve ser a mulher igreja, quanto ao seu comportamento no modo de se vestir. Também com relação ao uso de adornos e adereços. Veja:

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestidos”. I Pe. 3:3.

Mas não é o que vemos no meio do povo que diz povo cristão. Mesmo as esposas de pastores e até estes mesmos ostentam adereços ou anéis. Isso fazem contrariando o que Deus ensina e propõe para o seu povo. Existe uma corrente de influencer que diz que Deus quer só o coração, o que contraria frontalmente o que Ele diz por Paulo, que devemos santificar corpo, alma e espírito. Ou Pedro, que diz que devemos ser santos em todo o nosso modo de vida. Rm. 12:1; I Pe. 1:15.

Pulseiras, cordões e gargantilhas são simbologia de algemas e de modos como os escravos eram aprisionados.

Portanto, reveja os seus conceitos e preconceitos como cristão, e não se torne vítima por causa do uso de símbolos que lhe possam vincular ao reino das trevas e até lhe sujeitar ao seu príncipe.

Guarulhos- SP, 13/08/2029

Oli Prestes

Missionário