Foi odiado sem motivo, mas devolveu o amor.

Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo. (João 15:25). Este versículo faz parte do relato sobre a rejeição que o mundo fez a Jesus. Aqui o evangelista nos remete ao que diz nos salmos (Slm 35:19b e 69:4ª). O evangelho segundo João tem uma característica que o difere do outros três. Ele trata da espiritualidade agindo junto com a humanidade.

No versículo dezoito vemos Jesus dizer sobre o ódio do mundo referente a Ele, e a palavra traduzida por mundo é, kosmos (κοσμος), que entre seus significados tem o de: totalidade dos bem, riquezas, dons, prazeres e posições sociais que existem aqui na terra. Que apesar de vazios, frágeis e passageiros, provocam desejos e adoração, tornando-se obstáculos para o caminhar em Cristo.

O Cristão é um ser que vive no mundo em meio a tudo que foi citado acima, mas se mantem firme na convicção do amor de Deus. Jesus trouxe para humanidade uma viva maneira de vencermos os pecados. Mas esta linda oferta feria os ganhos dos rituais de perdão.

Pode acontecer que nós não façamos o mesmo. Mas ainda há muitos de nós que ativa ou inconscientemente caminha inimizados de Jesus, porque sua fé está naquilo que se toca e naquilo que se tem, esquecendo-se que Jesus nos ensinou que o Cristão vive para servir em amor e verdade.

Se faz bem saber que, ter bens ou riquezas não nos afasta de Jesus, mas quando começamos a fazer destas riquezas ou destes bens a razão do nosso viver, e desprezando as vidas que nos rodeiam nos inimizamos com Cristo, pois assim o faziam os ortodoxos e líderes da época.

E por fim a viva verdade é, que se Jesus o Cristo não tivesse vindo ao mundo. Simplesmente, jamais teríamos entendido o que é o pecado e nem tão pouco o que é o amor que perdoa. E não teríamos também um rico ensino de vida em amor e verdade, até poderíamos ter um compendio de ensinos filosófico.

O interessante que muitos escreveram sobre o amor e a vida, mas só Jesus experimentou o ódio do mundo na viva carne, e enfrentou este ódio com o vivo amor de forma vívida e vivida. Que cada um siga quem e o que quiser, mas este que vos escreve segue a Jesus.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/07/2022
Código do texto: T7558803
Classificação de conteúdo: seguro