A verdade de Deus não é relativa.
Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13). Está passagem está relacionada com o agir do Espírito Santo no guiar da igreja de Cristo.
Aqui nós vemos algumas características do Espírito Santos: Ele fala sobre a verdade de Deus. É bem certo que a verdade depende de tudo que nos rodeiam, para tribo primitiva a verdade era uma, já para nós hoje a verdade é outra. Isto nos leva a outro princípio da revelação, que é a verdade de Deus.
Deus oferta graciosamente a sua verdade e a sua sabedoria, para que possamos caminhar nesta verdade. A verdade de Deus não é um descobrimento dos homens, é um dom de Deus. E, é a viva verdade de Deus que o Espírito Santo nos entrega. A verdade de Deus não é algo que criamos mediante os processos cognitivos e mentais.
Também vemos que o Espírito Santo, nos revela as coisas de Cristo, e o seu significado para nós. A grandeza de Jesus radica em sua inesgotável graça. O interessante é que ninguém compreendeu jamais tudo o que Jesus quis dizer. Ninguém pôde desentranhar todo o sentido de seus ensinos.
Ninguém sabe o que significam para a vida e para a fé, para o indivíduo e para o mundo inteiro, para a sociedade e para o país. A revelação é um contínuo abrir do significado e o sentido de Jesus Cristo. Por isso que o Espírito Santo nos revela e revelará toda essência da verdade de Deus, até o dia do juízo.
A revelação não nos chega de nenhum livro, credo ou palavra impressa, embora os livros tenham seu papel importante no ensino Cristão. Mas a viva revelação se faz no agir e nas atitudes da pessoa viva. Quanto mais perto de Jesus vivamos, mais o conheceremos. Quanto mais nos pareçamos com Ele, mais será o que nos possa dizer.
E então o pregador o mestre ou o líder seguirá sob a revelação e o guiar do Espírito Santo. Ao submetermos ao amor de Cristo. Deus através do Espírito Santo nos revela a sua verdade. Aqui aprendemos que a verdade humana é relativa, mas a verdade de Deus é constante e única, pois se baseia no amor e no conhecimento de si mesmo.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).