Diferença entre religião e igreja

Toda religião começa num mito, visão ou revelação, a partir do mito se cria um deus e para cultuar esse deus se cria uma religião, para formar essa religião se cria uma teologia e para explicar a teologia se cria uma doutrina. Essa doutrina, por sua vez, cria o dogma que deve ser aceito sem contestação.

Antes da escrita, o que existia eram rituais de tradições e costumes místicos, que não tinham ainda uma estrutura clerical, aos quais se pudessem chamar de religião.

O culto aos astros, mortos, deuses e ídolos, foi dando origem aos dogmas, que em conjunto com os códigos morais e de leis, iriam mais tarde, com o aparecimento da escrita, ser compilados em livros, de onde começariam surgir às organizações religiosas, pois a fé é anterior, e a religião é posterior ao livro.

Embora todos os segmentos religiosos se autodenominem de religião, segundo o nosso entendimento, religião é só aquela que tem o seu próprio deus, sua própria revelação, sua teologia, sua doutrina e seu próprio dogma.

Assim, dentro desta concepção, só podem ser consideradas como religiões, o hinduísmo de Brahma, a hebraica de Yavéh, o cristianismo de Jesus e o islamismo de Alá.

Segundo os registros históricos a religião mais antiga é o hinduísmo que se formou a partir da mística, mitológica e ampla doutrina védica existente há mais de quatro mil anos a.C.

Trazido pelos árias, ou povos do norte, que invadiram a Índia por volta do século XIX a.C. o vedismo se difundiu rapidamente pelas terras orientais com o nome de hinduísmo.

Curiosamente o vedismo já fazia referência à ressurreição ou reencarnação, céu, inferno, diabo, salvação, Adão, dilúvio, Noé, trindade divina, magia, oráculos e a vinda de um salvador, o que nos leva a entender que as demais religiões têm suas raízes no veda-hinduísmo.

Na Ásia o hinduísmo deu origem ao bramanismo, budismo, hare-krishna e outras. Na Babilônia, Pérsia e Assíria originou o zoroastrismo cujos postulados teriam influenciado tanto a religião hebraica quanto o cristianismo e o islamismo.

No Egito e Roma a adoração do sol, oriunda do zoroastrismo, foi a crença dominante por muito tempo. Nas Américas os deuses das crenças pré-incaicas dos astecas, maias, peles vermelhas e povos indígenas da Amazônia também apresentam forte influência do misticismo egípcio.

A religião hebraica tem inicio nas terras da Palestina com a chegada do patriarca Abraão que veio de Ur na Caldeia. Os descendentes de Abraão, que era seguidor do zoroastrismo, assimilaram parte das crenças babilônicas, egípcias e cananeias e juntamente com resquícios zoroástriscos, herdados do patriarca, formaram a tanakh seu livro sagrado.

O cristianismo começa a se formar com os cristãos primitivos chamados de gnósticos e posteriormente com as pregações do apóstolo Paulo a partir do ano 100 da era cristã. Com base nos Evangelhos de São Lucas, Marcos, Mateus e João outros arautos como Orígenes, Arius, Santo Agostinho, Clemente e São Jerônimo consolidaram a religião cristã.

O Islamismo surge com Maomé por volta do ano 600 da era cristã e tem sua base nos ensinamentos do alcorão. Suas facções fundamentalistas matam e morrem em defesa da sua fé. Seus lideres religiosos denominados Aiatolás, detém tanto o poder religioso quanto o poder civil.

Péra ai, péra aí, e o budismo, católicos, evangélicos e espiritistas, como ficam? Calma, calma como dissemos só existem quatro religiões, mas como religião é maior que um agrupamento de pessoas, essas religiões vieram a dar origem a igrejas, seitas ou facções que com denominações e doutrinas diferentes tem seguidores em todo o mundo.

Dessa forma, entre outras, do Hinduísmo saíram às seitas do budismo, zoroastrismo e bramanismo. Da Hebraica saíram às seitas dos essênios, fariseus e saduceus. Do Cristianismo saíram às igrejas católica, evangélicos e a seita espiritismo. Do Islamismo saíram às seitas dos siks, xiitas e sunitas.

Assim, podemos dizer que todas as seitas que seguem o Bhagavad-gita são da religião hinduísta. As que se orientam pela Tanakh pertencem à religião hebraica. As que seguem o Novo Testamento pertencem à religião cristã e as que se pautam pelo Alcorão são da religião islâmica.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 12/08/2022
Código do texto: T7580889
Classificação de conteúdo: seguro