SEGREDOS DA ORAÇÃO 1 por que oramos e não somos respondidos?

PORQUE ORAMOS E NÃO SOMOS RESPONDIDOS?

“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." Mateus 21:22

Na maioria do tempo vivemos em crise a respeito de algo que Jesus nos disse que deveríamos fazer e se o fizéssemos seríamos respondidos por Deus em todas as questões. Falo de oração. Entretanto, nós oramos e na maioria do tempo não somos respondidos, ou entendemos que não fomos respondidos e o lógico é parar de orar.

O novo-convertido é confrontado com duas coisas, quando ele entra na igreja. A primeira é a Palavra, o ensino da Bíblia, as pregações, onde passa por uma desconstrução do mundo. A segunda coisa é a oração, que nos dizem que temos que orar. Logo o Novo-Convertido se vê velho convertido e passa por uma nova desconstrução daquilo que foi ensinado.

Nessa desconstrução ele já não é tão leigo assim e percebe já algumas coisas do Evangelho. Ele já reconhece a igreja e muitas de suas situações. Em geral começamos numa igreja onde a palavra é mais fraca, mais para novos convertidos e logicamente, quando começamos a crescer precisamos partir para uma igreja onde a palavra seja mais forte, mais bíblica, mais profunda, mais teológica e a igreja tenha menos manifestações espirituais duvidosas. Na questão da oração, pelo que temos percebido nesses trinta anos de ministério, é que as pessoas ao passar por essa segunda desconstrução, a primeira do mundo e a segunda da igreja, é que a freqüência na oração diminui, quando não a pessoa entra em descrédito total, imaginando que a oração não seja para ela. Talvez haja um dom de oração (não há, oração é prática), em algum lugar, um segredo absurdamente escondido que não compreendemos e não é para nós, só para os escolhidos, os chamados intercessores.

Aliás intercessor, ou pessoas que tem o encargo na igreja de orar pelos outros, é algo nunca imaginado por Deus. A vontade de Deus é que não haja mais intermediários entre Deus e nós. No Antigo Testamento as pessoas ao sacrificarem, o sacerdote intercedia por elas, hoje no Novo Testamento não há essa necessidade, pois podemos falar diretamente com Deus. Então o quê representa o cargo de intercessor? Ele nos acena que as pessoas não oram, é muito simples.

Algumas coisas são sérias demais para deixarmos outros resolverem por nós. Uma dessas coisas é pagar as contas. Eu não me vejo dando o meu dinheiro na mão de ninguém, para que ele decida o que devo ou não pagar, ou qual é a ordem de importância. Eu confesso que já passei muita necessidade financeira, então minhas prioridades exatamente nessa ordem são: alimentação, água, luz, aluguel, pagar outras contas. A minha filha mais velha, Elizabeth, por exemplo, se sente ainda presa à questão de pagar, mesmo com prejuízo, a quem ela deva. Prejuízo eu quero dizer, ficar sem dinheiro para a condução, ou sem dinheiro para almoçar. Se ela não tiver dinheiro para a condução, como ela vai chegar no trabalho? Se ela não se alimentar, como vai agüentar trabalhar? E se não trabalhar, como vai pagar a quem deve? Nesse caso, eu não daria o meu dinheiro par a minha filha resolver minhas finanças. Algumas coisas são muito sérias para deixar na mão de outras pessoas. Mesmo pessoas idôneas, amigas e amadas.

Dia desses estava assistindo um filme e alguém soltou uma frase atéia, mais ou menos assim: Casamento é algo muito sério para deixar para Deus decidir por nós. O filme nem religioso era e conseguiram dar uma cutucadinha em Deus. Mas eu me vi pensando nessa frase, só que eu acho que casamento é algo tão sério, que sim, eu preciso deixar nas mãos de Deus. Como encontrar a pessoa certa? Será que mesmo casando com alguém cristão praticante, sério nas questões de Deus, vá dar certo comigo? Como será o nosso futuro juntos? Vamos construir um futuro juntos, ou vamos perder tempo, nos enganando? Vê? Casamento é coisa séria. Assim como viver é para profissional.

Eu tenho questões sérias a resolver a longo prazo e outras a médio e pequeno prazo. Algumas questões são pessoais, outras são relacionadas à igreja, e outras relacionadas a família, ao trabalho e finanças. Como vou deixar outro orar pelas minhas sérias questões? Eu sou a pessoa que mais sabe no mundo, abaixo de Deus, sobre a minha vida e sobre as minhas necessidades e prioridades. O outro, nunca saberá orar por mim, do jeito que eu devo orar. Então quem deve orar por você, é você. Quem deve orar por mim, sou eu.

E ai voltamos à questão principal. A revelação bíblica, dada por ninguém menos que Jesus, o Filho de Deus, criador do mundo pela sua palavra, nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos. Mas muitas de nossas orações parecem que nunca serão respondidas. Deus parece não estar ligando para elas, ou pensamos que não sabemos orar a respeito daquilo. Voltamos então a examinar o versículo e encontramos uma cláusula negativa, que depõe contra nós: “se crermos”. Logo imaginamos errado que oramos sem crer. Eu parto do principio que se oramos é porque cremos. Mas a cláusula está lá, então há quem ore sem crer no que está orando. Penso que nesse caso a oração pode ter sido terceirizada. Numa igreja havia fila de oração ao final do culto. Algumas orações eu fazia por inspiração do Espírito Santo, outras eu perguntava o que a pessoa queria que eu orasse por ela. Nesse caso era a fé dela em ação e não a minha. Jesus agia assim muitas vezes, orando segundo a fé do outro. Ele dizia: “Seja feito conforme a sua fé”.

Muita gente trava nessa questão, em imaginar que não tem fé suficiente para orar, ou que Deus não quer que ele ore aquilo, e o Diabo sopra que Deus não se importa com nossas orações e nem conosco. Se foi Deus quem nos mandou orar, você acha mesmo que ele não se importa com suas orações. Vamos rever isso ai.

ORAÇÕES LEGITIMAS

Nós deveríamos olhar isso de outra forma. Nós que oramos, se não aconteceu, não fomos respondidos, ainda. Jamais o ensino da oração nos diz que Deus não nos quer responder, quando o assunto é legitimo.

As orações legitimas são as que comportam o ser-humano e os filhos de Deus. Por exemplo. Eu sou humano e posso e devo orar para tudo o que comporta o ser-humano. Eu gosto de usar o exemplo que aprendi, que um animal, um gato ou um cachorro, não precisam de coisas dos homens, como roupa, restaurante ou ir ao cinema, mas nós precisamos. Um animal pode comer a mesma ração durante anos e aquilo vai lhe fazer bem, é o ideal para ele, com todos os nutrientes que ele precisa. Mas nós precisamos de vez em quando comer um bolo, nada nutritivo, com muito creme, com frutas em cima, com um enfeite comestível de laço ao redor. Eu preciso ir ao cinema e assistir a um filme, ou comprar um sapato diferente de vez em quando, ou um livro novo. O ser-humano tem necessidades de lazer, como ir à praia, ou praticar esporte. Isso e outras coisas são legitimas, posso orar pro tudo o que comporta o ser-humano. Eu como cristão posso orar a Deus e pedir de vez em quando para ir a um bom restaurante, ou planejar as férias na praia ou no campo, com Deus.

Outra oração legitima é que um cristão tem necessidades que um não cristão não tem. O não crente, não precisa pedir que a palavra de hoje fale com ele, pois ele não vai à igreja, mas o crente vai. O não crente não ora pela revelação, mas o crente ora. Eu como crente tenho necessidades que o não crente não tem. São orações legitimas que não devo duvidar. No exemplo anterior não se deve duvidar quando o desempregado ora por um emprego, ou o solteiro orar pelo casamento, devemos insistir em oração e não parar de orar. No exemplo atual, o crente pode e deve orar para que sua igreja cresça, melhore e o seu ministério seja bom e reconhecido por outros. Podemos, como cristãos pedir para Deus nos dar o dom da pregação, ou da musica. Podemos pedir que Deus nos capacite com o dom de cura ou outro qualquer. Tudo isso é legitimo e não há de se duvidar. Podemos orar pela nossa alimentação, pela nossa dispensa, sem medo. Podemos orar para que haja o dinheiro do aluguel, com certeza que Deus quer responder. Podemos orar por um casamento feliz, pela conversão dos nosso filhos, sem medo. Não precisamos de confirmação de Deus para orar pedindo roupa nova, ou sapato novo, ou a ida ao cabeleireiro e no caso das mulheres, na manicure. Você tem duvidas que Deus quer te permitir ir á manicure? Tem coisas que deveríamos fazer, como a manicure, na certeza absoluta, sem nem precisar orar. Ou a mudança do filho dessa escola para outra melhor. Ou a mudança dessa casa para outra maior. Só use o que Deus já te deu, observação, inteligência, raciocínio e observe se pode dar certo aquilo. Por exemplo: A alguns anos atrás precisei mudar de casa e me falaram de uma num certo lugar. O dono iria ir até ali, para fechar comigo, lá pelas onze horas de um domingo. Eu cheguei bem antes e me sentei do outro lado da rua e fiquei olhando a casa, Uma casa grande, boa, por um preço muito barato, num lugar muito bom. Tudo bom, mas o preço era baixo demais, desconfiei de algo errado. Cheguei antes do dono e fiquei sentado do outro lado da rua e pude observar que na casa do lado, parede com parede, havia uma função no mínimo estranha. Muita gente subia e descia as escadas, na casa do vizinho. Ai observei o tipo das pessoas e notei que ali era um ponto de drogas. Estava explicado uma casa grande, boa, bonita, num local acessível, com um preço muito abaixo do padrão. Observe.

Eu aconselho aos jovens, que devem saber a procedência do namorado, ou da namorada. Quer saber quem é a pessoa? Vá até a rua dela, pergunte aos vizinhos quem é ela. Vá visitar a família, fique com eles até os conhecer e conhecer o futuro namorado ou namorada. Eu já falei nesse espaço, sobre o caso de uma jovem amiga nossa, de casa, que começou a namorar um jovem. Eu perguntei quem era o rapaz, qual era o nome dele? A menina sabia o primeiro nome e não sabia o sobrenome. Onde ele mora, é filho de quem, com o quê trabalha? Ela não sabia onde morava, quem eram seus parentes, ou se é que ele trabalhava. Eu perguntei então como é que ela o encontrou, quando ele vinha... Ela disse que todo sábado ele “aparecia”, lá pelas dez horas da noite, ficava com ela até meia noite e sumia. Era um lobisomem o rapaz. O cara “aparecia”. Eu lhe disse para ela apertar ele e levá-la até a casa dele, imediatamente. Ele separou dela na hora, depois de ficar muito agressivo e tentar bater nela. Havia algo muito errado nesse rapaz. Eu disse para ela que não era assim que se conhece um bom moço. Você não procura um futuro marido, ou uma futura esposa numa balada, numa festa com drogas, ou num local duvidoso. O futuro bom marido, ou futura boa esposa, ou está estudando agora, ou está trabalhando.

Observe o seu trabalho. O salário já foi bom. Os conflitos estão crescendo. Não te dá mais prazer ir àquele lugar. Será que já não está na hora de mudar de emprego? Os cristãos têm um problema com confirmações. Eles oram e oram e muitas vezes deixam passar a oportunidade. Um rapaz orou tanto pela confirmação da moça, que ela se cansou e partiu para o próximo. Ele nunca tinha confirmação. Ele era inseguro demais. Por exemplo. A pessoa arrumou uma casa para morar de aluguel. Vai se mudar sábado. Ela então ora: Senhor, faltam três dias para eu me mudar para aquela casa, se o Senhor tem algo contra, tem três dias para me falar. Deus não trouxe nenhum peso no seu coração, nenhuma desconfiança, então mude.

Quando a minha filha mais nova: Stephanie, teve que mudar de escola, pois mudamos de bairro, eu escolhi a melhor escola da região. Orando constantemente, Deus começou a colocar um peso em relação a menina estar naquela escola a ponto de começar a orar por ela, com seus sete anos, na melhor escola de toda a região, onde Deus me falava ao meu espírito que algo estava errado. Quanto mais orava pior ficava a ponto de começar a já estar procurando outra escola, sem nem mesmo saber porquê. Mas a resposta veio. Um pastor amigo estava se candidatando a vereador e me disse que iria trabalhar com o Conselho Tutelar da região, onde a sede era a escola onde estava a minha filha. Ai estava a resposta. Eu orei até compreender que de alguma forma o Conselho Tutelar iria me dar muito trabalho. A minha premissa é que dependendo onde você vai vão te arrumar problemas. Explico. Você vai ao médico à toa, sem problemas, por estar no seu consultório ele vai procurar alguma coisa, mesmo que não exista. Um dia passei próximo a um policial, dei boa noite, o cumprimentei por educação e ele me pediu o documento. Eu dei boa noite e o cara queria me prender. Parei de cumprimentar a policia. A sede do Conselho Tutelar tem que mostrar serviço, mesmo que nada haja. Eu não tive duvidas e mudei a minha filha imediatamente. Na família eles levaram o filho de um cunhado meu e sumiram com o bebe, que só aparece de novo quando estiver de maior. Mudei minha filha para uma das piores escolas do bairro. Ficou lá todo o primeiro ciclo escolar.

QUANDO A ORAÇÃO NÃO É LEGITIMA

A oração não é legitima quando é contrária à palavra, quando sabemos que Deus, como nosso Pai, não vai se agradar com aquilo, ou quando é duvidosa. Um irmão foi até minha casa e pediu para que eu orasse por ele, pedindo confirmação se a moça era de Deus ou não. Fiquei feliz por ele. Tem uma moça na história, é crente? É, fiel, não falta no culto. Vamos orar, me conta sobre ela. Você já falou com ela? Já lhe disse sobre o seu interesse em casar? Não, tem um probleminha que quero que você ore. (Pronto, pensei comigo, agora vem.) Qual é o problema? Ai ele me respondeu com a maior cara de pau do mundo: Ela é casada e quero que você ore para que o marido dela, que é crente também, vá embora da vida dela e ela fique comigo. Eu falei que não iria orar aquilo não. Mandei ele se converter e procurar o que fazer. Dei-lhe uma bronca e fiquei muito chateado com ele – nesse quisito, até hoje.

Existem muitas coisas que são pedidos ilegítimos, que não devemos fazer, pois estaríamos tentando a Deus. Como a menina orando e dizendo: “Se Deus quiser vou fazer a operação de sexo. Em nome de Jesus.” Uma oração dessas é tentar a Deus. Ou: Se Deus quiser aquela falcatrua na nota fiscal com aquela empresa vai dar certo e vamos ter uma melhora na família. Ou a menina que está orando para o namorado da outra passar para ela.

Quer orar certo, sem medo de não ser respondido, procure na Bíblia a promessa e ore em cima dela. Podemos pedir uma casa a Deus? Deuteronômio diz que sim. Posso pedir um salário melhor. A Bíblia está cheia de promessas de prosperidade, de saúde e de tantas outras coisas. Leia a Bíblia e ore em cima daquilo, sem medo, Deus quer te dar.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 04/07/2022
Reeditado em 17/07/2022
Código do texto: T7552180
Classificação de conteúdo: seguro