A Paróquia de São Sebastião
Consta nos anais da tradição e na
memória dos habitantes, que
A senhora Ana Vendoura Melo como precursora da vida religiosa de Presidente Dutra. Esta senhora chegou ao lugar quando era apenas o povoado Curador, adepta do catolicismo, ela financiou a construção de uma pequena capela com paredes de barro e coberta de palha no local onde atualmente se encontra a Igreja Matriz. Foi adotado como padroeiro da capela São Bento, devido existir na região muitas cobras venenosas.
O primeiro padre que veio em desobriga à essa capela foi Frei Eliodoro da paróquia de Barra do Corda. As primeiras Santas Missões foram realizadas no final da década de trinta pelos padres missionários Capuchinhos: Frei Abrão, Damião e Hortêncio. Em 1953 realizaram-se, as segundas Santas Missões. A família Sereno, muito contribuiu com o desenvolvimento do catolicismo, pois era dona Felisbela Sereno, rnatriarca da família, e sua filha, a jovem Adélia que hospedavam e auxiliavam os padres nos trabalhos sacros. Os primeiros freis a fixarem morada no lugar foram Frei Carmelo e, em seguida, Fiei Aniceto e Frei Renato, este último idealizou a construção da Igreja Matriz, enquanto Frei Aniceto arrecadou os recursos necessários para essa construção, chegando a ser preso em São Paulo sob suspeita de estar usando o nome da igreja em beneficio próprio, liberto apenas depois de ter sido comprovado que o dinheiro que ele estava arrecadando era para a construção de urna igreja numa pequena cidade do Maranhão.
Um frei por nome Simeão que na época residia em Barra do Corda, visitando a paróquia de Presidente Dutra achou a imagem do padroeiro São Bento muito desgastada e se ofereceu para ser intermediário da compra de uma nova imagem. A jovem Adélia foi incumbida de angariar fundos para a compra, adquirindo a quantia de setecentos mil reis, o equivalente ao valor da imagem, que Frei Simeão mandou pedir no Rio de Janeiro, a qual chegou a São Luís por via marítima e desta a Barra do Corda por via fluvial, sendo
de lá transportada até Presidente Dutra dentro de uma rede carregada por dois homens. Todos ficaram surpresos ao verem a imagem por dois motivos: primeiro por sua beleza e depois por ser de São Sebastião e não de São Bento, o que ocasionou a mudança de padroeiro. Sua chegada foi motivo de alegria para muita gente, sendo recebida na entrada da cidade com grande festa.
A paróquia de Presidente Dutra foi criada em 1947. A construção do templo foi iniciada em 1949, sendo inaugurada em 1955. Quem teve o privilegio de lançar a primeira pedra do alicerce foi a Sra. Maria Antonia Cardoso Xavier, que posterior¬mente foi à madrinha dos sinos balizados por Frei Renato em meados de 1956. Destaque aqui para o verdadeiro construtor da Igreja de São Sebastião , do Convento São Francisco de Assis, da Escola Paroquial São Bento aonde funcionária as Obras Sociais e depois o Colégio Presidente Dutra, o construtor e engenheiro capuchinho Frei Dionísio Guerra.
Em 1985 chegaram a Presidente Dutra Frei Emílio Santi Piro e no ano seguinte Frei Tiago Valenza, ambos italianos. Os dois são responsáveis pela Instalação do Centro Comunitário Nossa Senhora de Fátima.