SEGREDOS DE ORAÇÃO 3 quarta dimensão - Primeira parte

Quando li pela primeira vez o livro do irmão David Paul Yonggi Cho, “A Quarta Dimensão”, percebi que estava diante de “algo diferente”. Mas sendo meus primeiros passos no evangelho numa igreja sem muita visão, ao comentar o livro, alguns irmãos o criticaram, me desanimando de o ler. Talvez a maneira do pastor Cho falar é que tenha trazido animosidade ao seu livro, que é na verdade um clássico a respeito de oração. Eu sinto que incomoda algumas palavras, que vou tentar transpor para outras.

INCUBAÇÃO: UMA LEI DA FÉ

PRIMEIRO – VOCÊ DEVE TER UM OBJETIVO CLARO DO QUE DESEJA

DEUS PRODUZ SUA GRANDES OBRAS ATRAVÉS DA FÉ QUE DEU A VOCÊ – Como venho dizendo desde sempre, algumas coisas Deus vai fazer em nossas vidas à revelia, sem nos perguntar, sem segundas opiniões. Deus poderia ter nos dado outra família, em outra época, em outro país, mas nos deu essa família, nesse bairro, nesse país, nesse tempo. Entretanto, várias outras coisas só vão nos ocorrer se nós orarmos. Sem oração, muitas coisas Deus não via realizar. Deus deu uma medida de fé para cada pessoa, algumas têm mais fé, enquanto que outras têm menos. Deus fica restringido a realizar muitas coisas, pela nossa fé que não alcança.

PARA USAR A SUA FÉ, É NECESSÁRIO TER UM OBJETIVO CLARO - O pastor Cho nos conta que morando sozinho num quarto pequeno, comia no chão, dormia no chão e estudava no chão. Então lendo a Bíblia, observando a oração, pediu uma escrivaninha, uma cadeira e uma bicicleta. Os meses se passaram e Deus não respondeu. Desanimado orou reclamando e então Deus falou com ele, dizendo que existem muitas escrivaninhas, muitas cadeiras e muitos tipos de bicicleta, então ele deveria ser mais especifico na sua oração.

Esse é um dos ensinamentos que é muito criticado pela igreja, pois Deus sabe mais do que nós o que precisamos. Entretanto, na minha caminhada de fé, tenho observado que muitos irmãos são muito vagos em seus pedidos. Alguns oram “tipo”, pela paz mundial. Isso é genérico demais. Para algumas pessoas Deus precisa e quer que ela seja mais especifica a respeito do que precisa e pede. De certa maneira Deus a faz pensar no seu pedido. O que realmente importa? O que realmente eu preciso?

O PODER DA PROFECIA – O pastor Cho nos conta que ele fez então um pedido, cheio de fé e “encomendou” a Deus o seu pedido. Nessa noite foi dormir com o coração alegre e cheio de fé. Quando acordou a fé tinha ido embora e ele tinha todas as duvidas do mundo. Como ele mesmo disse, esse é o problema de muita gente. Depois de ouvir o sermão do pregador, a sua fé vai embora e ele perde a sua benção. Mas naquele dia o pastor leu: “Deus... que chama à existência coisas que não existem como se existissem.” Romanos 4:17 Ele então entendeu que deveria profetizar sobre aquilo que estava orando e Deus lhe confirmava ao coração que iria lhe dar.

Paulo falou de dores de parto (Paul Yonggy Cho nos fala de incubação). “Meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado em vós.” Gálatas 4.17

Nós oramos a Deus sobre aquilo que precisamos, ou aquilo que Deus revelou que devemos pedir e ficamos, no dizer de Paul Yonggi Cho: “incubando”, e no dizer de Paulo: “como gerando um filho”, até que aquilo aconteça. Se oramos, ficamos grávido do que oramos e no devido tempo aquilo vai se manifestar. Nenhuma oração volta para trás, muitas são abandonadas: a pessoa para de orar e não vai receber, ela desistiu - mas todas são ouvidas por Deus e a todas ele quer responder, nem que seja para direcionar a orar melhor.

Entenda que Deus é um Pai. Quando minhas filhas nasceram, nos poucos meses iniciais, que elas não sabiam se expressar, quando choravam eu e a esposa compreendíamos quando o choro era de fome, de dor, de sono, ou manha. Deus sabe o que você precisa antes de você pedir, mas ele quer que você peça. Fica claro em nossas mentes quando a gente sabe o que quer e o que se espera de Deus. Muitas pessoas, pelo menos nos seus primeiros anos de fé, precisam aprender a orar bem especifico, pois a fé delas é ainda muito jovem para orar pelo mais geral. Quando a gente fica mais velho na fé, pingo é letra, mas enquanto é novo, é necessário fazer as perguntas mais básicas possíveis. O cego Bartimeu ao se aproximar de Jesus pediu: Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim. Todo mundo entendeu que o cego queria a cura de sua cegueira. Jesus, entretanto lhe perguntou: O que você quer que eu te faça?

Dia desses a minha filha Elizabeth nos contou que por estarem recapeando as ruas entre o seu trabalho e nossa casa, o ônibus está atrasando muito e vindo cheio, sem lugar para sentar. Ela nos dividiu que orou assim: “Senhor, eu sei que daqui a pouco vou estar quentinha dentro do ônibus, e vou estar sentada, até chegar no ponto” - e agradeceu. Ela entrou no ônibus que e ficou olhando para ver quem era que iria sair para ela sentar. Ela ficou firme em sua oração e ficou olhando quem era que Deus iria tirar da cadeira para ela sentar. Foi um rapaz, que desceu logo depois que ela entrou no ônibus. Não foi automático, mas foi e ela chegou sentada até o seu ponto. É essa fé que estamos precisando usar.

Um dia uma irmã foi até o escritório do pastor Cho. Ela pediu que ele orasse por um marido para ela. Ele lhe perguntou: E quanto tempo você tem orado pelo seu futuro marido? Ela respondeu que há dez anos. E como é o marido que você pede? Ela respondeu que ai era com Deus. Ele lhe disse que esse era o problema. Ela não sabia exatamente o que queria e Deus não podia lhe dar algo tão vago. Ele pegou um pedaço de papel e caneta e lhe fez 10 perguntas e mandou ela anotar as respostas. 1 – Como quer que seja o seu marido: branco, preto ou asiático? Branco, ela disse. 2 - E qual o seu emprego? Professor. 3 - E qual deveria ser o seu lazer? Ela respondeu musical. E foi assim até o final, onde agora ela tinha uma ideia definida do marido que queria, ou como entendia que deveria ser. Oraram. O pastor lhe pediu para colocar essa lista do marido na porta de sua geladeira e todo dia orar por ela. Um ano depois estava casada com um homem exatamente igual à sua lista de oração.

Um pastor nos disse a uns dois anos atrás que estava trabalhando num emprego ruim, com salário muito baixo e longe de casa. Orando entendeu que deveria pedir um emprego próximo de casa, registrado, com um valor específico, que deveria ser o seu salário, o emprego deveria ser durante o dia e mais algumas coisas. Ele começou a orar a respeito daquilo que entendeu que Deus queria lhe dar e veio nos contar, à igreja, que estava agora num emprego exatamente igual ao que estava a meses orando. Era uma gráfica, onde ele estava registrado e foi elevado a encarregado com poucos meses, seu salário era bom, trabalhava de dia, meia hora de casa.

Muita gente quer muitas coisas, mas não sabem definir o que precisam. Eu indico orar até Deus colocar no seu coração desejos específicos a respeito do que você vai orar. Quando os desejos específicos acontecerem, você então ora até acontecer. No começo da minha fé eu tinha um caderno de oração e ficava admirado quando aquilo que orava ia acontecendo. Todo dia orava pelos pedidos específicos ali escritos e ia eliminando os respondidos. 1

Eu te desafio a orar nos seguintes termos: Vamos supor que você deseja um carro (pode ser qualquer coisa). Vá orando pela cor do carro, até que Deus lhe coloque no coração o desejo por certa cor especifica. Vá orando pelo modelo do carro, o ano, o tipo de rodas, o preço. Vá orando até que Deus vá lhe revelando tudo a respeito do carro que você deseja. Quando tiver tudo definido ore, profetize, viva, como se já fosse seu.

Eu fiz isso com meu primeiro computador. Eu fiquei grávido do primeiro computador. Simplesmente coloquei no coração que iria comprar um computador e fui orando e comecei automaticamente a agir como se já o tivesse. Na época tinham cursos de Word, Excel, Internet, conserto de micros, em revistas nas bancas de jornais, que eu comecei a comprar e a ler tudo, pois sabia que o computador iria vir, nem pensava muito nisso, de tão certo que era que eu iria ter um computador. Com alguns meses depois comprei um e acabei me tornando técnico de micros.

Nesse exato minuto estou gerando uma armário de cozinha. Deus já me revelou que vai me dar outro e já arrumei a parede onde ele vai ficar. Eu olho para aquela parede e falo comigo mesmo: Daqui a pouco vai ter um armário de cozinha ai. E já vou agradecendo: Obrigado Senhor, pelo armário de cozinha que vai ter nesse espaço. E já estou orando pelo que colocar dentro desse armário.

SEGUNDO – VOCÊ DEVE TER UM DESEJO ARDENTE DO QUE DESEJA

Muita gente ora casualmente: Deus responde minha oração. Mas enquanto não fizermos da oração a causa da nossa vida, ela não será respondida. Enquanto não estivermos com um coração que diz: Senhor, responde minha oração, ou morrerei, nada vai acontecer. Muita gente ora sem fé, sem crer, sem desejo de ser respondido, pois ele não confia suficientemente que Deus vá lhe responder. Mas quando, porém, nós sabemos que Deus pode nos responder e responder melhor do que o que pedimos, as nossas orações alcançam níveis melhores.

Provérbios 10.24 diz: “O anelo dos justos Deus o cumpre.” Salmos 37.4 diz: “Agrada-te do Senhor, ele satisfará aos desejos do teu coração.” Você deve ter um anelo (desejo) ardente (queimando) por um alvo e deve continuar vendo esse alvo cumprido. É preciso que a pessoa tenha esse desejo ardente. Deus se especializa nos quentes. Se você tiver o desejo ardente, então terá resultados. Quando nossa oração for tipo: Eu quero, por quê quero o que quero, ai teremos respostas. Enquanto a gente não liga se tem aquilo ou não, ela não vem.

TERCEIRO – ADQUIRINDO A SEGURANÇA

Quando a pessoa tem uma meta bem definida e um desejo ardente no coração, desejo que chega a queimar, então ela pode pôr-se de joelhos e orar até conseguir a confirmação, vinda da parte de Deus. Fazem mais de vinte anos que digo que o difícil na oração é conseguir fazer Deus dizer sim ao seu pedido de oração. Quando ele diz sim, é questão de tempo, pois vai se concretizar o que você pede.

Quanto tempo devemos orar até termos essa confirmação em nossos corações? Isso depende muito da sua fé. Na maioria do tempo eu oro com absoluta certeza daquilo que vou receber. Eu oro baseado no que vou receber. Algumas pessoas por outro lado não tem certeza nem do que estão pedindo. Essa segurança de que vamos receber o que pedimos, pode demorar alguns minutos, algumas horas, meses e até anos. Mas quando Deus confirma que vai te dar o que você pede, você descansa em Deus. Entenda, você não para de orar, mas você confia.

UM dia me avisaram que uma pessoa chegada da família ficou muito doente e estava muito mau. Me chamaram para ir até lá. Eu orei e orei por essa pessoa, mas não queria ir até a casa dela, que era bastante longe e eu iria demorar bastante tempo para ir e voltar. Orei e orei, mas Deus só me respondeu quando eu já estava subindo no ônibus para ir até a casa dela. Eu tive tanta certeza naquela hora que o rapaz estava curado, que eu não senti mais o peso de ir a´te lá e nem de continuar a orar. A minha oração estava respondida.

As pessoas hoje em dia se atarefaram tanto, que não tem tempo para seus familiares, para si, e muito menos para Deus. Suas orações seguem o horário da agenda: “Senhor, eu tenho cinco minutos, se o Senhor puder me responder nesse tempo, seria bom”. Acredito que por pensamentos assim é que Deus se demora de propósito para muitas pessoas. Quando a pessoa adquiri a segurança, a confirmação do seu pedido, aquilo que pediu vai vir a ser seu e vai chegar nas suas mãos. Infelizmente nesse minuto muitos afrouxam a busca do que pede e diminui o nível de sua santidade. Infelizmente muitos perdem a benção, que era certeza absoluta, confirmada e assinada pelos céus. Deus já tinha dito sim, mas ela conseguiu perder a benção. A base é que a gente só baixa a guarda, quando a benção estiver na mão. Enquanto não está nas mãos, a gente continua a orar com fervor. Saiba que a carne, a velha natureza, é extremamente preguiçosa e não quer orar, não quer jejuar, não quer ler a Bíblia, não quer congregar. Orar é uma guerra, com várias batalhas, vários níveis.

Abrão era um velho de cem anos e Sarai uma velha de noventa. Ambos tinham um desejo de ter um filho. Sentiam um desejo ardente de ver esse filho e oraram durante 25 anos. Certo dia Deus lhe fez uma promessa e quando eles tiveram a segurança, a confirmação, Deus imediatamente mudou os seus nomes.

“Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações... De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara. Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos". Gênesis 17:5, 15,16

Abrão protestou: Pai, as pessoas vão zombar de mim, não tenho nenhum filho e vais trocar o meu nome para pai de muitas nações? Abraão, se deseja trabalhar comigo terá de fazer as coisas do jeito que eu faço. Eu chamo à existência coisas que antes não existiam, e se você não fala como se já tivesses o que ainda não é, não será das mesma categoria que eu.

DEUS MUDOU O CORPO DE SARA

É surpreendente que lemos que Deus mudou o nome de Sara no capítulo 17 de Gênesis e no capítulo 20, Deus tinha rejuvenescido Sara de tal forma, que Abimeleque queria pegar Sara, com 90 anos, rejuvenescida, para si, como mulher.

Continua...

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 14/07/2022
Reeditado em 17/07/2022
Código do texto: T7559743
Classificação de conteúdo: seguro