SEGREDOS DE ORAÇÃO 2 tipos de oração - Parte três

No livro da irmã Valnice, ela nos fala sobre Recursos de Oração, onde aponta duas formas: Orar a Palavra e Orar no Espírito.

RECURSOS DE ORAÇÃO

ORANDO A PALAVRA – Quando oramos baseados no texto bíblico. A Bíblia é um livro de orações. Quando lemos a Bíblia invocando o que é bom, as promessas, sobre nós, o que está ali descrito, vai se manifestar e vai acontecer. Há vezes, entretanto que o Espírito clareia os versículos e começamos a orar baseado no texto bíblico, mas no Espírito. Certa vez estava lendo uma passagem bíblica sobre maldições e o Espírito me levou a orar invertendo as maldições em bênçãos. Onde havia uma maldição eu compreendia que devia orar pedindo uma benção. Se estava escrito: Deus vai arruinar, eu entendia e orava: Deus vai reconstruir, firmar, abalizar. Se estava escrito: Vou trazer pobreza, miséria, eu lia: Vou trazer riqueza, prosperidade.

ORANDO NO ESPÍRITO – É a oração que fazemos quando compreendemos o que o Espírito nos revela o que orar. Isto de forma alguma é orar em línguas, sem interpretação.

Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 1:15-19

Paulo, além de nos mostrar essa tremenda oração, nos abençoou em muitas coisas com ela.

Paulo orou pela igreja - Temos o costume de pensar, que se alguém for na nossa casa e orar por nós e der certo, que vamos precisar que a pessoa fique indo de vez em quando e orando por nós, sempre, eternamente, para que as coisas continuem a acontecer. Não é assim que funciona no Reino de Deus e uma vez orado, está orado. Uma vez respondido, a resposta fique valendo eternamente.

Sabedoria e revelação – Paulo orou pela igreja, o que fica valendo para nós e podemos contar com isso, para que o Espírito santo nos desse do seu Espírito Sabedoria e Revelação. A sabedoria divina é diferente da sabedoria do mundo. Sabedoria é grande instrução, grande erudição, grande saber. No sentido comum, a sabedoria é a qualidade que dá sensatez, prudência, moderação à pessoa, ao passo em que para a religião é o "conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas". Sabedoria do Espírito é uma sabedoria, uma capacitação, um entendimento, que não erra.

Revelação por outro lado é saber no Espírito. Revelação é saber no Reino de Deus. Por definição, a pessoa que tem revelação ela a teve no Reino, no Céu. E ela traz essa revelação do Reino, do Espiritual, do Céu, para a Terra. O Céu vê todas as coisas pela ótica divina e não a ótica humana. A revelação nos fala sobre a ótica de Deus, a vontade e desejo de Deus. Nos é revelado muitas coisas pelo Espírito, mas a base é compreendermos que o Céu , o Reino, se abre para nós e recebemos no Reino a revelação que Deus quer que se manifeste na Terra. Nos é revelado coisas que não sabemos e precisamos saber. Quando oramos com quantidade e qualidade, hora ou outra, vamos entrar no Reino e vamos receber orientações do Reino. Deus vai nos revelar se essa luta é natural ou espiritual. Deus nos revela se estamos sendo atacados por demônios, ou se há pecado em algum lugar que precisa ser entregue a Deus e a pessoa restaurada. A igreja precisa de revelações, na palavra, na oração, ao falar com outros, ao pregar, no trato, no pastoreio, nas reuniões, para saber que rumo dar à igreja, como fazer igreja, nesse ano e nos anos vindouros. Precisamos de revelação para saber como anda nossa família, nossa vida, nosso trabalho, nosso tudo.

Paulo ainda nos fala em Efésios 1 que orou para que tivéssemos o pleno conhecimento de Cristo, para que sejamos iluminados (ou tirados cada vez mais das trevas e levados à luz, pelo Espírito Santo), para que conheçamos qual é o nosso chamado, qual herança temos em Deus e qual é e como é o seu poder manifestado em nós. Precisamos compreender cada vez mais essas coisas que Paulo orou para que manifestasse em nós.

ARMAS DE ORAÇÃO

A irmã Valnice Milhomens, no seu livro “Tipos de Oração”, ainda aponta quatro itens, que chama de armas de oração.

LIGAR E DESLIGAR – “Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".Mateus 16:19 Muita coisa que nos acontece, nós como cristãos não entregamos a Deus. Precisamos orar tudo e precisamos aprender a ligar e desligar algumas coisas. O mundo não tem essa arma, o poder de ligar alguma coisa no Reino Espiritual, ou desligar alguma coisa. Jesus viu uma figueira com folhas, fora de época, quando estava com fome e achegando-0se a ela, viu que era noticia falsa. A figueira não tinha frutos. Ele então amaldiçoou a figueira. Ele “desligou” a figueira da Terra. A igreja atual usa a palavra “repreender”, como desligar, ou amaldiçoar.

Na Bíblia Versão Aplicada, Mateus 16.19 é lido como “Tudo o que proibirdes e declarardes impróprio e ilegal na terra, dever ser o que já é proibido no Céu, e tudo o que permitirdes e declarardes próprio e legal na terra, deve ser o que já é permitido o Céu.”

NO livro da Valnice ela nos dá um exemplo muito interessante. Vamos supor que num Hotel o gerente nos dê a chave de todos os quartos. Isso significa que podemos ter acesso a todos os cômodos, mas isso também significa que podemos acionar os dispositivos de segurança e fechar alguns tipos de quartos. Eu creio que muito do que Deus quer fazer em nossas vidas Ele ainda não fez por total desconhecimento nosso. A nossa ignorância não nos permite adentrar alguns “quartos”. Por outro lado há situações que precisam ser desligadas de nossas vidas, como o ataque de demônios, a pobreza, a falta de saúde. Algumas pessoas doentes não compreenderam ainda que Deus sempre quer curar todas as doenças e que a igreja tem autoridade para isso. Não precisamos que um pastor ungido, ou que uma ungida qualquer, venha orar por nós. Nós podemos orar por nós e A Bíblia nos dá garantia que Deus vai nos ouvir. Ore por você, não espere ninguém vir orar.

Tem uma querida irmã, que fazem muitos anos tem sofrido de uma doença séria. Ela já operou mais de uma vez e continua sofrendo seriamente. Além disso os remédios são caros e dão efeitos colaterais. Eu fico observando que ela tem recursos em Deus, como todos temos, e não os está usando direito. Ela deve orar e insistir em oração, até que a sua cura venha. Deus tem todo o poder, agora, de curar a irmã, mas ela precisa tomar uma posição. Se eu que sou humano entendo que ela deve tomar uma posição, quanto mais Deus.

A cura dela está liberada, mas ela não toma posse. Compreendamos que Deus vai fazer aquilo que nós não podemos fazer. Se a doença não é curada pelos médicos, então é Deus quem vai curar. Nesse caso deve-se orar. E orar até que a cura se manifeste.

Em 2019 eu peguei uma doença nos pés, que cheguei a me arrastar no chão para ir a algum lugar. Orei e jejuei sem parar, praticamente todos os sete meses dessa doença. Alguém me disse que havia um remedinho de menos de R$ 15,00 em 2019, contra psoríase, uma doença canibal, que come a carne humana e em dois dias eu estava curado. Aquela doença estava me matando. A dor era insuportável. O remédio correto custava uma mixaria. Os médicos me deram muitos remédios e eu comprei por conta uma batelada de outros e nada resolvia. E segui orando e jejuando sem parar. Um dia vi uma pessoa com marcas da doença que eu estava, nos braços e ela me falou desse remédio. Uma pomada, num tubinho pequeno. Com uma semana eu estava totalmente curado, até hoje.

Deus tem cura hoje. Você crê? Deus é Deus de já. Sua cura já está preparada, mas precisamos nos resolver em Deus, no por quê não estamos crendo. Muito da nossa falta de fé é por que fomos ensinados diferentemente do que a Bíblia nos diz. Muitos pregadores nos tiram a fé, ao invés de colocar. Leia a Bíblia, ore a Bíblia, encha-se de Bíblia, até que ela brilhe em você, dentro de você, no seu Espírito e você vai orar com fé e a sua cura vai manifestar, na hora em que você crer. A Bíblia, a palavra de Deus, quando estiver no seu espírito vai fazer milagres.

Eu tenho fé, e libero a sua cura agora. Seja curada, em nome de Jesus. Creia, Deus já fez.

O NOME DE JESUS – Por quê orar no Nome de Jesus? Sabíamos que podíamos orar a Deus, mas Jesus resignificou a oração dizendo que podíamos orar a Deus ou a ele: Jesus, no Nome Dele. Mas quem é Jesus, para podermos orar a Ele, em seu Nome? Jesus é Deus. Se Deus é o arquiteto da Criação, o Espírito é o poder e Jesus é a Palavra que liberou a Criação. Quem disse ”Haja luz”, foi Cristo. Jesus é tanto o meio de aproximação ao Pai, quanto a resistência ao inimigo. Ele nos delegou o Nome. Oramos como se fosse Ele, presente, realizando o milagre.

A PALAVRA DE DEUS – Nós lutamos a partir de uma posição. A posição é a firmeza da palavra de Deus. Nós podemos orar a palavra e pedir que ela aconteça em nossas vidas e assim será. A Bíblia é um manual, cheio de promessas para quem a invoca. O conhecimento da Palavra dá autoridade no Reino Espiritual. Deus vela sobre a Sua Palavra. Orar a palavra é orar com a resposta, pois Deus cuida em fazer o que Ele prometeu que iria fazer e Deus não pode mentir.

O SANGUE DE JESUS – Orar a partir do Sangue de Jesus, é compreender a obra feita na Cruz de Cristo. O sangue fala de nova aliança, nova natureza, que quebra o poder do pecado. Quando se diz que venceram pelo sangue, significa que vencemos a partir do que o sangue significa. Não significa orarmos assim: Aconteça pelo sangue de Cristo, não, a questão é saber o que o sangue significa. O inimigo das nossas almas vai saber discernir quando oramos pelo sangue, invocando a nova aliança, ou a nova vida. Orar pelo sangue, é orar sabendo que estamos vivendo uma nova aliança.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 10/07/2022
Reeditado em 17/07/2022
Código do texto: T7556588
Classificação de conteúdo: seguro