Divagações Espirituais 2
Outra coisa que se faz compreender é o conceito de matéria e espirito, conforme podemos verificar nas obras de Allan Kardec uma não anula a outra, pelo contrário, ambas provém da mesma fonte universal, da mesma inteligência.
Entende-se matéria tudo o que constitui as coisas, a terra, os mares, as estrelas e as criaturas, ou seja, ela provém do fluido cósmico universal que dá origem a todas as coisas no universo e ela pode ser mais ou menos sutil, mais ou menos denso, de acordo com a necessidade.
Ao contrário do que se pensa, o espírito também é matéria, pois do contrario ele não seria nada e o nada simplesmente não existe...acontece que o espírito está na ordem das matérias mais sutis, ele pode se moldar de acordo com o que a mente deseja, outra coisa que podemos desmistificar é que alma e espírito são exatamente a mesma coisa, a única diferença é que chamamos de alma um espírito encarnado. Livre das amarras de um corpo físico, o espírito pode transitar livremente por onde quiser, o único obstáculo que pode e deverá superar é a própria mente, que não se desprende do espírito no além vida.
Entre várias particularidades entre espírito e matéria podemos destacar que, diferente da matéria, o espírito é dotado de inteligência, ele pode interagir com o que está ao seu redor e provocar reações e até mesmo manipular a matéria.
Um exemplo forte do que estou falando aconteceu na casa dos Fox em 1847, quando as três filhas do casal começaram a identificar pancadas vindas das paredes dos cômodos, mais tarde compreenderam que este fenômeno tinha origem inteligente pois reagia a comandos com: Uma batida para sim, duas para não, esse sistema de pancadas ficou conhecido como tiptologia.
Anos mais tarde pudemos ter a compreensão que os espíritos desencarnados podiam manipular e se manifestar em vários campos da física como Magnetismo, eletricidade, temperatura, vibração, gravidade, etc. Isso nós trás a compreensão de que os fenômenos ligados a fantasmas e aparições na verdade não tem nada de extraordinário, é tudo natural. Podemos por exemplo citar os vários registros na internet de objetos que se movem, o tão temido Poltergeist, achamos incrível e "sobrenatural" panelas e pratos sendo arremessados pelas paredes, mas isolando o perigo existente, é muito fácil de ser explicado e compreendido.
A respeito da causa destes fenômenos teríamos que estudar á fundo cada caso pois varia-se bastante. Entre os mais prováveis podemos citar a vingança, revolta, raiva e apego aos bens ou ao imóvel, mas também pode ter uma causa menos obvia como uma traquinagem, alerta, uma forma de chamar atenção (como ocorreu com as Fox).
Então, de forma resumida, podemos concluir que o espírito é matéria dotada de inteligência, os fenômenos até agora registrados atribuídos á espíritos, fantasmas e aparições são na verdade manifestações dessas inteligências, assim podemos atribuir uma causa a todas essas ocorrências, se tem uma causa logo ele pode ser compreendido e explicado.