AS MISSÕES DE PAULO

O “IDE” DE JESUS

15 E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

Marcos 16:15-18

INTRODUÇÃO

O que são missões? O conceito de missões é cumprir o “IDE” localizado em Marcos 16:15, que nós lemos. Jesus no IDE nos direcionou a ir pelo mundo todo.

1 - O crente deve ganhar o mundo. O crente deve andar pelo mundo. O crente deve conhecer novos lugares. O crente deve conhecer novas pessoas, novas culturas. A igreja tem que andar. A igreja que é o crente deve ir pelo mundo. A igreja deve sair das quatro paredes. A igreja tem que cumprir o IDE.

2 – Vão pelo mundo, pra quê? Para pregar o evangelho a todo mundo. A missão da igreja é pregar o evangelho. A missão da igreja não é cantar hinos para as pessoas. A missão não é fazer cultos de louvorzão, mas pregar a palavra. A missão é ensinar a palavra. A missão da igreja é ir para falar. A igreja foi chamada, levantada, escolhida, para pregar.

3 – A igreja deve ir pelo mundo para pregar, mas pregar o quê? O evangelho. A Bíblia. A Palavra. A igreja não foi chamada para pregar testemunho pessoal, mas a Bíblia. A igreja deve pregar o texto bíblico. A igreja não foi chamada para pregar o que passa na TV, mas a Bíblia. Devemos ir pelo mundo, fazendo missões, cumprindo o IDE pregando o evangelho de forma expositiva, que é ler o texto bíblico, falar do texto bíblico e ensinar o texto bíblico, sem sair do texto bíblico.

4 – Preguem para todos, quer ouçam ou deixem de ouvir. Preguem para todos. Quem crer e for batizado será salvo. Devemos pregar de forma que as pessoas nos compreendam e sejam convencidas que o que estamos lhes dando é bom. O evangelho é bom. Estamos anunciando algo bom. Quem crer e quem batizar, será salvo. Por que batizar? Para confirmar que a pessoa entendeu e agora quer ser igreja.

5 – Fazer missões é esperar sinais. Em missões manifestam-se dons e sinais. Por exemplo, expulsarão demônios, falarão novas línguas, vão por as mãos sobre os doentes e estes ficarão curados. Deus promete cura. Deus quer curar sempre.

6 – O que significa que “se pegar em serpentes e beber algo mortal não lhes fará mal”? Devemos entender que não devemos tentar a Deus. Algumas seitas americanas usam cobras nos seus cultos, nós não devemos fazer isso. Nos dias de Cristo poderia ser que enquanto alguém pregava, poderia ser mordido por uma serpente, ou alguém lhe dar algum veneno, mas pela fé em Jesus essa pessoa ficaria curada. Na época as casas eram próximas à floresta, ao mato, daí poderia alguma cobra aparecer. Também haviam muitos inimigos, que queriam ver a igreja acabar, por isso do veneno. Jesus previu o que iriam tentar fazer com a igreja da época, mas pela fé, o veneno sai do corpo de quem estava pregando o evangelho. Nenhum mal lhe aconteceria enquanto ele estivesse fazendo a obra.

Em Atos nós vemos o apostolo Paulo fazendo quatro viagens missionárias e podemos tirar ensinamentos importantes dessas viagens.

PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA – durou mais ou menos 2 anos

A primeira viagem missionária demorou 2 anos e nela Paulo junto com Barnabé fundaram igrejas e levantaram obreiros, em Antioquia da psidia, icônio, listra, derbe, tarso, perge, Antioquia, salamina, Chipre e pafos Nós ouvimos muito falar em fundar ou levantar uma igreja mas o que é realmente fundar uma igreja?

Qual é o tema da Primeira Viagem Missionária de Paulo: Paulo fundava igrejas e levantava obreiros

Fundar uma igreja é convencer uma comunidade a se reunir. Por exemplo: Alugar um salão e ali fazer cultos e o povo vai chegando ouvindo a musica, ouvindo a pregação. A idéia de Atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo é a de que Jesus Cristo quis fundar na terra uma obra estável, duradoura, fixa, firme.

Paulo e Barnabé também levantavam obreiros para cuidar dessas igrejas. Ele encontrava pessoas dispostas a trabalhar na obra e as capacitava para isso. Nessa época as pessoas eram chamadas do judaísmo, portanto estavam estudando o Velho Testamento a vida toda. Eles só precisavam saber quem era Cristo. A mensagem de Paulo era Cristo.

SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA - durou mais ou menos 3 anos

É preciso compreender que a cada viagem Paulo voltava ao ponto de origem: Jerusalém.

Paulo na Segunda Viagem voltou revisitando e corrigindo as situações e doutrinas das igrejas que ele fundou, e seguiu abrindo mais igrejas e levantando mais obreiros para essas igrejas. A igreja não é obra de um homem só. Todos devem saber fazer tudo. Todos devem saber fazer um culto, saber cantar, saber pregar.

Cansado de pregar aos judeus nas suas sinagogas e ser perseguido e mal interpretado, em Atos 18:6 Paulo decide pregar exclusivamente aos gentios. A partir de então o Evangelho alcança o mundo de vez. A estratégia de Paulo para evangelizar era fundar igrejas e revisitar, que é administrar. Paulo fazia a obra de pastor de pastores.

TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA – durou mais ou menos 4 anos

O objetivo da terceira missão que durou 4 anos foi visitar as igrejas para confirmar e fortalecer os discípulos ( atos 18:22-23). Era necessário confirmar e fortalecer os irmãos conforme atos 18:22-23:

“Ao chegar a Cesaréia, subiu até a igreja para saudá-la, e depois desceu para Antioquia. Depois de passar algum tempo em Antioquia, Paulo partiu dali e viajou por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.”

Era necessário voltar às igrejas e fortalecer os irmãos dando- lhes palavras boas, de ânimo. Por exemplo, Josué era aquele que iria ficar na liderança no lugar de Moises. Ele tem medo e Deus o anima: “Seja forte e corajoso, não temas, sou contigo”. Não basta só levantar obreiros e largar na obra, de vez em quando tem que animar eles também. Outro exemplo: Deus chamou Jeremias que respondeu: “Não sei falar pois sou uma criança”, e Deus lhe disse: “Não diga que você é uma criança pois aonde eu te mandar você ira e dirá as minhas palavras”.

QUARTA VIAGEM MISSIONÁRIA - durou de aproximadamente 58 até o final da vida de Paulo no ano 67.

A viagem para Roma

Paulo foi levado como prisioneiro num navio que naufragou por causa do mau tempo, mas ainda sim ele evangelizou os demais presos e a tripulação do navio. Chegando na ilha de Malta Paulo fundou uma igreja e depois seguiu a viagem como prisioneiro para Roma. ( Atos cap. 27 e 28)

Paulo em Roma

Enquanto aguardava o julgamento com Nero Paulo ficou numa casa alugada (Atos 28:30-31), atendendo os irmãos, orando e pregando com toda liberdade. Ou seja, Paulo estava preso numa casa alugada com todo conforto e fez daquela casa uma igreja. Lembrando que enquanto fazia missões Paulo escreveu 13 cartas, sendo 4 pastorais.

CONCLUSÃO

Paulo tinha coração missionário. Ele sabia que o evangelho é algo tão bom que deveria ser repartido com todos. Missões significa fundar igrejas e revisitá-las , a palavra tem que convencer as pessoas, doutrinar e capacitar, além de enxergar os que tem potencial para dar continuidade a obra, cumprir o IDE é amar as pessoas e querer que elas sejam salvas e abençoadas. Nós igreja temos a palavra de salvação, Deus nos deu os dons de poder, como - dom de cura; os dons de ministério, como mestre e pastor, para auxiliar os que vão ser salvos.

MAS, ONDE COMEÇAM AS MISSÕES?

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.“ Atos 1:8

A partir da cidade onde a igreja estava, Jerusalém, o evangelho deveria ser pregado. O evangelismo é em primeiro lugar, onde você está. No seu bairro, nas redes sociais, na escola, no trabalho. O evangelho é em primeiro lugar na cidade. O evangelho é municipal. No bairro, nas ruas próximas da igreja, no bairro, nas ruas e vilas próximas. Primeiro evangelize a sua terra, o seu povo, a sua família, a sua igreja, a sua alma. "Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8.36

Olhando o mapa, notamos que Jerusalém estava dentro da Judéia. Então a Judéia serve como o Estado. Depois de evangelizar o seu bairro, suas ruas, a sua cidade, evangelize agora o seu Estado. Evangelize as cidades próximas.

Comece por Jesuralém, sua cidade, pela Judéia, seu Estado e depois vá opara outro Estado. Samaria é um outro Estado. É como se a gente comece evangelizando a nossa cidade, e dai parte para evangelizar todo o Estado de São Paulo e depois a gente parte para evangelizar, outros Estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e todos os Estados do Brasil.

Depois vamos aos confins da terra, a todos os países do mundo. As missões são em primeiro lugar regionais, depois estaduais e só depois transculturais. Primeiro o bairro, depois a cidade, o Estado, outros Estados e por fim o mundo. As missões são primeiro locais, nacionais e só depois são transculturais, em outra cultura, em outro país, em outro povo.

"Depois ele me disse: "Filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras. Você não está sendo enviado a um povo de fala obscura e de língua difícil, mas à nação de Israel; não irá a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não conseguiria entender. Certamente, se eu lhes enviasse você, eles o ouviriam." Ezequiel 3:4-6

O primeiro povo a ser conquistado em missões, é o nosso povo, o que fala a nossa língua, a nossa família. Devemos evangelizar os próximos e só depois pensar evangelizar os de longe. Se toda a igreja no mundo realizar a missão local, dificilmente vamos precisar mandar pregadores para outros países. Se a igreja de cada bairro, se a igreja de cada cidade, cada Estado, cada país, fizer a sua parte, então restará poucos lugares onde mandar missionários.

Uma coisa sabemos, é que Jesus mandou: "Ide por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura, a todas as pessoas. Quem crer e for batizado, será salvo".

Amém

Stephanie Larios

PS. Minha filha Stephanie, hoje com 15 anos pregou no dia 03/08/22 essa mensagem na igreja Batista de Vila Iorio, São Paulo, SP.

pslarios
Enviado por pslarios em 04/08/2022
Código do texto: T7574793
Classificação de conteúdo: seguro