Quem estuda e aprende saberá agir e responder corretamente.
Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar? (Mar 12:14). Este versículo faz parte de uma passagem muito citada, mas pouco entendida.
Com o correr do tempo começamos a tratar de forma rasa e leviana as passagens da Bíblia, pois o que nos importa enfatizamos e o que não nos importa banalizamos. Aqui vemos que os indagadores tinham uma intenção maldosa ao questionar Jesus. Hoje ainda é assim, muitos se aproximam de nós tentando nos fazer tropeçar.
Para entendermos o perigo da resposta que Jesus podia dar, precisamos entender o contexto histórico. Herodes o Grande faleceu no ano 4 A.C.; tinha governado toda a Palestina como um rei tributário dos romanos. Tinha sido fiel aos romanos e estes confiavam nele.
Antes de morrer dividiu seu reino em três. A Herodes Antipas deu Galiléia e Peréia, atual Jordânia. A Herodes Filipe deu a região desértica do Nordeste, ao redor de Traconites e Ituréia e Abilene. A Arquelau deu o território do Sul, que incluía Judéia e Samaria. Os outros souberam governar de acordo com os eito e preceitos romano.
Mas Arquelau fracassou devido as insurreições, o resultado foi que no ano 6 D.C. os romanos tiveram que intervir e encarregar-se diretamente do governo. As coisas eram tão pouco satisfatórias que o Sul da Palestina não pôde continuar sendo um reino tributário e se converteu em uma província. Era governada por um procurador.
E aqui vemos Jesus em meio a uma armadilha, e Jesus vendo a cilada em meio a bajulação questionou: E eles lhe trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. (Mar 12:16). Aqui fica entendido, Jesus ensinou que se você está em uma nação respeite a regra dela. Mas mantenha seu coração e seu empenho voltado para o amor de Deus.
Há um tempo atras alguém me questionou sobre o dízimo e minha resposta foi: você está filiado a uma denominação que fala sobre a obrigatoriedade do dízimo, você tem o dever de dizimar, ou seja, respeite e obedeça às regras de onde você congrega.
E o que aprendemos aqui? Aprendemos que devemos sempre estudar o contexto das passagens, porque meio entendimento e meia verdade sempre será desconhecimento total e uma mentira completa. Jesus respondeu corretamente porque tinha conhecimento das leis de onde vivia, assim como ele fez na passagem da mulher adúltera (João 8:1-11). Somente o vivo estudar nos leva ao sábio conhecimento.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).